n. 18 (2015): Ed. N 18 - Dezembro de 2015

					Visualizar n. 18 (2015): Ed. N 18 - Dezembro de 2015

Dezembro. 2015. Eis que se fecha outro ciclo, ou a la Caetano, ou não! O caminho segue hasta o fim, ou nos embolamos no começo?

 

Pouco importa. Certa é nossa arena de embatem reconhecendo a cultura como campo de luta, resistência, abrigo e integração. As páginas virtuais são lugar de ampliação das representações e das identidades por onde ecoam, gritam e escorrem vozes, imaginários e reflexões! Seguiremos escarancando a diversidade e batendo o pé pela comunicação como direito de todos! Queremos pintar revista, internet e UNILA de povo, desses povos tão misturados e únicos dessa América Latina. A Peabiru deu, dá e dará luz a caminhos por onde passam as lutas e reivindicações das gentes índias, negras, campesinas, e de todas colores, tão fortes e singulares; na luta por libertar os corpos e as mentes, salvaguardando os corações, cultivando um espírito integracionisya e latino-americano, tão urgente.

 

O ser "Unileiro" nos enche de orgulho e preenche as folhas da Peabiru, com suas belezas, festas, rebeldias e ousadias... Faz com que saía do armário os preconceitos tão íntimos e tão secretos desta cidade cosmopolita. É possível explicar as desconfianças senão pelo medo ancestral do outro?

 

Estigmas dos vencedores pairam também sobre a Bolívia e região andina por conta de um de seus elementos mais sagrados, a folha de coca. Relato presente no Museo da Coca, em La Paz, expõe a origem do preconceito e da guerra mundial contra a folha, amplamente usada em todo mundo.

 

Lucha Libre mexicana e seu mistério trazem à tona histórias irresistíveis... esta peculiaridade mexicana tem muito a oferecer a quem queira descobrir. E tentamos entender um pouquinho sua essência. E as almas vendidas pela exploração mineral (ela de novo) em Mariana, em Minas Gerais? Quanto Valem?

 

Viajando pelas areias peruanas, paramos nas misteriosas Pampas de Jumana. De retas a aranhas, desenhos lindos e detalhados cobrem a extensão de seu solo. Há como saber de onde vieram?

 

Quantos segredos as rodeiam? Quantos segredos nos rodeiam? Quanto de segredos e mistérios somos? Quanto valemos?

 

Des venda-te

Publicado: 2020-07-14

Edição completa