Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista SURES, de periodicidade semestral e em formato digital, surge com a proposta de apoiar a pesquisa interdisciplinar e de contribuir para o desafio de pensar de modo plural as epistemologias do hemisfério sul.

Visa à publicação de estudos e relatos de experiências da comunidade acadêmica latino-americana e internacional interessada em compreender - e defender - os SURES de todas as latitudes e longitudes. A revista busca a publicação de pesquisas que traduzam reflexões de caráter transnacional e global que iluminem as relações interculturais no século XXI. A SURES tem foco na atividade crítica, tanto no que diz respeito às categorias conceituais como em seus desdobramentos estéticos, éticos e políticos.

A revista SURES tem ainda o propósito de divulgar conhecimentos, saberes, línguas originárias, criações artístico-literárias e propostas teóricas e práticas inéditas, de modo a contribuir ampla e interdisciplinarmente para a formação de recursos humanos na pós-graduação.

Processo de Avaliação pelos Pares

Após recebimento, o trabalho será avaliado pela Comissão Editorial quanto à adequação às normas da revista e, se aceito, os artigos serão avaliados anonimamente por pareceristas ad hoc (avaliação por pares cega). Os autores serão notificados da aceitação ou recusa de seus artigos. Quando forem indicadas modificações substanciais, o/a autor/a será notificado e poderá realizá-las, devolvendo o trabalho reformulado no prazo estipulado pela Comissão Editorial, sendo publicado somente o material avaliado positivamente pelos pareceristas.

Os originais poderão sofrer adaptações para fins de editoração.Todos os artigos submetidos devem atender à política editorial da Revista.

 

Periodicidade

Periocidade Semestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Licença Creative Commons

Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada.

Diretrizes para autores

A titulação mínima é de Mestre; recomenda-se o máximo de três (3) autores/as por texto. Sendo que no mínimo uma das autorias deve apresentar a titulação de mestre.

As subseções podem acolher autorias diversas, sem restrição de titulação.

 

Cadastro no sistema ORCID:

É obrigatório informar no momento da submissão o endereço ORCID de todos os autores. Caso ainda não possua o identificador ORCID, é possível criar um número acessando: orcid.org/login.

 Preencher as informações solicitadas no cadastro, tais como, formação, email, vínculo de trabalho, etc.

Seções e Características

Serão aceitos trabalhos, em português ou espanhol, para as seguintes seções:

Artigos

- Artigos e ensaios de caráter descritivo e interpretativo, sobre temas relevantes, contendo entre 4.000 e 8.000 palavras.

[O limite de palavras inclui texto, notas de rodapé e referências bibliográficas (folha de rosto, resumos, tabelas, gráficos e legendas são considerados à parte).]

Resenhas

- Resenha crítica de livros publicados nos últimos três anos. As resenhas bibliográficas deverão ter até duas mil palavras.

Entrevistas

- A entrevista deverá conter até mil palavras e ser relacionada ao tema do dossiê, com pesquisadores/as que se destaquem na temática.

 

Subseções

Imagens - Fotos e/ou ilustrações relacionadas ao tema do dossiê, em preto e braco e/ou colorida, em tamanho acima de 100 dpi. As imagens submetidas poderão ilustrar a capa ou outras partes e seções da revista, a critério dos/as organizadores/as do dossiê e/ou do Conselho Editorial. Do mesmo modo, a submissão das imagens autoriza a utilização das mesmas para compor banco de imagens da sures e ilustrar outros dossiês temáticos, assim como, divulgação de chamadas da publicação.

Textos Poéticos - Narrativas e poesias originais

Artes Visuais e Artes plásticas - fotografias, ensaios fotográficos, esculturas, pinturas, murlismo, grafitte, gravuras, instalações, performances, podem ser aceitos para publicação na revista, desde que digitalizados.

Obs: o envio do material das subseções é relaizado conforme prazo do dossiê temático e através do sistema de submissões.

Ineditismo do Material e Responsabilidades

Todo material submetido à revista SURES deve ser inédito, ou seja, não deve ter sido publicado anteriormente, nem submetido para publicação em outros periódicos e anais de eventos científicos.  A revista SURES aceita como inéditos traduções de artigos, ensaios e textos poéticos para o português ou espanhol. 

Os conceitos e declarações contidos nos trabalhos são de total responsabilidade dos/das autores/as.

