‘Estou me guardando para quando o carnaval chegar’

tempo, trabalho, resistência e sobrevivência no agreste pernambucano

Autores

  • Mariana Rocha Malheiros

Palavras-chave:

Teoria da dependência, Estou me guardando para quando o carnaval chegar, Pernambuco, Resignação, Rebeldia

Resumo

Este trabalho propõe um diálogo com o documentário Estou me guardando para quando o carnaval chegar (2019), de Marcelo Gomes. A partir da narrativa fílmica, serão abordadas questões envolvendo as transformações do capitalismo de dependência na América Latina, a experiência da indústria na localidade, o tempo dedicado ao trabalho de seus habitantes e as experiências de rebeldia no carnaval. Na primeira parte se apresenta a perspectiva de tempo e trabalho no capitalismo de dependência latino-americano a partir da década de 1970 com a Teoria da Dependência e, posteriormente, como o carnaval pode ser sinônimo de resistência, sendo que o cenário apresentado ainda significa melhorias frente a memória de um período de pobreza, apresentando também esperança de dias melhores, ainda que custem muito tempo e trabalho.

Referências

ALVES, A. Estou me guardando para quando o carnaval chegar: trabalho e tempo. Entrevista com Marcelo Gomes, 2019. Disponível em: https://cinemaemcena.com.br/coluna/ler/2449/estou-me-guardando-para-quando-o-carnaval-chegar-trabalho-e-tempo

ANTUNES, R. Nova morfologia do trabalho. On: WOLKMER, A. et. al. Enciclopédia Latino-Americana dos Direitos Humanos. Blumenau: Edifurb, .. 586 -590, 2016.

BOTTOMORE, T. et.al. (editor). Dicionário do pensamento marxista. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

CAFÉ COM FILME. Sinopse do filme “Estou me guardando para quando o carnaval chegar”, 2019. Disponível em https://www.cafecomfilme.com.br/filmes/estou-me-guardando-para-quando-o-carnaval-chegar

CASTRO, J. Sete palmos de terra e um caixão: ensaios sobre o Nordeste, área explosiva. São Paulo: Brasiliense, 1967.

CYMBALUK, F. Mortalidade de crianças no Brasil aumentou após 15 anos de queda no índice. São Paulo, 2018. Disponível em https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2018/05/26/corte-bolsa-familia-investimento-saude-mortalidade-infantil-estudo.htm

ESTOU me guardando para quando o carnaval chegar. Direção: Marcelo Gomes. Produção: Nara Aragão, João Vieira Jr. Brasil: Vitrine Filmes, 2019. 1 DCP (85 min).

FREIRE,P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.

G1 CARUARU. São João 2019 de Caruaru: mais de três milhões de pessoas passaram pela festa; veja balanço. 05 de julho de 2019. Disponível em https://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/sao-joao/2019/noticia/2019/07/05/sao-joao-2019-de-caruaru-mais-de-3-milhoes-de-pessoas-passaram-pela-festa-veja-balanco.ghtml

HARVEY, D. O novo imperialismo. São Paulo: Loyola, 2014.

IBGE, 2019. Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pe/toritama/panorama

ROUGIER, M. Teoria da Dependência. In: WOLKMER, A. et. al. Enciclopédia Latino-Americana dos Direitos Humanos. Blumenau: Edifurb, .. 684 -686, 2016.

SAFFIOTI, H. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. São Paulo: Expressão Popular, 2013.

SANTOS, B. Se Deus fosse um ativista dos direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2014.

SILVA, G. Exploração, colonialismo e democracia na América Latina na visão de Pablo Casanova. Revista Latino-Americana de História. São Leopoldo: volume 06, número 17, .. 43 -59, jan/jul, 2017.

TRASPADINI, R. Questão agrária, imperialismo e dependência na América Latina: a trajetória do MST entre novas-velhas encruzilhadas. Tese (Doutorado em Educação: Conhecimento e Inclusão Social) Faculdade em Educação – Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte: 337. 2016.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-12-10