Porque a vida é mais difícil para os homens!
O abandono escolar dos rapazes negros
Resumen
O artigo analisa de forma crítico-interpretativa as relações de gênero entre os estudantes do ensino médio em escola pública em São Félix, Bahia. Constitui um recorte de tese em fase final que analisa o fenômeno da defasagem escolar dos rapazes em relação às moças, um tema onde, fatores relacionados com o gênero se combinam com questões raciais e de classe. A investigação recorreu à produção de métodos qualitativos para analisar os processos que levam estes jovens rapazes deixarem a escola; as formas cotidianas de resistência dos estudantes; e como negociam sua posição de sujeito frente a esse desafio. Uma investigação desenvolvida em diálogo com sujeitos da interação, no sentido sociopolítico da antropologia feita com aqueles que estudamos. Buscou-se perceber singularidades e complexidades de suas vidas, como enfrentam os valores da masculinidade hegemônica? De que maneira o racismo, as relações de poder e de gênero estão presentes, ou acontecem na escola, no caso, no interior da Bahia?
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