Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista recebe trabalhos em fluxo contínuo, divulgando artigos, ensaios ou resenhas sobre ou desde o pensamento social e político latino-americano, caribenho, africano e asiático, com ênfase nas teorias decoloniais, pós-coloniais e subalternas, considerando as diversidades sociais, culturais e políticas como eixos importantes de análise epistêmica, tanto em suas dimensões puramente teórico-analíticas como também em suas aplicações práticas em pesquisas empiricamente orientadas.

Processo de Avaliação pelos Pares

Quando submetidos à avaliação, os textos serão analisados pelo editor para que se verifique se o material está dentro do escopo da proposta da revista. Após esta primeira triagem, os artigos serão enviados a dois pareceristas ad hoc para análise às cegas (blind view). Em caso de pareceres divergentes, um terceiro parecerista será consultado.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

“Epistemologias do Sul: Pensamento Social e Político em/para/desde América Latina, Caribe, África e Ásia” nasceu da necessidade do grupo de pesquisa homônimo de publicizar os resultados de suas investigações bem como de criar um espaço permanente para o debate intelectual interdisciplinar e para a troca de experiências entre pesquisadores e acadêmicos de diversas partes do mundo não ligados diretamente ao grupo, mas interessados no escopo de sua temática. Nesse sentido, a revista tem, desde sua criação e idealização, uma vocação internacionalista e transnacionalista, que se realiza na cooperação entre diferentes intelectuais que a torna(ra)m possível. A revista se propõe divulgar estudos sobre ou desde o pensamento social e político latino-americano, caribenho, africano e asiático, com ênfase nos estudos decoloniais, subalternos e pós-coloniais em toda a sua diversidade e variedade teórica e metodológica.