Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Declaro que a contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro periódico.
  • Declaro que o arquivo da submissão está em formato .doc ou docx. Declaro ainda que o texto não ultrapassa o tamanho de 2MB (incluindo imagens, tabelas, etc).
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Declaro saber que sou o(a) autor(a) responsável pela submissão e que ela representa todos os autores do trabalho (caso haja mais de um autor) e, ao enviar o artigo para a revista garanto ter a permissão de todos para fazê-la.
  • Declaro estar ciente que a revisão do texto é de exclusiva responsabilidade dos autores. E, caso seja identificado problema de escrita (textual, gramatical e ortográfica) no texto submetido, concordo que os editores se reservem ao direito de devolver o artigo submetido ao(s) autor(es).
  • Declaro que as Referências, elementos obrigatórios, estão elaboradas de acordo com a NBR 6023/2002. Logo, o manuscrito submetido atende rigorosamente tais exigências.
  • Declaro que a identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção propriedades do word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista. Instruções estão disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • Declaro que será fornecido o identificador ORCID de cada um dos autores, durante o processo de submissão. O cadastro deverá ser feito no site http://orcid.org. Leia aqui informações sobre o ORCID. - No campo URL pessoal de cada autor deverá ser inserido o link para o Currículo Lattes.

  • Declaro que o texto segue as orientações expostas em Diretrizes para Autores.
  • Declaro que fiz a inserção dos demais autores(as) (caso hajam) na plataforma durante o processo de submissão do artigo. Estou ciente que após a submissão NÃO poderei mais inserir NENHUM autor ou autora no artigo. Concordo totalmente que a revista NÃO aceitará, de forma alguma, inclusões de autores após a submissão do artigo pela plataforma, ou seja, a responsabilidade em inserir os autores(as) é EXCLUSIVA do autor(a) que está submetendo o artigo para avaliação.
  • Declaro que fiz a inserção dos demais autores(as) (caso hajam) na plataforma durante o processo de submissão do artigo. Estou ciente que após a submissão NÃO poderei mais inserir NENHUM autor ou autora no artigo. Concordo totalmente que a revista NÃO aceitará, de forma alguma, inclusões de autores após a submissão do artigo pela plataforma, ou seja, a responsabilidade em inserir os autores(as) é EXCLUSIVA do autor(a) que está submetendo o artigo para avaliação.
  • Confirmo que o n´úmero total de autores presentes no artigo não ultrapassa o limite máximo permitido pela revista (04 autores).

Diretrizes para Autores

O processamento e a submissão de artigos na Revista de Investigação Tecnológica em Educação em Ciências e Matemática - RITECiMa - são gratuitos e a submissão deve ser feita exclusivamente via sistema eletrônico

A RITECiMa disponibiliza modelo de arquivo de texto (BAIXE-O CLICANDO AQUI) com todas as normas de submissão. A formatação e a estrutura dos artigos, portanto, devem seguir rigorosamente o modelo acima. Vale pontuar que, o manuscrito NÃO DEVE CONSTAR A IDENTIFICAÇÃO E VÍNCULO DOS AUTORES. A inclusão dos dados (autoria e filiação) será realizada após a avaliação e o parecer, conforme indicada na submissão. A versão final será encaminhada para os autores a fim de revisão. 

  1. No momento da submissão, pedimos que os dados (nome completo, vínculo institucional, email e ORCID) correspondam com as informações expressas no currículo Lattes.  
  2. Os textos encaminhados para avaliação devem seguir rigorosamente o modelo, conforme as regras e orientações dispostas.
  3. O trabalho deve ser encaminhado no formato de arquivo de texto (.doc, docx).
  4. Todos os textos precisam passar por revisão linguística anteriormente à submissão.
  5. O n´úmero total de autores presentes no artigo não deve ultrapassar o limite máximo permitido pela revista (04 autores).

Formatação:

a) Tamanho de folha A4, Margens inferior e superior 2,5cm, esquerda e direita 2,5cm;

b) Título: fonte Calibri, 16, negrito, centralizado, caixa normal. Não exceder 3 linhas; sem espaço antes e espaço depois de 18pt. Na sequência, sem espaço entre os títulos, adicionar o título traduzido, fonte Calibri, 14, centralizado, caixa normal. Não exceder 3 linhas; sem espaço antes e espaço depois de 18pt;

c) Resumo e abstract: mínimo de 150 e máximo de 250 palavras, Calibri, 10, justificado, espaçamento simples, seguida de indicação de até 5 palavras-chave (em português e em inglês), separadas por ponto e vírgula. Espaço entre resumo e palavras-chave de 6pt depois. As palavras resumo e palavras-chave devem ser em negrito, o mesmo para suas traduções em inglês.

