‘Reading the signs of my body’

Shakira, lugar e raça

Autores

  • Leo Name

Palavras-chave:

Shakira, Imagem, Raça, Personagem geográfica

Resumo

Pretendo analisar parte do conjunto de imagens relacionadas à cantora Shakira, compreendendo-a como uma personagem geográfica e indagando sobre seu papel na enunciação de um movediço sentido global de lugar e de um inconstante sentido global de “raça”. Para a tarefa, a partir de movimentações epistêmicas, debato com os escritos anticoloniais, pós-coloniais e decoloniais a respeito da ideia de “raça” e certa literatura sobre a narração de lugares, entrelaçando-os à torrente de imagens tecnicamente reprodutíveis que inunda e transcorre o globo. Assim, trato “raça” como performatividade, linguagem e imagem e alinho o debate sobre “imagem” para o debate etnorracial. Conduzo essa argumentação com o auxílio de montagens de imagens, uma narrativa visual não linear.

Referências

ALMEIDA JR., D. L. de A.; JACQUES; P. B.; SILVA, R. M. da. Narrar por relações I: O fragmento, o intervalo, a imaginação. In: JACQUES, P. B.; PEREIRA, M. da S. (org.). Nebulosas do pensamento urbanístico (Tomo 3: Modos de narrar). Salvador: Edufba, 2020, p. 22-49.

ARNOLD, D. La naturaleza como problema histórico: el medio, la cultura y la expansión de Europa. Mexico: Fondo de Cultura, [1996] 2000.

BBC NEWS. Shakira proud of Arab background. BBC News, 4 nov. 2005.

BARRIENDOS, J. A colonialidade do ver: rumo a um novo diálogo visual interepistêmico. Epistemologias do Sul, v. 3, n. 1, p. 38-56, (2011) 2019.

BENJAMIN, W. Pequena história da fotografia. In: Obras escolhidas: magia, técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, (1931) 1985a, p. 91-107.

BENJAMIN, W. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Obras escolhidas: magia, técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, (1939) 1985b, p. 165-196.

BOONE, E. H. Las estructuras de la historia. In: Relatos en rojo y negro: historias pictóricas de aztecas y mixtecos. Ciudad de México: Fondo de Cultura Económica, (2000) 2011, p. 80-103.

BRACCO, C. A invenção das dançarinas orientais. Redobra, v. 6, n. 15, p. 177-203, 2020.

BRAIT, B. A personagem. São Paulo: Ática, 1985.

BUTLER, J. El género en disputa: el feminismo y la subversión de la identidad. Buenos Aires: Paidós, (1990) 2007.

CANDIDO, A. A personagem do romance. In: CANDIDO, A.; ROSENFELD, A.; ALMEIDA PRADO, D. de; GOMES, P. E. S. (org.). A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 1976, p. 51-80).

CASTRO, T. Les Archives de la Planète: a cinematographic atlas. Jump Cut, n. 48, 2006.

CAÚLA, A. Trilogia das utopias urbanas. Salvador: Edufba, 2019.

CELIS, N. Las “verdades” de Shakira: corporalidad y caribeñidad en un fenómeno global. Aguaita, n. 17-18, p. 9-32, 2007

CELIS, N. The rhetoric of the hips. Shakira embodiment and the quest for Caribbean identity. In: FULANI, I. (org.). Archipelagos of sound. Kingston: University of West Indies Press, 2012, p. 191-213.

CEPEDA, M. E. Shakira as the idealized, transnational citizen: a case study of Colombianidad in transition. Latino Studies, v. 1, n. 2, p. 211-232, 2003.

CEPEDA, M. E. When Latina hips make/mark history: music video in the “new” American studies. Women & Performance: a journal of feminist theory, v. 18, n. 3, p. 235-252, 2008.

CÉSAIRE, A. Discurso sobre o colonialismo. São Paulo: Veneta, (1950) 2020.

CHADHA, M. Shakira's hips Bollywood bound? BBC News, Malasia, 4 set. 2006.

CHEVALIER, M. Géographie et paragéographies. L'Espace géographique, p. 5-17, 1989.

CORDEIRO, M. R. Considerações sobre a teoria e o método histórico-literário. Revista Brasileira de Literatura Comparada, v. 11, n. 14, p. 141-172, 2009.