 

Normas de apresentação

1. Textos em formato word ou odt. Os artigos deverão ter entre 4 mil e 8 mil palavras,  tamanho A4, incluindo, imagens, tabelas, as referências bibliográficas e notas.

2. Os textos devem ser submetidos em formato A4, espaçamento 1,5, alinhamento justificado e fonte Arial tamanho 12, com margens superiores de 3,0 cm e as demais em 2,5 cm. 

3. Notas de rodapé: As notas de rodapé devem ser escritas em fonte Arial tamanho 10 e espaçamento simples e incluidas em conjunto, no final do texto, antes das referências bibliográficas.

4. Citações: Até três linhas devem ser feitas entre aspas e sem itálico no corpo do texto. Citações com mais de três linhas devem ser feitas em novo parágrafo, sem itálico, com recuo de 4cm à esquerda, fonte Arial tamanho 10 e espaçamento simples.

5. Os artigos deverão ter resumo, resumen e abstract de no máximo 10 linhas e 5 palavras chave, espaçamento simples, ambos na língua do artigo e inglês e espanhol, obrigatoriamente; opcionalmente em guarani ou outra língua indígena.

6. Referências bibliográficas:

Não podem existir na bibliografia obras indicadas que não foram citadas no texto. Incluir nas referências bibliográficas SOMENTE OBRAS CITADAS NO CORPO DO TEXTO.

Referências: no corpo do texto, as referências devem ser identificadas entre parênteses com sobrenome(s) do(s)/da(s) autor(es)/autora(s) em maiúsculas, ano de publicação e número de página. Ao final, as referências bibliográficas devem seguir o estabelecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 7. 

Exemplos

Livro:
SARLO, Beatriz. Tiempo presente. Buenos Aires: Siglo XXI, 2002.

Dissertação e tese: 
OCAMPO STERLING, German Adolfo. Representações Museográficas na Fronteira: Museo de la Tierra Guarani(Hernandárias/Paraguai) e Ecomuseu (Foz do Iguaçu/Brasil). (Mestrado em História). Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2011.
 
Capítulo de Livros:
CARVALHO, Wolney Roberto. As possibilidades do desenvolvimento económico num país de capitalismo dependente. In: SUÁREZ CRUZ, Clara Agustina; CORAZZA, Gentil; SOUZA, Nilson Araújo de (Org.). América Latina: olhares e perspectivas. Florianópolis: Insular, 2015. p. 331-347.
 
Artigos
LOPES, Maria Aparecida de Oliveira. Nas trilhas históricas dos símbolos religiosos da arte negra. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 12, p. 120-140, mai.-ago. 2016.
 
Documentos eletrônicos
MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES (Brasil). Arquivos diplomáticos da independência. Brasília: FUNAG, 2018. v. I. Disponível em: <http://funag.gov.br/.../arquivo_diplomatico_da...>. Acesso em: 18 mai. 2020.
  

7. Avaliação cega pelos pares: Deve ser enviada uma página de rosto (anexar arquivo em "componentes do artigo > outros), onde constará título completo (na língua do texto e em inglês), seguido do(s) nome(s) do(s)/da(s) autor(es)/autora(s)respectiva(s) instituição(ões) por extenso, endereço(s) de e-mail e identificação(ões) ORCID. Para garantir a avaliação cega, deverá ser retirada qualquer identificação ou menção aos/às autores/as no restante do texto, o arquivo principal da submissão, que deve ser anexado como componentes do artigo > texto do artigo).

Retomando:

folha de rosto (com dados de identificação) anexar em: componentes do artigo > outros

texto completo (sem os dados de identificação) anexar em: componentes do artigo> texto do artigo

 

Como submeter trabalho pelo site?

 

A submissão de trabalhos será feita unicamente pelo site da revista: revistas.unila.edu.br/sures

O/a autor/a deve cadastrar-se na revista selecionando a opção autor, gerar login e senha clicando aqui. Ao fazer o login, será direcionado/a à Página do Usuário, na qual deverá clicar em [Nova submissão].

O processo de submissão divide-se em cinco passos.

O/a autor/a deve preencher todos os passos adequadamente. O não cumprimento dessa exigência acarretará na rejeição do trabalho.

