O olhar pelas narrativas da EJA: o aluno como protagonista nas aulas de química

Autores

  • Rafael Martins Mendes Universidade Federal de Uberlândia/ Faculdade de Educação
  • Helder Eterno Silveira Universidade Federal de Uberlândia/ Campus Santa Mônica/Instituto de Química
  • Sheila Cristina Canobre Universidade Federal de Uberlândia/ Campus Santa Mônica/Instituto de Química
  • Fabio Augusto Amaral Universidade Federal de Uberlândia/ Campus Santa Mônica/Instituto de Química http://orcid.org/0000-0002-7419-013X

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v2i1.1043

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um campo carregado de complexidades entre os sujeitos que a constituem com modos, tempos, habilidades e aprendizagens diversas. Nesse caminho, partindo do contexto das aulas de química buscamos compreender, por meio da análise de suas narrativas, com a escrita de um memorial como as histórias de vida desses sujeitos revelavam aspectos relacionados à química, os conteúdos, as metodologias de aprendizagem, bem como os seus interesses em estudar esta disciplina. Assim, enquanto protagonistas de suas ações os alunos da EJA demonstraram que para uma compreensão mais significativa da química, essa disciplina deveria ser proposta a partir do contexto real, da observação do fenômeno, e que nesse sentido, os alunos deram todo o respaldo para problematizar o ensino dos conteúdos de química pertinentes à sua realidade.

Biografia do Autor

Rafael Martins Mendes, Universidade Federal de Uberlândia/ Faculdade de Educação

Licenciado em Química pela Universidade Federal de Uberlândia -UFU, mestre em química pelo Programa de Pós Graduação em Química da UFU, doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da UFU.  Professor de Química.

Helder Eterno Silveira, Universidade Federal de Uberlândia/ Campus Santa Mônica/Instituto de Química

Licenciado em Química pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU. Doutor em Química pela Unicamp e docente do Instittuto de Química da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. Responsável pela criação do curso de licenciatura em Química e pelo PIBID Química. Atualmente ocupa o cargo de pró reitor de Extensão da UFU.

Sheila Cristina Canobre, Universidade Federal de Uberlândia/ Campus Santa Mônica/Instituto de Química

Doutora em Ciências, área de concentração em físico química, pelo Instituto de Química da Universidade Federal de São Carlos. Docente do Instittuto de Química da Universidade Federal de Uberlândia.

Fabio Augusto Amaral, Universidade Federal de Uberlândia/ Campus Santa Mônica/Instituto de Química

Doutor em Ciências, área de concentração em físico química, pelo Instituto de Química da Universidade Federal de São Carlos. Docente do Instittuto de Química da Universidade Federal de Uberlândia. Apesar de ser eletroquímico por formação, tem paixão pela área de Ensino e pelo ser humano.

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Publicado

18.08.2018

Como Citar

Mendes, R. M., Silveira, H. E., Canobre, S. C., & Amaral, F. A. (2018). O olhar pelas narrativas da EJA: o aluno como protagonista nas aulas de química. Educação Química n unto e ista, 2(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v2i1.1043

Edição

Seção

Pesquisa en Punto de Vista