Porque a vida é mais difícil para os homens!

O abandono escolar dos rapazes negros

Autores/as

  • Beatriz Giugliani UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Resumen

O artigo analisa de forma crítico-interpretativa as relações de gênero entre os estudantes do ensino médio em escola pública em São Félix, Bahia. Constitui um recorte de tese em fase final que analisa o fenômeno da defasagem escolar dos rapazes em relação às moças, um tema onde, fatores relacionados com o gênero se combinam com questões raciais e de classe. A investigação recorreu à produção de métodos qualitativos para analisar os processos que levam estes jovens rapazes deixarem a escola; as formas cotidianas de resistência dos estudantes; e como negociam sua posição de sujeito frente a esse desafio. Uma investigação desenvolvida em diálogo com sujeitos da interação, no sentido sociopolítico da antropologia feita com aqueles que estudamos. Buscou-se perceber singularidades e complexidades de suas vidas, como enfrentam os valores da masculinidade hegemônica? De que maneira o racismo, as relações de poder e de gênero estão presentes, ou acontecem na escola, no caso, no interior da Bahia?

Biografía del autor/a

Beatriz Giugliani, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Doutoranda do Programa Multicisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Centro de Artes, Humanidades e Letras - Linha de Pesquisa: Identidade e Diversidade Cultural (2013). Especialista em Pedagogia da Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Especialista em Educação Psicomotora pela UFRGS (1986). Possui graduação em Licenciatura Plena em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979). Atualmente dedica-se principalmente nos temas sobre desempenho escolar/racial, educação, racismo, desigualdade racial e relações de gênero e raça e atua como coordenadora de campo do Projeto "Brincadeira de Negão".

Publicado

2021-02-26