Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Normas para submissão de trabalhos

Para submissão de artigos, ensaios, resenhas e entrevistas, a titulação mínima é de Mestre; recomenda-se o máximo de três (3) autores/as por texto, sendo que ao menos um deles deve ter a titulação de mestre.

Já as subseções podem acolher autorias diversas, sem restrição de titulação. São bem-vindos textos narrativos e poéticos, assim como imagens.

É obrigatório informar no momento da submissão o endereço ORCID de todos os autores. Caso ainda não possua o identificador ORCID, é possível criar um número acessando: orcid.org/login.

Seções e Subseções

Serão aceitos trabalhos para as seguintes seções:

Artigos

- Artigos e ensaios de caráter descritivo e interpretativo, sobre temas relevantes, contendo entre 4.000 e 8.000 palavras.

[O limite de palavras inclui texto, notas de rodapé, resumos, tabelas, gráficos e legendas e referências bibliográficas...(Folha de rosto é considerada à parte).]

Resenhas

- Resenha crítica de livros publicados nos últimos três anos, entre 1000 e 2000 palavras. As resenhas bibliográficas deverão ter entre três e cinco laudas.

Entrevistas

- A entrevista deverá conter até 3000 palavras e ser relacionada ao tema do dossiê, com pesquisadores/as que se destaquem na temática.

Submissão de artigos, entrevistas e resenhas devem ser realizadas pelo link: https://revistas.unila.edu.br/sures/about/submissions  

 

Subseções

Imagens - Fotos e/ou ilustrações relacionadas ao tema do dossiê, em preto e braco e/ou colorida, em tamanho acima de 100 dpi. As imagens submetidas poderão ilustrar a capa ou outras partes e seções da revista, a critério dos/as organizadores/as do dossiê e/ou do Conselho Editorial. Do mesmo modo, a submissão das imagens autoriza a utilização das mesmas para compor banco de imagens da Sures e ilustrar outros dossiês temáticos, assim como, divulgação de chamadas da publicação.

Textos Poéticos - Narrativas e poesias originais

Artes Visuais e Artes plásticas - fotografias, ensaios fotográficos, esculturas, pinturas, muralismo, grafitte, gravuras, instalações, performances, podem ser aceitos para publicação na revista, desde que digitalizados.

O envio do material das subseções dever ser submetido no prazo do dossiê temático e através do link https://revistas.unila.edu.br/sures/about/submissions. Deve ser anexado junto ao material/arquivo os dados de autoria e a descrição do conteúdo.  

 

1. Ineditismo do Material e Responsabilidades

Todo material submetido à revista SURES deve ser inédito, ou seja, não deve ter sido publicado anteriormente, nem submetido para publicação em outros periódicos e anais de eventos científicos.  A revista SURES aceita como inéditos traduções de artigos, ensaios e textos poéticos para o português ou espanhol. 

Os conceitos e declarações contidos nos trabalhos são de total responsabilidade dos/das autores/as.

Os textos devem ser submetidos em formato A4, espaçamento 1,5, alinhamento justificado e fonte Arial tamanho 12, com margens superiores de 3,0 cm e as demais em 2,5 cm. 

2. Avaliação cega pelos pares: Deve ser enviada uma página de rosto (anexar arquivo em "componentes do artigo > outros), onde constará título completo (na língua do texto e em inglês), seguido do(s) nome(s) do(s)/da(s) autor(es)/autora(s)respectiva(s) instituição(ões) por extenso, endereço(s) de e-mail e identificação(ões) ORCID. Para garantir a avaliação cega, deverá ser retirada qualquer identificação ou menção aos/às autores/as no restante do texto, o arquivo principal da submissão, que deve ser anexado como componentes do artigo > texto do artigo).

Retomando:

folha de rosto (com dados de idnetificação) anexar em: componentes do artigo > outros

texto completo (sem os dados de idnetificação) anexar em: componentes do artigo> texto do artigo

 

3. Notas de rodapé: As notas de rodapé devem ser escritas em fonte Arial tamanho 10 e espaçamento simples.

4. Citações: Até três linhas devem ser feitas entre aspas e sem itálico no corpo do texto. Citações com mais de três linhas devem ser feitas em novo parágrafo, sem itálico, com recuo de 4cm à esquerda, fonte Arial tamanho 10 e espaçamento simples.

5. Resumo: Os artigos deverão ter resumo e abstract de no máximo 10 linhas e 5 palavras chave, ambos na língua do artigo e em inglês, obrigatoriamente; opcionalmente em guarani ou outra língua indígena.

