n. 22 (2018): Ed. N 22 - Junho de 2018

					Visualizar n. 22 (2018): Ed. N 22 - Junho de 2018

Nossos passos começaram lá em 2011, com a criação de um projeto de extensão que passou a ser desenvolvido na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e agora completa sete anos de existência. O objetivo inicial da Peabiru era divulgar a interculturalidade que víamos brotar cotidianamente nos corredores de uma universidade com missão internacional e integracionista, como a UNILA. Mas à medida que caminhávamos, nossos passos nos levavam à profundidade da cultura latino-americana e fronteiriça. No processo de produção da revista multimídia, colaborativa e intercultural, aprendemos muito mais sobre nossa cultura do que pretendíamos transmitir. As capas, as páginas, os editoriais ao longo dos anos são provas dessa profundidade e reconhecimento. A cultura, que inicialmente circulou na revista como manifestação e expressividade artística, em pouco tempo lançou-se a uma corrente muito mais antropológica, histórica e sociológica, firmando-se pela identidade de um povo e como um espaço de luta e estratégia para resistir.

 

A partir dos avanços das edições, também encontrávamos o lugar-comum sobre a nossa cultura latino-americana, o seu ponto de convergência: a resistência. Um saber que ilustra a capa e a contracapa desta edição, com o grafite de duas mulheres latino-americanas e com a frase “Nuestra cultura es resistencia” – trabalho este que foi trazido até nós pela artista peruana Mônica Miros, durante a nossa participação no evento Casa Tomada, na Casa das Américas, em Cuba. Essa capa ilustra o eixo de nosso processo produtivo, a colaboração, as múltiplas autorias que desenharam nosso escopo editorial a cada edição; e delas surgiram matérias, imagens, ilustrações sobre tradições, costumes, linguagens, arte, modos de vida de povos indígenas, de mulheres, de comunidades étnico-raciais diversas. Foram pessoas da Universidade, da comunidade da fronteira, do Brasil inteiro e de vários países da América Latina que ocuparam a revista como um espaço de visibilidade.

 

Em 2018, infelizmente, o projeto chega ao fim. As integrantes da equipe seguirão seus caminhos em novas jornadas, levando consigo toda a vivência e as referências proporcionadas pelos anos construindo a Peabiru. As matérias que irão encontrar aqui neste último editorial da Peabiru demonstram um pouco de tudo o que fomos e o que descobrimos em nosso deslocamento pela cultura latino-americana. E trarão um pouco de nossa participação no evento Casa Tomada, realizado em Havana, no espaço Casa das Américas.. Os textos trazem um pouco do encontro dessa equipe com a ilha Cubana e o imaginário de tantos outros jovens criadores de cultura latino-americanos que circularam por lá, junto com os ventos de setembro de 2017. Uma boa caminhada a todos e…

 

>>>> DESOLOQUEM-SE!

Publicado: 2020-07-14

Edição completa