Abordagem CTS no ensino de Matemática: um recorte à luz de um “Estado da Arte”

Autores

  • José Carlos Amorim Universidade de Passo Fundo
  • Aline Locatelli UPF
  • Alana Neto Zoch Universidade de Passo Fundo
  • Majari Andressa da Silva Universidade de Passo Fundo

Resumo

Este trabalho analisa dissertações de mestrado e os produtos educacionais vinculados, quando na modalidade profissional, relacionados à Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no ensino de Matemática. A busca dos trabalhos se deu no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio das palavras-chave “CTS” e “ensino” e “matemática” no período de 2012 a 2022. Das nove dissertações e quatro produtos educacionais encontrados, verificou-se, por meio dos estudos no desenho do “Estado da Arte”, à luz da análise descritiva, que a maioria se enquadra na modalidade de enxerto CTS, como uma alternativa para complementar os conteúdos já estabelecidos no currículo, na perspectiva de que os estudantes desenvolvam sua criticidade diante de questões envolvendo Ciência e Tecnologia. Também se verificou que a maioria relaciona a CTS com a Educação matemática crítica.

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

Amorim, J. C., Locatelli, A., Neto Zoch, A., & da Silva, M. A. (2022). Abordagem CTS no ensino de Matemática: um recorte à luz de um “Estado da Arte” . evista e Investigação Tecnológica m Educação m iências Matemática, 2, 1–14. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/ritecima/article/view/3837

Edição

Seção

Artigos Científicos de Pesquisa