Obs.: Em relação às palavras-chave e keywords:

Para as palavras-chave em Português, pesquisar no Thesauro em educação disponível em: http://pergamum.inep.gov.br/pergamum/biblioteca/pesquisa_thesauro.php?resolution2=1024_1

Para as keywords (descritores em Inglês), pesquisar no Thesauro internacional em educação disponível em: http://eric.ed.gov/?ti=all

d) Corpo do texto: Calibri, 12, justificado, espaçamento simples. Sem tabulação no início do parágrafo; 6pt depois e 0pt antes de cada parágrafo;

e) Seções em negrito e caixa normal, sem tabulação. Título de seção (tam. 14, 18pt antes e 18 pt depois, negrito e justificado), título de subseção (tam. 12, 18pt antes e 18 pt depois, negrito e justificado), título de 3º nível (tam. 12, 18pt antes e 18 pt depois, itálico e justificado);

f) Notas de rodapé: devem ser empregadas quando estritamente necessárias e numeradas sequencialmente, Fonte calibri 10, justificada, espaçamento simples;

g) Quadros, Tabelas e Figuras devem ser inseridos em seus respectivos locais no texto, títulos das Figuras devem ser inseridos imediatamente abaixo e dos Quadros e das Tabelas devem ser posicionados acima, centralizados, fonte calibri, tamanho 11. As palavras Tabela, Figura e Quadro devem estar em negrito. Figuras devem ser encaminhadas na extensão .jpg ou .png com qualidade suficiente para publicação. Figuras, Quadros ou Tabelas não produzidas pelos autores deverão ser acompanhadas da fonte;

h) Referências e citações devem seguir as normas ABNT;

i) A extensão do artigo deve ser de no mínimo 7 mil e no máximo 18 mil palavras, com exceção dos títulos, dos resumos e das palavras-chave;

j) A qualidade do texto (gramática, ortografia e digitação) é de responsabilidade do(s) autor(es) e será critério de avaliação do Conselho Científico.

Quanto às citações:

a) Citações diretas com mais de três linhas devem ser colocadas em parágrafo único, recuo de 4 cm, sem recuo de primeira linha, justificado, calibri, tamanho 11; 4pt antes e 6pt depois. A referência ao autor deve vir no formato autor-data-página em caixa alta se vier após a citação. Até três autores separar por ponto e vírgula e 4 ou mais autores seguidos de et al. (DENTRO DO PARENTESES) ou colaboradores (NO CORPO DO TEXTO). Quando fizer parte do corpo do texto usar letras minúsculas separando-se os autores pela letra “e”.

b) Citações diretas com menos de 4 linhas deverão ser inseridas no corpo do texto entre aspas.

1. As citações às referências bibliográficas devem ser inseridas no texto, estando no seguinte formato:

a) autor-data, com o sobrenome de cada autor em letra maiúscula. Ex.: (BOGDAN; BIKLEN, 2000, p. 201). Se faz parte do corpo do texto: Bogdan e Biklen (2000). Observe que no corpo do texto é usado "e" e não "&" ou “;”.

b) a citação direta é a transcrição textual fiel de parte de um conteúdo de uma obra. Por ser a transcrição exata de uma frase/parágrafo de um texto, a frase/parágrafo em questão será apresentada entre aspas duplas, indicando o número da página, podendo assumir duas formas, exemplos:

“A jornada tinha tudo para ser dificílima, mas não foi” (SOARES; SILVA; ALMEIDA, 2014, p. 37). 

De acordo com Soares, Silva e Almeida (2014, p. 37) “a jornada tinha tudo para ser dificílima, mas não foi”. 

2. Citações no texto com até três autores, deverão ter todos os sobrenomes inseridos. O “colaboradores” (et al.) apenas será usado quando o número de autores for superior a três;

4. Evite usar apud.

5. O uso do "et al" deve ser: a) Quando usado nos parênteses 'et al.,'. Exemplo: (BEDIN et al., 2020); b) Quando usado fora dos parenteses 'et al.'. Exemplo: Silva et al. (2021).

