Revista SURES


A revista SURES, de periodicidade semestral e em formato digital,  surge com a proposta de apoiar a pesquisa interdisciplinar e de contribuir para o desafio de pensar de modo plural as epistemologias do hemisfério sul. Por isso se define como veículo de desafios, difusão e debate de ideias, estudos e relatos de experiências, além de se constituir em espaço aberto à comunidade acadêmica, não apenas latino-americana mas internacional, que traduzam reflexões de caráter transnacional sobre temas dos mais variados enfoques e que iluminem as relações interculturais no século XXI.

O veículo se constituirá em um espaço aberto à comunidade acadêmica, com foco na atividade crítica, tanto no que diz respeito às categorias conceituais como em seus desdobramentos estéticos, éticos e políticos.

A revista SURES tem ainda o propósito de divulgar conhecimentos, saberes, línguas originárias e propostas teóricas e práticas inéditas sobre a atuação na pesquisa do Instituto de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-americana e contribuir para a formação de recursos humanos na pós-graduação.

 

Conselho Editorial

 

Notícias

 

Chamada Nº13: Dossiê Música experimental e Arte Sonora na América Latina Contemporânea

 

Chamada aberta até o dia 05/10/2018


Dossiê Música experimental e Arte Sonora na América Latina Contemporânea

Na era digital. com a popularização de meios de produção sonora (instrumentos eletrônicos, internet, computadores, celulares, dispositivos portáteis de gravação de som, plataformas de criação colaborativa) surge uma profusão de trabalhos artísticos com o som que fogem a regras convencionais (e comerciais) e estimulam o diálogo interdisciplinar e a transculturalidade. O uso dessas novas ferramentas possibilita que novas concepções criativas, inicialmente restritas a centros de pesquisa e aos círculos das vanguardas artísticas, sejam incorporadas por artistas de contextos sociais e culturais diversos.
O dossiê abre espaço a pesquisadores/as e criadores/as que trabalham dentro deste leque amplo de possibilidades tanto no âmbito da música experimental, entendida como a procura por situações e processos de produção de sons para gerar resultados inusitados, assim como na arte sonora, em que o som é objeto de manipulação de artistas que partem de pressupostos que estão além das concepções tradicionais de música.
Fazemos o convite a pesquisadoras/es que desenvolvem trabalhos criativos neste âmbito, assim como aos que estudam essa produção olhando “de fora”, tentando entender os processos históricos, sociais, culturais e seu embasamento filosófico no contexto latino-americano a partir da década de 1950.

Editor: Marcelo Ricardo Villena


Dosier Música Experimental y Arte Sonoro en la América Latina Contemporánea

En la era digital. con la popularización de los medios de producción sonora (instrumentos electrónicos, internet, computadoras, celulares, dispositivos móbiles de grabación e edición del sonido, plataformas de creación colaborativa) surge una profusión de trabajos artísticos con el sonido que huyen a las reglas convencionales (y comerciales) y estimulam el diálogo interdisciplinar e la transculturalidad. El uso de estas nuevas herramientas permite que nuevas concepciones creativas, inicialmente restringidas a centros de investigaciones y los círculos de las vanguardias artísticas sean incorporadas por artistas de contextos sociales y culturales diversos.
El dosier abre espacio a investigadores/as y creadores/as que trabajan dentro de este conjunto de possibilidades tanto en el ámbito de la música experimental, entendida como el planteo de situaciones y procesos de producción de sonidos para generar resultados inusitados, así como en el  arte sonoro, en que el sonido es objeto de manipulación de artistas que parten de presupuestos que están más allá  de las concepciones tradicionales de la música.
Convidamos a quienes desarrollan trabajos creativos en este ámbito, así como a quienes estudian esta producción “desde afuera”, intentando entender los procesos históricos, sociales, culturales y su fundamentación filosófica en el contexto latinoamericano a partir de la década de 1950.

Editor: Marcelo Ricardo Villena

 
Publicado: 2018-06-03
 
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n. 11 (2018)


Capa da revista
Créditos: Ivan Freire.