Os cinco passos são:

a). Início: escolher a Seção

b). Transferência do Manuscrito: anexar o trabalho (em formato .doc) no site e clicar em Transferir.

c). Inclusão de Metadados: informações sobre os/as autores/as, inclusão de autor/a (se houver co-autoria), título e resumo, indexação, agências de fomento (se houver) e referências.

d). Transferência de Documentos Suplementares: destinado para o envio de imagens (que não possuam direito autoral) e de quadros e tabelas, desde que pertinentes ao trabalho (os/as organizadores/as de dossiês e/ou o Conselho Editorial se reservam ao direito de rejeitar imagens que não tenham relação com o trabalho apresentado); e para o envio de declaração de ineditismo da tradução ou autorização do autor da obra traduzida.

e). Confirmação: verificar os passos anteriores e concluir submissão.

Solicitação de informações deve ser enviada para o endereço de e-mail suresrevista.unila@gmail.com

 

Normas para organização/editoria de dossiê

Propostas de temas de Dossiês deverão ser encaminhadas para suresrevista.unila@gmail.com atendendo a chamadas específicas elaboradas pelo conselho editorial. As propostas deverão ser relacionadas ao foco e escopo da revista SURES. 

Serão aceitos até três proponentes para um mesmo dossiê, com titulação mínima de doutorado e áreas do conhecimento diferentes, preferencialmente vinculados a mais de uma instituição.

Das obrigações dos/as organizadores/as de dossiê: 

 
  1. Seleção dos textos recebidos, com a primeira filtragem (verificação de pertinência do tema e da adequação às normas da revista).  

  2. A organização do dossiê ficará a cargo da entrevista quando não houver submissão para a respectiva Seção.

  3. Envio de material para avaliação cega dos/as pareceristas. Os artigos devem ser avaliados preferencialmente por dois/duas pareceristas. Em caso de divergência, sugere-se o envio para um/a terceiro/a parecerista ou cabe decisão dos/as organizadores/as e/ou do Conselho Editorial.

  4. Organização do sumário, expediente e escrita do texto editorial para apresentação do dossiê.

  5. Seleção de imagens coerentes com a temática do dossiê para acompanharem o número (capa, contracapa, índice, folha de rosto, etc.).

  6. auxiliar na divulgação da chamada e da edição.

 

Histórico do periódico

A revista SURES, de periodicidade semestral e em formato digital,  surge com a proposta de apoiar a pesquisa interdisciplinar e de contribuir para o desafio de pensar de modo plural as epistemologias do hemisfério sul. Por isso se define como veículo de desafios, difusão e debate de ideias, estudos e relatos de experiências, além de se constituir em espaço aberto à comunidade acadêmica, não apenas latino-americana mas internacional, que traduzam reflexões de caráter transnacional sobre temas dos mais variados enfoques e que iluminem as relações interculturais no século XXI.

O veículo se constituirá em um espaço aberto à comunidade acadêmica, com foco na atividade crítica, tanto no que diz respeito às categorias conceituais como em seus desdobramentos estéticos, éticos e políticos.

A revista SURES tem ainda o propósito de divulgar conhecimentos, saberes, línguas originárias e propostas teóricas e práticas inéditas sobre a atuação na pesquisa do Instituto de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-americana e contribuir para a formação de recursos humanos na pós-graduação.

 

A Revista foi avaliada no trieno 2017-2020 com o seguente QUALIS B1:

 

ISSN Título Área de Avaliação Classificação
2317-2738 REVISTA DIGITAL DO INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA- UNILA ARTES B1
2317-2738 REVISTA DIGITAL DO INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA- UNILA CIÊNCIAS AMBIENTAIS B1
2317-2738 REVISTA DIGITAL DO INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA- UNILA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO B1
2317-2738 REVISTA DIGITAL DO INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA- UNILA DIREITO B1
2317-2738 REVISTA DIGITAL DO INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA- UNILA ECONOMIA B1
2317-2738 REVISTA DIGITAL DO INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA- UNILA EDUCAÇÃO B1
2317-2738 REVISTA DIGITAL DO INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA- UNILA ENFERMAGEM B1
2317-2738 REVISTA DIGITAL DO INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA- UNILA HISTÓRIA B1
2317-2738 REVISTA DIGITAL DO INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA- UNILA INTERDISCIPLINAR B1
2317-2738 REVISTA DIGITAL DO INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA- UNILA LINGUíSTICA E LITERATURA B1
2317-2738 REVISTA DIGITAL DO INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA- UNILA PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL / DEMOGRAFIA B1
2317-2738 REVISTA DIGITAL DO INSTITUTO LATINO-AMERICANO DE ARTE, CULTURA E HISTÓRIA- UNILA SOCIOLOGIA B1

  

ISSN: 2317-2738