A educação dos militares na Venezuela

Autores

  • Ana Penido UNESP
  • Elio Colmenarez
  • Lucas Scaldaferri

Resumo

O pressuposto deste artigo é que a educação dos militares é uma variável chave para promover a consolidação da democracia na América do Sul. Essa potencialidade, porém, encontra entraves no corporativismo das Forças Armadas, na proximidade com os Estados
Unidos, na carência de projeto político e de força social na área de defesa por parte das
organizações da sociedade civil, entre outros determinantes. O objetivo deste trabalho é
explorar essa ideia a partir da análise de uma experiência concreta: a formação das Forças
Armadas venezuelanas e seu processo de profissionalização, com particular atenção às
escolas militares. Metodologicamente, priorizou-se a contextualização das transformações
do treinamento militar no contexto do país, mas o texto reúne elementos históricos, normativos, doutrinários e entrevistas com militares venezuelanos; abrangendo um longo período histórico, que vai desde as guerras pela independência até os dias atuais. Conclui-se que as Forças Armadas venezuelanas estiveram envolvidas com a política geral ao longo
de sua história, e seu processo de profissionalização deu-se simultaneamente.

Referências

AGUILAR, R. F. P.; CAMARGO, J. F. E. Influencia que tuvo la Academia Militar de Venezuela en la formación del Tcnel. (Ej) Hugo Rafael Chávez Frías, Comandante de la rebelión militar del 4 de febrero de 1992. Tesis de licenciatura. Caracas: AMV, 2008.

ARCAY, J. P. Academia Militar del Ejército Libertador, cuna de la Revolución Bolivariana. 3ra

ed. Caracas: Producción editorial Jacinto Pérez Arcay, 2012.

Atlas Comparativo de Defesa na América Latina e Caribe. Edição 2016 / Marcela Donadio, Samanta Kussrow. Buenos Aires, RESDAL, 2016. Disponível em: https://www.resdal.org/assets/atlas-2016-esp-completo.pdf Acesso em: 29 jul. 2020.

BOBBIO, N. Dicionário de Política. Brasilia, Editora UNB, 2010.

BOLÍVAR, S. Independência e Unidade Latino-Americana – Escritos políticos. Traduzido pelas Brigadas Populares e Marcha Patriótica. Rio de Janeiro: Editora Consequência, 2015.

CARUSO, D. Decifrando a revolução bolivariana – luta de classes na Venezuela contemporânea. Tese de doutorado. PPG em História (UFF), 2017.

CHÁVEZ, H. Aló Presidente Teórico número 4, Todochávez, 2 jul. 2009. Disponible en: http://

todochavez.gob.ve/todochavez/6289-alo-presidente-teorico-n-4 Acesso em: 29 jul. 2020.

CHÁVEZ, H. El livro azul. Caraca: Ediciones Correo del Orinoco, 2013.

COLMENAREZ, E. La insurrección de febrero – una análisis para la lucha revolucionaria. Caracas: Ediciones La Chispa, 1989.

DAMASCENO, F. Luta operária e participação popular na Venezuela: estudo sobre a resistência dos trabalhadores – o paro petroleiro de 2002. Tese de doutorado. PPG em História (UFU), 2010.

DOMINGOS, M. Sobre o Patriotismo Castrense. In: Dossiê os militares e a política. Revista Perseu, 2019. Disponível em http://revistaperseu.fpabramo.org.br/index.php/revista-perseu/article/view/314

FERREIRA, C. Ideologia bolivariana: as apropriações do legado de Simon Bolívar em uma experiência de povo em armas na Venezuela. O caso da Guerra Federal (1858-1863). Dissertação de mestrado. PPG em História, UFRGS, 2006.

FURTADO, C. Ensaios sobre a Venezuela: subdesenvolvimento com abundância de divisas. Rio de Janeiro: Contraponto: Centro Internacional Celso Furtado, v. I, 2008.

GIANTOMASI, S. Profesionalización de las Fuerzas Armadas de Venezuela. Influencia del Plano Andrés Bello em la promoción de Simón Bolívaren la academia militar de Venezeula. 1971-1975. Dissertação de mestrado. PPG em Integração Contemporânea da América Latina (UNILA), 2019.

HARNECKER, M. Militares junto al pueblo. Rebelión, 2004. Disponível em: http://www.rebelion.org/docs/97069.pdf. Acesso em: 29 jul. 2020.

HUNTINGTON, S. O Soldado e o Estado. Rio de Janeiro, Bibliex, 1996

IRWIN, D.; FRÉDÉRIQUE, L. (Org.). Militares y sociedad en Venezuela: un manual sobre las relaciones civiles y militares. Control civil y referencias metodológicas sobre la historia inmediata. Cuando la calle arde y el aula reflexiona. Caracas: UCAB, 2003.

MAQUIAVEL, N. O Príncipe. Trad., prefácio e notas, Lívio Xavier. Rio de Janeiro: Ediouro, 2000.

MARINGONI, G. A Venezuela que se inventa: Poder, Petróleo e Intriga nos Tempos de Chávez. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2004.

MUÑOZ, A. B. Habla el Comandante. 2da. ed. Caracas: Fundación Cátedra Pio Tamayo, 1998.

NEVES, R. Cultura política e elementos de análise da política venezuelana. Brasília: FUNAG,

O’DONNELL, G.; SCHMITTER, F.; WHITEHEAD, L. (Orgs.). Transição do regime autoritário: Sul

da Europa. São Paulo: Vértice, 1988.

PIETRI, J. Historia de la rebelión popular de 1814. Caracas: EDIME, 1962.

PEDROSO, C. Entre o bolivarianismo e a adesão à hegemonia: a relação da Venezuela e Estados Unidos durante o chavismo (1999-2013). Tese de doutorado. PPG em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, Unicamp, PUC-SP), 2018.

STEPAN, A. The Breakdown of Democratic Regimes. Baltimore: Johns Hopkins University

Press, 1978.

TSÉ-TUNG, M. O livro vermelho. 2. ed. São Paulo: Martin Claret, 2002.

UGUETO, O. J. M. La Educación de las Fuerzas Armadas: una nueva perspectiva. Fuerzas Armadas de Venezuela: Órgano del Ministerio de Defensa, Caracas, n. 259, oct., nov., dic.1973.

VENEZUELA. [Constitución (1999)] Constitución de la República Bolivariana de Venezuela.

Caracas: Presidencia de la República, 2013.

VENEZUELA. Decreto N° 1.685, por el cual se declaran institutos militares universitarios los que en él se expresan, del 7 de marzo de 1974. Gaceta Oficial de la República de Venezuela 30.348, Poder Ejecutivo, Caracas, 9 mar. 1974.

VENEZUELA. Ley Orgánica de Educación (2009) Gaceta Oficial N° 5.929 Extraordinario de

fecha 15 de agosto de 2009.

VENEZUELA. Ley Orgánica de la Fuerza Armada Nacional Bolivariana (2011). Gaceta Oficial

Nº 6.020 Extraordinario del 21 de marzo de 2011 Decreto con Rango, Valor y Fuerza de Ley

Orgánica Nº 8.096 09 de marzo de 2011.

VILLA, R. Venezuela: o projeto de refundação da república. In: Revista Lua Nova, n° 49, São Paulo, 2000. P. 135-253.

Downloads

Publicado

2022-01-14

Edição

Seção

Artigos/Ensaios