Descentralizando o centro, territorializando a arte
No coração do mundo
Palabras clave:
Território, Identidade, Estética, Produção artística, No Coração do MundoResumen
Esse artigo propõe refletir sobre o filme No Coração do Mundo (2019) e o trabalho da produtora Filmes de Plástico. Buscamos compreender o papel central da arte territorializada e os conflitos com a pretendida monopolização da produção dos imaginários pela indústria cultural. Igualmente, fazemos um diálogo com o debate sobre centro x periferia expresso por Gunder Frank, Milton Santos e a Estética do Oprimido, proposta pelo Teatro do Oprimido.
Citas
ENCONTRO com milton santos - o mundo global visto do lado de cá. Direção: Sílvio Tendler. Produção: Ana Rosa Tendler. Rio de Janeiro: Caliban Produções, 2006. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ifZ7PNTazgY Acesso em 15 abril 2021.
FRANK, A. O desenvolvimento do subdesenvolvimento. Revista Monthly Review Press. 1966.
MARINI, R. Dialética da Dependência. In: TRASPADINI, R.; STÉDILE, J. (Org.). Ruy Mauro Marini: vida e obra. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
MARTINS, G. Filmes de Plástico completa 10 anos com “No Coração do Mundo”. NO CORAÇÃO do Mundo. Direção: Gabriel Martins, Maurilio Martins. Produção: Thiago Macedo Corrêa. Elenco: Kelly Crifer, Leo Pyrata, Grace Passô, Bárbara Colen, Robert Frank, Rute Jeremias, Renato Novaes, Mc Carol de Niterói e Gláucia Vandeveld. Produtora: Filmes de Plástico. Belo Horizonte: Embaúba Filmes, 2019. 1 DCP (120 min).
SANTOS, B. Percursos Estéticos - Abordagens originais sobre o Teatro do Oprimido. Padê Editorial. 2018.
SANTOS, M. Da cultura à Indústria Cultural. Folha de S. Paulo, São Paulo, 19 mar. 2000, Caderno Mais.
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.