Estar com Makaia: povos de terreiro e ecologias das multiplicidades

Autores

  • Lânia Mara Silva Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Povos de terreiro; território tradicional; cosmopolítica afro-brasileira.

Resumo

Esse trabalho intenta compreender de que forma os povos de terreiro concebem e relacionam ecologias ancestrais entre plantas, animais, entidades, divindades, humanos e não-humanos em seu território tradicional. A partir do terreiro de umbanda Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente (CCPJO), de conversas com o zelador desta casa, Ricardo de Moura, e de experiências próprias, pode-se perceber que a concepção dessas ecologias é mais ampla, envolvendo relações múltiplas que se sobrepõem sem se excluírem. Aqui apresenta-se como as teorias de Deleuze e Guattari, bem como a teoria de José Carlos Gomes dos Anjos, podem auxiliar a apresentar como uma cosmovisão e cosmopolítica orientada por uma lógica rizomática e uma filosofia das encruzilhadas não compreendem relações entre natureza e cultura sob uma ótica dualista ou segregacionista. É, como o artigo intenta demonstrar, através da relação e do cruzamento com a noção de natureza que a umbanda se pensa, se faz, se cria e vive, tecendo ecologias sagradas que perpassam os múltiplos corpos e práticas.

Referências

ANJOS, J. C. G. dos. No território da linha cruzada: a cosmopolítica afro-brasileira. Porto Alegre: Editora da UFRGS/Fundação Cultural Palmares, 2006.

ANJOS, J. C. G. dos. A filosofia política da religiosidade afro-brasileira como patrimônio cultural africano. In: Debates do NER, Porto Alegre, ano 9, n 13, p. 77-96, jan./jun, 2008.

BENÇA. Espetáculo de teatro. Grupo Bando de Teatro Olodum, 2010. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=P0ziJx0KWRE&t=1s. Acessado em: 07 de maio, 2022.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs. Vol 1. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. São Paulo: Editora 34, 2011.

FELIX, M. R. S. A. A participação popular no contexto do Programa Alvorada: um estudo da Vila Senhor dos Passos. Monografia. Escola de Arquitetura e Urbanismo – UFMG. Belo Horizonte, 1999.

ROCHA, M. T. Comunidade Quilombola de Bom Jardim da Prata: identidade, territorialidade e relações sociais de gênero. 2010. Monografia (Bacharel em Ciências Sociais). UNIMONTES, Montes Claros, 2010.

SANCHIS, P. Religiões, religião.. Alguns problemas do sincretismo no campo religioso brasileiro. In: SANCHIS, P. (Org.). Fiéis e cidadãos: percursos de sincretismo no Brasil. Rio de Janeiro: Uerj, 2001.

STENGERS, I. Reativar o Animismo. In: Caderno de Leituras, nº 62. Edições Chão de Feira: Belo Horizonte, 2017.

Downloads

Publicado

2023-09-08