Uma análise interseccional do documentário ‘Meu Nome é Daniel’
Palavras-chave:
Pessoas com deficiência, Documentário biográfico, Interseccionalidade, Lugar de fala, Meu nome é DanielResumo
O objetivo deste artigo é realizar uma análise interseccional proporcionada pela narrativa audiovisual do documentário autobiográfico Meu nome é Daniel (2018), cuja produção está dirigida, protagonizada, produzida e roteirizada por Daniel Gonçalves, cineasta carioca de 35 anos e uma pessoa com deficiência. A análise da narrativa audiovisual nos possibilita uma análise interseccional da temática da deficiência, problematizando tanto o “lugar de fala” do protagonista, quanto o cruzar da interseccionalidade da deficiência com outras conceituações multidimensionais que sinalizam como as categorias socialmente construídas de diferenciação interagem e criam uma complexa hierarquia social.
Referências
A PESSOA é para o que nasce. Direção: Roberto Berliner, Leonardo Domingues. Produção:
Paola Vieira, Rodrigo Letier, Jacques Cheuiche. Brasil: Europa Filmes, 1998. 1 DVD.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1990.
HEBERT de perto. Direção: Pedro Bronz, Roberto Berliner. Produção: Roberto Berliner, Rodrigo Letier, Alex Sander Silva. Brasil: Imagem Filmes, 2009. 1 DVD.
HIRATA, H. Gênero, classe e raça. Interseccionalidade e consubstancialidade das relações
sociais. Tempo soc. São Paulo, v. 26, n. 1, p. 61-73, jun. de 2014. Disponível em
scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702014000100005&lng=en&nrm=iso>.
Acessado em 08 mar. 2020.
HOJE eu quero voltar sozinho. Direção: Daniel Ribeiro. Produção: Diana Almeida, Daniel Ribeiro. Elenco: Ghilherme Lobo, Fábio Audi, Tess Amorim. Brasil: Vitrine Filmes, 2014.
JANELA da alma. Direção: João Jardim, Walter Carvalho. Produção: João Jardim, Flávio Tambellini. Brasil: Europa Filmes, 2001. 1 DVD.
KNUDSEN, S. Intersectionality - A Theoretical Inspiration in the Analysis of Minority Cultures
and Identities in Textbooks. Caught in the Web or Lost in the Textbook?. IARTEM -
International Association for Research on Textbooks and Educational Media. p. 61-76,
Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/252890593_Intersectionality_-_
A_Theoretical_Inspiration_in_the_Analysis_of_Minority_Cultures_and_Identities_in_Textbook>. Acessado em 08 mar. 2020.
MENDES, T. Meu nome é Daniel: coitadinho é o caralho. In: Adoro Cinema. s.l: Adoro Cinema, jun. 2018. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-265308/criticas-adorocinema/>. Acessado em 08 mar. 2020.
MEU nome é Daniel. Direção: Daniel Gonçalves. Produção: Daniel Gonçalves, Roberto Berliner, Rodrigo Letier. Brasil: Olhar Distribuição, 2018. DCP.
MEU pé esquerdo. Direção: Jim Sheridan. Produção: Noel Pearson Elenco: Daniel Day-Lewis, Brenda Fricker, Kirsten Sheridan. Reino Unido: Nordeste Distribuidora, 1989. 1 DVD.
O FILHO eterno. Direção: Paulo Machline. Produção:Rodrigo Teixeira. Brasil: Sony Pictures,
1 DVD.
PAUÊ - o passo de um vencedor. Direção: Fábio Cappellini, Alessandra Pereira. Produção:
Fábio Cappellini. Brasil: Raiz Distribuidora, 2015. 1 DVD
RIBEIRO, D. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento/ Justificando, 2017. Coleção
Feminismos Plurais. Disponível em: <http://www.uel.br/neab/pages/arquivos/Livros/RIBEIRO%20Djamila.%20O%20que%20e%20lugar%20de%20fala.pdf>. Acessado em 04 mar. 2020.
UMA lição de amor. Direção: Jessie Nelson. Produção: Jessie Nelson, Richard Solomon,
Edward Zwick, Marshall Herskovitz. Elenco: Sean Penn, Michelle Pfeiffer, Dianne Wiest. EUA:
New Line Cinema, 2002. 1 DVD
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.