COSGROVE, D. A geografia está em toda parte: cultura e simbolismo das paisagens humanas. In: CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z. (org.). Paisagem, tempo e cultura. Rio de Janeiro: Eduerj, (1989) 1998, p. 92-123.

COSGROVE, D. Tropical and tropicality. In: DRIVER, F.; MARTINS, L. Tropical visions in an age of Empire. Chicago: University of Chicago Press, 2005, p. 196-217.

DIEGO, X. Shakira: woman full of grace. New York: Fireside, 2001.

DRIVER, F.; MARTINS, L. (org.). Tropical visions in an age of Empire. Chicago: University of Chicago Press, 2005.

EVELYN, K. Super Bowl show’s Latino flavor and political edge hits home with audience. The Guardian, News, 3 fev. 2020.

FANON, F. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: Edufba, (1952) 2008.

FAZE. Shakira cover story: cultural fusion. Faze, 16 dez. 2011.

G1. Super Bowl 2020: Shakira e Jennifer Lopez celebram latinidade no show do intervalo. G1, Pop & Arte, 2 fev. 2020.

GARRIDO, M. Shakira y su "Waka Waka": fútbol, amor y plagio. La tercera, Culto, 14 jun. 2018.

GIROUX, H. A. Consuming social change: the “United Colors of Benetton”. Cultural Critique, n. 26, p. 5-32, 1993.

GÓES, A. M. Boto Cor-de-Rosa, uma narrativa sobre gênero, raça e violência. 2018. Dissertação (Mestrado em Literatura Comparada) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Foz do Iguaçu, 2018.

GONTOVNIK, M. Rastreando a la Shakira transnacional en su camino a la globalización. Zona Próxima, n. 13, p. 142-156, 2010.

GROSFOGUEL, R. El concepto de “racismo” en Michel Foucault y Frantz Fanon: ¿ teorizar desde la zona del ser o desde la zona del no-ser? Tábula Rasa, n. 16, p. 79-102, 2012.

HALL, S. Raça, o significante flutuante. Revista Z Cultural, v. 8, n. 2, (1995) 2013.

KIRKLAND, J. Shakira and Jennifer Lopez's Super Bowl Halftime Show quietly criticized Trump's immigration policies. Esquire, 3 fev. 2020.

LEÓN, C. Imagem, mídias e telecolonialidade: rumo a uma crítica decolonial dos estudos visuais. Epistemologias do Sul, v. 3, n. 1, p. 58-73, (2012) 2019.

MAHTANI, M. Tricking the border guards: performing race. Environment and Planning D: Society and Space, v. 20, n. 4, p. 425-440, 2002.

MARCINIAK, K. Palatable foreignness. In: MARCINIAK, K.; IMRE, A.; O’HEALY, Á. (org.). Transnational feminism in film and media. New York: Palgrave Macmillan, 2007. p. 187-205.

MARTINS, M. Shakira ofusca ‘We Are One’ e é acusada de plágio. TV Foco, Análises, 25 abr. 2014.

MASSEY, D. Um sentido global de lugar. In: ARANTES, A. A. (org.). O espaço da diferença. Campinas: Papirus, (1991) 2000, p. 176-185.

MBEMBE, A. Crítica da razão negra. São Paulo: n-1 edições, (2013) 2018.

MCKITTRICK, K. On plantations, prisons, and a black sense of place. Social & Cultural Geography, v. 12, n. 8, p. 947-963, 2011.

MEMMI, A. Retrato do colonizado precedido de retrato do colonizador. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, (1957) 2007.

MIGNOLO, W. D. La idea de América Latina. Barcelona: Geodisa Editorial, (2005) 2007.

MOREIRA, T. de A. O espaço público da cidade de Salvador/BA no cinema do início do século XXI. 2017. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade de Brasília. Brasília, 2017.

MUDIMBE, V. Y. A invenção da África: gnose, filosofia e a ordem do conhecimento. Petrópolis: Vozes, (1988) 2017.

NAME, L. Por uma geografia pop: personagens geográficos e a contraposição de espaços no cinema. 2008. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2008.

