O estudo das lutas, resistências e desafios enfrentados pelos povos indígenas na atualidade: aplicando a Lei n° 11.645/08 na Geografia no Ensino Médio

Autores

  • Angélica Angélica dos Reis Gabas Geógrafa pela Universidade de São Paulo. Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho

Resumo

 O presente artigo discute uma proposta de abordagem da questão indígena no ensino de Geografia do Ensino Médio, dando cumprimento à Lei n° 11.645/08, que institui a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” no currículo oficial escolar. A abordagem proposta tem como eixo norteador o pensamento e a pedagogia decolonial, além do bem viver e da desobediência epistêmica como formas de resistência indígena e apresenta as atuais lutas, resistências e desafios enfrentados pelos povos indígenas perante conflitos agrários e impactos socioambientais resultantes de empreendimentos hidrelétricos, agroindustriais e minerários. Pretende-se, assim, conscientizar e mobilizar os estudantes quanto à questão indígena, possibilitando a transformação social e a construção de um futuro no qual as ações e decisões políticas e econômicas não violem os direitos desses povos.

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Publicado

2017-02-16

Edição

Seção

Dossiê