Anúncios

  • Adoção da Publicação em Fluxo Contínuo

    2021-12-23

    Prezados leitores, autores e demais interessados na Revista de Investigação Tecnológica em Educação em Ciências e Matemática (RETICiMa),


    A nossa história começa em 2021 e, como marco basilar de sua construção, iniciamos as nossas atividades editoriais adotando a tendência atual das publicações científicas, ou seja, a RETICiMa terá PUBLICAÇÃO EM FLUXO CONTÍNUO.


    Nós, editores da Revista de Investigação Tecnológica em Educação em Ciências e Matemática, acreditamos que promover a possibilidade da publicação de artigos em fluxo contínuo de artigos é indubitavelmente agregar benefícios ao apoiar novas perspectivas de comunicação e divulgação para a ciência por meio de um periódico. Logo, tal possibilidade inovadora bane a necessidade de esperar a composição completa de um dado volume e, com isso, viabiliza celeridade no processo de comunicação e publicização das pesquisas dos nossos usuários. Em suma, a adoção de um fluxo contínuo acelera o processo de divulgação dos artigos ao disponibilizá-los para leituras e citações.


    Ademais, visa-se, também, atender os requisitos para indexação em grandes bases de dados da área de Ensino e Educação. Consequentemente, isto nos dará aporte para cumprir outras exigências da CAPES e edificar a nossa classificação perante o Qualis (futuro, ainda incerto e enigmático). À vista disso, firmamos o nosso compromisso com a comunidade científica brasileira e internacional.


    Ainda, com a aplicação do fluxo contínuo, todas as edições do ano corrente permanecerão abertas (In progress) e, à medida que os artigos forem avaliados às cegas pelos pares (double blind peer review), aprovados e diagramados, prontamente, serão inseridos na edição vigente de cada ano, ou seja, um volume com um único número que comporá tal edição. Por fim, o fluxo de artigos será ágil, ampliando o seu tempo de exposição e agregando maior visibilidade à revista e aos artigos publicados.

    Agradecemos seu interesse e credibilidade em nosso trabalho.

    Saiba mais sobre Adoção da Publicação em Fluxo Contínuo