Abordagem CTS no ensino de Matemática: um recorte à luz de um “Estado da Arte”
Resumo
Este trabalho analisa dissertações de mestrado e os produtos educacionais vinculados, quando na modalidade profissional, relacionados à Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no ensino de Matemática. A busca dos trabalhos se deu no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio das palavras-chave “CTS” e “ensino” e “matemática” no período de 2012 a 2022. Das nove dissertações e quatro produtos educacionais encontrados, verificou-se, por meio dos estudos no desenho do “Estado da Arte”, à luz da análise descritiva, que a maioria se enquadra na modalidade de enxerto CTS, como uma alternativa para complementar os conteúdos já estabelecidos no currículo, na perspectiva de que os estudantes desenvolvam sua criticidade diante de questões envolvendo Ciência e Tecnologia. Também se verificou que a maioria relaciona a CTS com a Educação matemática crítica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Investigação Tecnológica em Educação em Ciências e Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao publicar o artigo científico na Revista de Investigação Tecnológica em Educação em Ciências e Matemática, o(a) autor(a) confirma que o trabalho é ORIGINAL e não foi anteriormente publicado em outro periódico físico ou digital, nem tampouco, como capítulo de livro, etc. Ele também atribui os direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará seu conteúdo gratuitamente através do seu portal (https://revistas.unila.edu.br/ritecima).