O currículo moderno/colonial e a produção de silenciamentos em comunidades de tradição oral

Autores

  • Evanilson Tavares de de França Secretaria de Estado da Educação - Sergipe
  • Jackeline Rodrigues Mendes Unicamp

Resumo

Embora seja correta a afirmação de que tanto o Ratio Studiorum quanto a Didactica Magna simbolizam prescrições curriculares seminais, aportadas em percepções singulares de ensino e de aprendizagem, mas também, e principalmente, de homem e de mundo, o currículo, enquanto conceito, é uma invenção da modernidade. Noutra seara, quando pensamos em escolas localizadas em quilombos, nos quais sempre há homens e mulheres que acumularam, ao longo de suas vidas, saberes que singularizam o território, mas que não encontram assento na escola, somos forçados a reconhecer, no currículo, a produção de silenciamentos que incidem sobre esses sujeitos, que são detentores de saberes os quais, de geração a geração, produzem a vida: os tradicionalistas. E aqui reside nosso objetivo: refletir sobre as razões que levam as práticas curriculares implementadas por escolas localizadas em CRQ à imposição de silêncio das práticas culturais tradicionais que demarcam os quilombos. Este é um bom mote para pensar a Educação Escolar Quilombola.

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Publicado

2022-01-14

Edição

Seção

Artigos/Ensaios