NAME, L. Geografia pop: o cinema e o Outro. Rio de Janeiro: Apicuri/Editora PUC-Rio, 2013.

NAME, L. Geografia e imagens: notas decoloniais para uma agenda de pesquisa. Espaço e Cultura, n. 39, p. 59-80, 2016.

NAME, L. Aníbal Quijano depois do dependentismo: notas inconclusivas sobre colonialidade, raça e a atualização do debate sobre centro e periferia. Epistemologias do Sul, v. 3, n. 2, p. 118-133, 2019.

NATHOO, Z. J.Lo and Shakira highlight diversity on the Super Bowl half-time stage. CBC, Entertainment, 3 fev. 2020.

NOGUEIRA, M. A. F. Mobilidade em potência e discurso publicitário na sociedade contemporânea globalizada: Brasil, 1982-2014. 2015. Tese (Doutorado em História, Política e Bens Culturais) – Fundação Getúlio Vargas. Rio de Janeiro, 2015.

NOGUEIRA, M.A.F. Trecos móveis: a mobilidade em potência e o novo papel social dos objetos na publicidade das marcas. Signos do Consumo, v. 13, n. 1, p. 72-81, 2021.

NOGUEIRA, M. A. F. Do movimento à mobilidade: uma análise semiótica da comunicação publicitária de marcas globais de automóveis. Intexto, n. 41, p. 112-124, 2018.

OSLENDER, U. Fleshing out the geographies of social movements: Colombia's Pacific coast black communities and the ‘aquatic space’. Political Geography, v. 23, n. 8, p. 957-985, 2004.

OTTE, G. A reprodutibilidade técnica da obra cinematográfica – representação ou clonagem: uma análise crítica de um conceito básico de Walter Benjamin. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, v. 8, p. 285-298, 2001.

PÉREZ F., I. Espacio, identidad y género: aproximaciones teóricas. Sevilla: Arcibel Editores, 2009.

POOLE, D. Visión, raza y modernidad: una economía visual del mundo andino de imágenes. Lima: Sur Casa de Estudios del Socialismo, (1997) 2000.

PORTAL POP LINE. Representante de Shakira assume que “Waka, Waka” é plágio de uma música africana. Pop Line, 01 jun. 2010.

PRATT, M .P. Os olhos do império: relatos de viagem e transculturação. Bauru: Edusc, (1992) 1999.

QUIJANO, A. Colonialidad y modernidad/racionalidad. Perú Indígena, v. 13, p. 11-29, 1992.

QUIJANO, A. ¡Qué tal raza! Ecuador Debate, n. 48, p. 141-151, 1999.

QUIJANO, A. Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina. In: LANDER, E. (org.) La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: CLACSO, 2000, p. 201-246.

REIS, M. Banda multirracial promete fazer o mundo dançar na abertura da Copa. G1, África do Sul 2010, 18 mai. 2010.

RODRIGUES, L. Os mapas jornalísticos sobre as Unidades de Polícia Pacificadora como representação visual do favelismo. Espaço e Cultura, n. 39, p. 179-204, 2016.

SAID, E. W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, (1978) 2007.

SCHLENKER, A. Rumo a uma memória decolonial: breves apontamentos para indagar sobre o acontecimento por trás do acontecimento fotográfico. Epistemologias do Sul, v. 3, n. 1, p. 74-91, (2012) 2019.

SEGATO, R. Racismo, discriminación y acciones afirmativas: herramientas conceptuales. In: ANSION, J.; TUBINO, F. (org.). Educar en ciudadanía intercultural: experiencias y retos en la formación de estudiantes universitarios indígenas. Lima: PUCP 2007, p. 63-89.

SHELLER, M. Consuming the Caribbean: from Arawaks to zombies. London: Routledge, 2003.

UOL. Hit de Shakira da década passada é primeiro lugar nos EUA após Super Bowl. Uol, Música, 4 fev. 2020

WILLIAMS, R. Culture is ordinary. In: Culture and society. London: The Hogart Press, 1968.

WRIGHT, J. K. Terrae incognitae: o lugar da imaginação na geografia. Geograficidade, v. 4, n. 2, p. 4-18, (1947) 2014.

Downloads

Publicado

2022-01-14

Edição

Seção

Artigos/Ensaios