Sala de Aula Invertida e as interações sociais: análise das percepções de acadêmicos de Anatomia Humana sob o enfoque dos pressupostos vygotskyanos
Palavras-chave:
Sala de Aula Invertida, Anatomia Humana, Ensino e aprendizagem, Teoria vygotskyanaResumo
Entre as modalidades híbridas de ensino e considerada uma metodologia ativa, a Sala de Aula Invertida vem ganhando destaque entre os estudos nos mais variados campos do saber. Esta pesquisa, um estudo de caso de abordagem quantitativa-qualitativa, teve como objetivo analisar as percepções de acadêmicos da área da saúde sobre as interações sociais em ambiente de sala de aula invertida, sob o enfoque dos pressupostos da teoria vygotskyana. Os participantes foram acadêmicos de cursos da área da saúde, na disciplina de Anatomia Humana, de uma universidade da região metropolitana de Porto Alegre/RS. A estratégia consistiu em realizar aulas invertidas, utilizando como material prévio hipertextos digitais, e na etapa presencial atividades como roteiros de estudos, elaboração de mapas mentais e álbuns digitais. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários e analisados pelos escores das respostas. Os dados revelaram que a maioria dos participantes considera que suas relações com os colegas nas aulas invertidas foram muito adequadas ou adequadas; entre as habilidades que acreditam ter desenvolvido e/ou aprimorado, destacou-se o “Aprendizado em grupo”. Reforçando esse resultado, no questionário aplicado ao final da pesquisa, os alunos responderam com expressiva concordância que suas interações com os colegas foram mais positivas durante as aulas invertidas, que aprender se tornou mais interativo e que participaram mais de tomadas de decisões e colaboração com os colegas, corroborando o apoio do aporte teórico vygotskyano relacionado à estratégia sala de aula invertida.
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