A VIDA EM COMUM EM SOCIEDADES MULTICULTURAIS: ANÁLISE DAS RELAÇÕES SOCIAIS E DA ADAPTAÇÃO DOS ALUNOS ESTRANGEIROS DA UNILA EM FOZ DO IGUAÇU – PR
Resumo
Em Foz do Iguaçu (Paraná-Brasil), a implantação da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA), quis promover a integração dos países da América Latina. Na presente pesquisa, foram analisados os aspectos facilitadores e dificultadores da adaptação dos alunos da UNILA na cidade e verificou-se que com a chegada dos primeiros alunos estrangeiros, houve conflitos com a população.
Referências
BUARQUE, Cristovam. A aventura da universidade. 2a edição, São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista; Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
CHAPMAN, M. Perry. The campus at the millennium: A plea for community and place. Planning for Higher Education, 1999. Disponível em: http://jsi.sagepub.com/content/6/4/305.refs Acesso em: 22/03/2017.
COMISSÃO DE IMPLANTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA. A UNILA em Construção: um projeto universitário para a América Latina. Foz do Iguaçu, IMEA, 2009.
HANASSAB, Shideh. Diversity, International Students, and Perceived Discrimination: Implications for Educators and counselors. Journal of Studies in International Education, v. 10, n. 157, p. 157-172, 2006.
OROZCO, Carola Suárez; RHODES, Jean; MILBURN, Michael. Unraveling the immigrant p academic engagement and disengagement among recently arrived immigrant youth. Youth & Society, v. 41, n. 2, p. 151-185, 2009.
RIBEIRO, Adelia Miglievich. O pensamento crítico acerca da universidade na América Latina: de Darcy Ribeiro à “modernidade-colonialidade. Revista de estudos e pesquisas sobre as Américas, v. 8, n. 2, 2014. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/repam/article/view/10211>. Acesso em: 21 de fevereiro de 2017.
SILVA, Fabricio Pereira. Participação mercosulina: do macro ao micro. In: Por uma integração ampliada da América do Sul no século XXI/ [organização de] Ingrid Sarti... [et al.]– Rio de Janeiro: PerSe, 2013, p. 123-134. Disponível em: < http://su.diva-portal.org/smash/get/diva2:648611/FULLTEXT02.pdf>. Acesso em: 14 de março de 2017.