A Fronteira em Desencanto Notas sobre o Estado, Turismo e COVID-19 em Foz do Iguaçu-BR

Autores

Resumo

A Pandemia do COVID-19 transformou o cotidiano social além deimpactar abruptamente nas relações econômicas em escala mundial, após a suspensão de todas as atividades consideradas não essenciais e do fechamento das fronteiras. Foz do Iguaçu na região da fronteira entre Argentina, Brasil, Paraguai, é um dos principais destinos turísticos do Brasil. Neste contexto, analisamos as transformações estruturais nas relações de trabalho e não-trabalho, perante a reorganização do mercado global, com impacto destacado no setor do turismo, frente a digitalização do capital. Trataremos e defenderemos aqui, a ideia de que a pandemia comporta-se como uma forma de desencanto do mundo transfronteiriço. Finalmente fazemos uma análise da realidade local frente a mundialização da cultura e digitalização do capital que diferente de apontar para o aprofundamento de crises anteriores, será interpretado enquanto um processo de estruturação de novas formas de exploração e dominação.

Biografia do Autor

Gabriel de Siqueira Gil, Universidade Federal da Integração Latino-americana - UNILA

Licenciado em Sociologia e Especialista em História e Geografia do Paraná. Mestrando no Programa de Pos-graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos.

Maria Noel Hirschfeld, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Ecologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Biologia pela Universidade Federal de Pernambuco e Bacharel em Ciências Biológicas - Ecologia e Biodiversidade pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana. 

Hernán Venegas Marcelo, Universidade Federal a Integração Latino-Americana

Professor do Magistério Superior. Docente da área de História e dos Cursos de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPG-IELA), da Pós-Graduação em História (PPGHIS) e da Especialização em Ensino de História e América Latina (EHAL) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA, Brasil).

Referências

ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, v. 8, 2008.

APPADURAI, Arjun. Soberania sem territorialidade. Revista Novos Estudos CEBRAP, v. 49, p. 39-46, 1997.

BELTRÁN, Yilson J. (2016) La biocolonialidad en las relaciones entre investigadores de la biodiversidad y las comunidades en Colombia Tabula Rasa, núm. 24, 2016, pp. 213

BENI, Mario Carlos. Turismo e Covid-19: Algumas Reflexões. Rosa dos ventos -Turismo e Hospitalidade, v. 12, n. 3, 2020.

BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Papirus Editora, 1996.

CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano: 1 Artes de Fazer. 20. Ed. Tradução Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

DA COSTA, Everaldo Batista. A concretude do fenômeno turismo e as cidades-patrimônio-mercadoria: uma abordagem geográfica. Livre Expressão, 2010.

DE PAULA, Ana Paula Paes. Tragtenberg revisitado: as inexoráveis harmonias administrativas e a burocracia flexível. Revista de Administração Pública, v. 36, n. 1, p. 127-144, 2002.

DE SÁ, Felipe Zaltron. Mobilidade da Produção Científica sobre Turismo e Covid-19/Mobility of Scientific Production on Tourism and Covid-19. ROSA DOS VENTOS-Turismo e Hospitalidade, v. 12, n. 3, 2020.

DURIEUX ZUCCO, Fabricia et al. Destination image in virtual social networks. Anagramas-Rumbos y sentidos de la comunicación-, v. 17, n. 34, p. 27-43, 2019.

EAGLETON, Terry. A ideia de cultura. Unesp, 2005.

FERNANDES, João Luís Jesus, Turismo e fronteiras: uma relação dinâmica entre o turismo cultural e político; in. DOS SANTOS, Norberto Pinto. Espaços e tempos em Geografia. Homenagem a António Gama. Cadernos de Geografia, n. 37, p. 563, 2018.

GARCÍA CANCLINI, Néstor. Culturas híbridas: estrategias para entrar y salir de la modernidad. México, 1989.

GRIMSON, Alejandro. Disputas sobre las fronteras. Introducción a la edición en español. In: La teoría de la frontera: los límites de la política cultural. Gedisa, 2003. p. 13-24.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. TupyKurumin, 2006.

HERMANN, Nadja. Ética e estética a relação quase esquecida. Porto Alegre. EdiPUCRS, 2005.

HERNÁNDEZ, F. Turismo, Globalización y Recursos Naturales en América Latina. Privatización y depredación del patrimonio de los pueblos. In: XXVII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología, Buenos Aires. 2009.

IANNI, Octavio. Globalização e crise do Estado-Nação. Estudos de Sociologia, v. 4, n. 6, 1999.

IANNI, Octavio. A metáfora da viagem. Enigmas da modernidade-mundo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

KRIPPENDORF, Jost. Sociologia do turismo: para uma nova compreensão do lazer e das viagens. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.

LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2001.

ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura /São Paulo : Brasiliense., 1994.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade, poder, globalização e democracia. Novos rumos, v. 37, n. 17, p. 4-28, 2002.

SOUZA, Nali de Jesus de. Desenvolvimento regional. Atlas, 2009.

MECCA, Marlei Salete; DO AMARAL GEDOZ, Maria Gorete. Covid-19: Reflexos no Turismo/COVID-19: Reflections on Tourism. ROSA DOS VENTOS-Turismo e Hospitalidade, v. 12, n. 3, 2020.

MEJÍAS, Ulises; COULDRY, Nick. Colonialismo de datos: repensando la relación de los datos masivos con el sujeto contemporáneo. Virtualis, v. 10, n. 18, p. 78-97, 2019.

PAIVA, Maria das Graças de Meneses. Sociologia do turismo. SP: Papirus, 1995.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2008.

SOUZA, Aparecida Darc de. Formação econômica e social de Foz do Iguaçu: um estudo sobre as memórias constitutivas da cidade (1970-2008). 2009. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

URRY, John. O olhar do turista: lugar e viagens nas sociedades contemporâneas. São Paulo: SESC, 2001.

WEBER, Max. A ética protestante e o "espírito" do capitalismo. São Paulo: Companhia das letras, 2004. Economia e sociedade: Fundamentos da sociologia compreensiva: Volume 2. Brasília: UNB, 2009.

YÚDICE, George; E SILVA, Marie-Anne. A conveniência da cultura: usos da cultura na era global. Ed. UFMG, 2006.

Publicado

2020-12-18