‘Eleições’

juventude e identidade na arena política brasileira

Autores

  • Renata Peixoto de Oliveira

Palavras-chave:

Eleições, Sistema político brasileiro, Juventude, Movimento estudantil

Resumo

O presente artigo discorre sobre as mudanças políticas recentes na cultura política e no sistema político brasileiro a partir dos desdobramentos da destituição de Dilma Rousseff e da ascensão de Jair Bolsonaro. Este é o pano de fundo para os debates realizados no
documentário intitulado Eleições (2018) e que versa sobre o processo eleitoral para o grêmio estudantil de uma escola da periferia de São Paulo. A corrida eleitoral presidencial e pelo grêmio estudantil ocorrem no mesmo período e suscitam discussões sobre temas como juventude, identidade e política no Brasil contemporâneo. O texto analisa o
documentário à luz de problemáticas e trabalhos de referência sobre aspectos da política nacional, como a polarização político-ideológica e a crise da democracia.

Referências

BULGARELLI, L. Moralidades, direitas e direitos LGBTI nos anos 2010. In: SOLANO, E. O ódio como política: A reinvenção da direita no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2018.

Cineclubelatino. Cartaz de divulgação da ação de extensão. 1 fotografia, color. Disponível em: < https://portal.unila.edu.br/eventos/cineclube-cinelatino-eleicoes> Acesso em: 18 nov.2019.

DUNKDER, C. Psicologia das massas digitais e análise do sujeito democrático. In: Democracia em risco: 22 ensaios sobre o Brasil hoje. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

ELEIÇÕES. Direção: Alice Riff. Produção: Studio Riff e Paideia Filmes. Brasil: Olhar distribuição, 2018. 1 DCP (100 min)

LOUZANO, P.; MORICONI, G. Uma guinada equivocada na agenda da educação. In: Democracia em risco: 22 ensaios sobre o Brasil hoje. São Paulo: Companhia das Letras, 2019

NASCIMENTO, M.; TISO, W. Coração de estudante. Intérprete Milton Nascimento. In: Ao vivo. São Paulo: BMG/Ariola. 1983.

PINHEIRO-MACHADO, R.; SCALCO, L. Da esperança ao ódio: a juventude periférica bolsonarista. In: SOLANO, E. O ódio como política: A reinvenção da direita no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2018.

QUINALHA, R. Desafios para a comunidade e o movimento LGBT no governo Bolsonaro. In: Democracia em risco: 22 ensaios sobre o Brasil hoje. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

RIBEIRO, M. Antipetismo e conservadorismo no facebook. In: SOLANO, E. O ódio como política: A reinvenção da direita no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2018.

RIBEIRO, S. Feminismo: um longo caminho à frente. In: SOLANO, E. O ódio como política: A reinvenção da direita no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2018.

Studio Riff. Cartaz oficial. 1 fotografia, color.

VIEIRA, H. Fundamentalismo e extremismo não esgotam experiência do sarado nas religiões. In: SOLANO, E. O ódio como política: A reinvenção da direita no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2018.

TIJOUX, A. Somos Sur. Intérprete Ana Tijoux & Shadia Mansour. In: Vengo. Los Angeles: Nacional Records. 2014. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?=EKGUJXzxNqc>.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-12-10