CONTEXTO SÓCIO-POLÍTICO E AÇÕES GOVERNAMENTAIS CONDICIONADORAS PARA A ARQUITECTURA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS / BRASIL NO PERÍODO DA DITADURA MILITAR

Autores

  • CASSIO DE LUCENA CARVALHO UNIVERSIDADE NAIONAL DE ROSÁRIO/ARGENTINA

Resumo

Durante o Governo Militar Brasileiro o controle do sistema educacional foi utilizado como arma importante no processo de doutrinamento e perpetuação da hegemonia de poder. Para o governo golpista este controle era importante para se moldar tanto os técnicos como uma mão de obra desqualificada e dócil. Dentro desse contexto, nasce a investigação A Arquitectura Escolar como elemento de dispositivo de poder do sistema educacional de Minas Gerais / Brasil no período da Ditadura Militar 1964-1985 sob a orientação do professor Doutor Pablo Mario Narvaja, onde se pretende determinar a relação entre governabilidade, sistema educativo e arquitectura da escola, e refletir sobre os mecanismos políticos que atuaram na concepção do edifício escolar no Estado de Minas Gerais na busca de efeitos de poder. Este artigo apresenta a revisão bibliográfica desta investigação no que se refere ao contexto político e ações governamentais que, invariavelmente, influíram na arquitectura dos edifícios escolares mineiros durante o período da ditadura militar.

Biografia do Autor

CASSIO DE LUCENA CARVALHO, UNIVERSIDADE NAIONAL DE ROSÁRIO/ARGENTINA

Arquitecto e Urbanista, formado pela Universidade Federal de Minas Gerais/Brasil - UFMG, com especialização em Arquitetura de Estruturas Metálicas pela Universidade Federal de Ouro Preto/Brasil - UFOP. Doutorando na Universidade de Humanidades e Artes da Universidade Nacional de Rosário.

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Publicado

2019-12-08