6. Referências bibliográficas:

Não podem existir na bibliografia obras indicadas que não foram citadas no texto.

Referências: no corpo do texto, as referências devem ser identificadas entre parênteses com sobrenome(s) do(s)/da(s) autor(es)/autora(s) em maiúsculas, ano de publicação e número de página. Ao final, as referências bibliográficas devem seguir o estabelecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 7. 

Exemplos
Livro:
SARLO, Beatriz. Tiempo presente. Buenos Aires: Siglo XXI, 2002.

Dissertação e Tese:
OCAMPO STERLING, German Adolfo. Representações Museográficas na Fronteira: Museo de la Tierra Guarani(Hernandárias/Paraguai) e Ecomuseu (Foz do Iguaçu/Brasil). (Mestrado em História). Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2011.
 
Capítulo de Livros:
CARVALHO, Wolney Roberto. As possibilidades do desenvolvimento económico num país de capitalismo dependente. In: SUÁREZ CRUZ, Clara Agustina; CORAZZA, Gentil; SOUZA, Nilson Araújo de (Org.). América Latina: olhares e perspectivas. Florianópolis: Insular, 2015. p. 331-347.
 
Artigos
LOPES, Maria Aparecida de Oliveira. Nas trilhas históricas dos símbolos religiosos da arte negra. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 12, p. 120-140, mai.-ago. 2016.
 
Documentos eletrônicos
MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES (Brasil). Arquivos diplomáticos da independência. Brasília: FUNAG, 2018. v. I. Disponível em: <http://funag.gov.br/.../arquivo_diplomatico_da...>. Acesso em: 18 mai. 2020.
 

Como submeter trabalho pelo site?

A submissão de trabalhos será feita unicamente pelo site da revista: revistas.unila.edu.br/sures

O/a autor/a deve cadastrar-se na revista selecionando a opção autor, gerar login e senha clicando aqui. Ao fazer o login, será direcionado/a à Página do Usuário, na qual deverá clicar em [Nova submissão].

O processo de submissão divide-se em cinco passos.

O/a autor/a deve preencher todos os passos adequadamente. O não cumprimento dessa exigência acarretará na rejeição do trabalho.

Os cinco passos são:

a) Início: escolher a Seção

b) Transferência do Manuscrito: anexar o trabalho (em formato .doc) no site e clicar em Transferir.

c) Inclusão de Metadados: informações sobre os/as autores/as, inclusão de autor/a (se houver co-autoria), título e resumo, indexação, agências de fomento (se houver) e referências.

d) Transferência de Documentos Suplementares: destinado para o envio de imagens (que não possuam direito autoral) e de quadros e tabelas, desde que pertinentes ao trabalho (os/as organizadores/as de dossiês e/ou o Conselho Editorial se reservam ao direito de rejeitar imagens que não tenham relação com o trabalho apresentado); e para o envio de declaração de ineditismo da tradução ou autorização do autor da obra traduzida.

e) Confirmação: verificar os passos anteriores e concluir submissão.

Solicitação de informações deve ser enviada para o endereço de e-mail suresrevista.unila@gmail.com

 

Normas para organização/editoria de dossiê

Propostas de temas de Dossiês deverão ser encaminhadas para suresrevista.unila@gmail.com atendendo a chamadas específicas elaboradas. Conselho Editorial. As propostas deverão ser relacionadas ao foco e escopo da revista SURES. Serão aceitos até três proponentes para um mesmo dossiê, com titulação mínima de doutorado e áreas do conhecimento diferentes, preferencialmente vinculados a mais de uma instituição.


            Das obrigações dos/as organizadores/as de dossiê:

  1. Seleção dos textos recebidos, com a primeira filtragem (verificação de pertinência do tema e da adequação às normas da revista).  
  2. A organização do dossiê ficará a cargo da entrevista quando não houver submissão para a respectiva Seção.
  3. Envio de material para avaliação cega dos/as pareceristas. Os artigos devem ser avaliados preferencialmente por dois/duas pareceristas. Em caso de divergência, sugere-se o envio para um/a terceiro/a parecerista ou cabe decisão dos/as organizadores/as e/ou do Conselho Editorial.
  4. Organização do sumário, expediente e escrita do texto editorial para apresentação do dossiê.
  5. Seleção de imagens coerentes com a temática do dossiê para acompanharem o número (capa, contracapa, índice, folha de rosto, etc.).
  6. auxiliar na divulgação da chamada e da edição.

Dossiê

Política padrão de seção

Poemas Gravados

Gravação de poemas latinoamericanos

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.