Sala de Aula Invertida e as interações sociais: análise das percepções de acadêmicos de Anatomia Humana sob o enfoque dos pressupostos vygotskyanos

Autores

  • Camila Maria Bandeira Scheunemann Universidade Luterana do Brasil
  • Paulo Tadeu Campos Lopes Universidade Luterana do Brasil

Palavras-chave:

Sala de Aula Invertida, Anatomia Humana, Ensino e aprendizagem, Teoria vygotskyana

Resumo

Entre as modalidades híbridas de ensino e considerada uma metodologia ativa, a Sala de Aula Invertida vem ganhando destaque entre os estudos nos mais variados campos do saber. Esta pesquisa, um estudo de caso de abordagem quantitativa-qualitativa, teve como objetivo analisar as percepções de acadêmicos da área da saúde sobre as interações sociais em ambiente de sala de aula invertida, sob o enfoque dos pressupostos da teoria vygotskyana. Os participantes foram acadêmicos de cursos da área da saúde, na disciplina de Anatomia Humana, de uma universidade da região metropolitana de Porto Alegre/RS. A estratégia consistiu em realizar aulas invertidas, utilizando como material prévio hipertextos digitais, e na etapa presencial atividades como roteiros de estudos, elaboração de mapas mentais e álbuns digitais. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários e analisados pelos escores das respostas. Os dados revelaram que a maioria dos participantes considera que suas relações com os colegas nas aulas invertidas foram muito adequadas ou adequadas; entre as habilidades que acreditam ter desenvolvido e/ou aprimorado, destacou-se o “Aprendizado em grupo”. Reforçando esse resultado, no questionário aplicado ao final da pesquisa, os alunos responderam com expressiva concordância que suas interações com os colegas foram mais positivas durante as aulas invertidas, que aprender se tornou mais interativo e que participaram mais de tomadas de decisões e colaboração com os colegas, corroborando o apoio do aporte teórico vygotskyano relacionado à estratégia sala de aula invertida.  

Biografia do Autor

Paulo Tadeu Campos Lopes, Universidade Luterana do Brasil

Licenciado em Ciências Biológicas pela PUCRS (1991), Mestre em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela UFRGS (1994) e Doutor em Fitotecnia pela UFRGS (1999). Atualmente é professor adjunto V da Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, atuando como professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e nos cursos de graduação em Biomedicina e Educação Física. Na ULBRA, atuou como Coordenador de Pesquisa do Centro Universitário Luterano de Santarém, Coordenador Geral de Pesquisa para as unidades do centro-oeste e do norte, Coordenador da Comissão de Ética no Uso de Animais e Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos. Líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino. Tem experiência na área de Ciências atuando, principalmente, em inclusão digital, metodologias ativas no ensino e recursos digitais no ensino.

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

Bandeira Scheunemann, C. M., & Campos Lopes, P. T. (2022). Sala de Aula Invertida e as interações sociais: análise das percepções de acadêmicos de Anatomia Humana sob o enfoque dos pressupostos vygotskyanos. Revista De Investigação Tecnológica Em Educação Em Ciências E Matemática, 2, 62–77. Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/ritecima/article/view/3824

Edição

Seção

Artigos Científicos de Pesquisa