Quanto às referências bibliográficas:

As referências bibliográficas devem se ater as obras e autores citados no texto e devem ser apresentadas em ordem alfabética, segundo as normas NBR 6023/2002 da ABNT, ao final do trabalho.
É de responsabilidade do(s) autor(es) a correta e exata citação no texto e a correspondente informação na lista de referências ao final do mesmo. Seguir os exemplos abaixo: 

 a) Livro contendo apenas um único autor:

SOBRENOME, Nome abreviado. Título em negrito. Edição. Local de edição: Editora, ano de edição, número de páginas.

Exemplo: 
KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 4ª Ed. Campinas, SP: Papirus, 2003.

 b) Livro contendo dois autores:

SOBRENOME, Nome abreviado; SOBRENOME, Nome abreviado. Idem ao primeiro exemplo.

Exemplo: 
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal, PT: Porto Editora, p. 336, 2000.

 c) Livro contendo três autores:

SOBRENOME, Nome abreviado; SOBRENOME, Nome abreviado; SOBRENOME, Nome abreviado. Idem ao primeiro exemplo.

Exemplo: 
BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M Ensino Híbrido - Personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre, RS: Penso, p. 270, 2015.

 d) Livro de mais de três autores:

SOBRENOME, Nome abreviado et al. Idem ao primeiro exemplo.

Exemplo: 
ASTOLFI, J-P. et al. As palavras-chave da didática das ciências. 1ª Ed. Lisboa: Instituto Piaget, p. 208, 2002.

 e) Capítulo de livro:

SOBRENOME, Nome abreviado. Título do artigo. In: SOBRENOME, Nome abreviado (Ed./Org.). Título do livro em negrito. Edição, Local de edição: Editora, número de páginas do capítulo, ano de edição. 

Exemplo: 
KURZ, D. L.; BEDIN, E. O uso das Tecnologias Digitais para a emersão e o desenvolvimento da Aprendizagem Colaborativa em Rede. Em: SOUZA, F. M.; MONTEIRO, J. C. S. (Org.). Cenários escolares em tempo de pandemia: as contribuições das Tecnologias Digitais. 21. ed. São Paulo/SP: Mentes Abertas, p. 129-138, 2020.

 f) Artigos em Revistas:

SOBRENOME, Nome abreviado. Título do artigo sem aspas ou itálico. Nome da Revista em negrito, volume, número, página(s), ano.

Exemplo:
VILLANI, A.; SANTANA, D. A. Analisando as interações dos participantes numa disciplina de física. Ciência & Educação, v. 10, n. 2, p. 197-217, 2004.

 g) Dissertações e Teses:

SOBRENOME, Nome abreviado. Título da dissertação ou tese em negrito. Ano da defesa. Número de folhas. Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado em xxx [área]) – Nome da Instituição (Faculdade, Universidade), local, ano da publicação.

Exemplo:
EICHLER, M. L. Modelos causais de adolescentes e de adultos para as mudanças de estado e a transformação química da matéria. 2004. 363 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Curso de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2004.

 h) Trabalhos publicados em anais de eventos (Atas, anais, proceedings, resumos, entre outras):

SOBRENOME, Nome abreviado. Título do trabalho. In: Nome do congresso (SIGLA), Edição, Ano, Local. Anais (ou Atas), em negrito. Local de publicação dos anais: Editora, ano.

Exemplo:
ZYLBERSZTAJN, A. Resolução de problemas: uma perspectiva Kuhniana. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 6., 1998, Florianópolis. Anais... Florianópolis: SBF, 1998. 1 CD-ROM.

 i) Publicação em meio eletrônico:

SOBRENOME, Nome abreviado. Título da matéria ou artigo. Título da publicação (site, revista), local, número, data (mês e ano). Disponível em: (endereço eletrônico). Acesso em: (data).

Exemplo:
BEDIN, E. Filme, experiência e tecnologia no ensino de ciências química: uma sequência didática. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 9, n. 1, 2019. Disponível em: <http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/4280>. Acesso em: 12 set. 2021.

 

Por fim, solicitamos que as normas acima sejam cuidadosamente seguidas; caso contrário, os textos submetidos não serão considerados para avaliação.

Artigos Científicos de Pesquisa

O texto deve ser inédito e não estar sendo avaliado para publicação em outro periódico.

Relatos de Pesquisa ou de Experiências

O texto deve ser inédito e não estar sendo avaliado para publicação em outro periódico.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.