Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Os textos submetidos à revista deverão apresentar as seguintes características:

A)   Características gerais:

São aceitos trabalhos escritos em Português ou Espanhol com título no idioma original seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), quais sejam, NBR 10520, NBR 6022, NBR 6023, NBR 6024, NBR 6027, NBR 6028. Os textos devem ser preparados em Word ou equivalente. Deverão ser respeitadas as margens de 3 cm superior/inferior e esquerda/direita em folha de papel de tamanho A4. O espaçamento entrelinhas deverá ser de 1,5, fonte Candara, corpo 12 e parágrafo justificado, iniciado com letra maiúscula e recuo de 2 cm. Os originais não deverão conter informações que permitam identificar os/as autores/as.

B)   Características Específicas:

I) Artigos Científicos e Ensaios – Os textos devem conter no mínimo 8 (oito) e no máximo 30 laudas. Os artigos devem obrigatoriamente apresentar título, resumo (300 palavras no máximo) e palavras-chave (mínimo três e máximo de cinco) em português, inglês e espanhol.

II) Resenhas – As resenhas devem conter no mínimo 6 (seis) e no máximo 12 (doze) laudas.  

III) Tradução: traduções de textos (artigos, ensaios etc.) relevantes para a área e inexistentes em língua portuguesa. Deve conter título, nome(s) do(s) autor(es) e do(s) tradutor(es). É necessário o envio de cópia digitalizada do original utilizado na tradução, bem como da autorização digitalizada (do editor e/ou do autor) para publicação. Não há limite de páginas. Deve  obrigatoriamente apresentar título, resumo (300 palavras no máximo) e palavras-chave (mínimo três e máximo de cinco) em português, inglês e espanhol.

IV) Entrevista: realizadas com autores ou profissionais com contribuição relevante para a área. Devem conter o(s) nome(s) do(s) entrevistado(s) e entrevistador (ES) e uma apresentação de no máximo uma página, visando situar o entrevistado para os leitores. É necessário o envio de concordância   do(s) entrevistado(s) com a publicação do material. Não há limite de páginas.

V) Outros (Notas de Aula, Entrevistas, Relato de Experiência etc) – As contribuições de caráter cultural ou outras contribuições acadêmicas devem conter no máximo 10 laudas.

 

A bibliografia deve ser apresentada ao final do texto, em ordem alfabética pelo último sobrenome do autor. As referências devem ser alinhadas à margem esquerda da página com espaçamento simples entre linhas e separadas entre si por espaço duplo. Seguem alguns modelos:

 - Livro

 MIGNOLO, W. La idea de América Latina: la herida colonial y la opción decolonial. Barcelona: Gedisa, 2007.

 SANTOS, B. S.; MENEZES, M. P. (orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina/CES, 2009.

 - Capítulo de livros:

 CASTRO-GÓMEZ, S. “Ciências Sociais, violência epistêmica e o problema da ‘invenção do outro’”. In: LANDER, E. (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Buenos Aires: CLACSO, 2005.

 - Revista científica:

 GROSFOGUEL, R. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. Revista Crítica de Ciências Sociais, 80: 115-147, 2008.

 

As citações de até três linhas devem estar inseridas no corpo do texto e contidas entre aspas duplas, seguida da referência [Por exemplo, (QUIJANO, 2014, p. 778)]. Citações de mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 3 cm da margem esquerda com letra menor que a do texto (Times New Roman 10), espaço simples entre linhas e sem aspas.

 

No caso de utilização de tabelas, a palavra “Tabela” deve vir na parte superior da mesma, seguida do número de ordem (em algarismos arábicos) de acordo com a ocorrência da mesma no texto e o título que explique seu conteúdo.  A fonte de onde foi extraída deve ser colocada logo abaixo da tabela. Sua localização deve ser a mais próxima do texto, ou conforme a apresentação gráfica do trabalho. A fonte deve ser menor que a do texto e o espaçamento entre linha simples.

As figuras devem ser apresentadas no formato "JPEG" de 300dpi a 400dpi.

 

Artigos/Ensaios

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.