Submissions

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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • O(a) autor(a) declaro que realizou a inserção dos demais autores(as) (caso hajam) na plataforma durante o processo de submissão do artigo. Está ciente que após a submissão NÃO poderei mais inserir NENHUM(A) autor(a) ou autora no artigo. Concordo totalmente que a revista NÃO aceitará, de forma alguma, inclusões de autores(as) após a submissão do artigo pela plataforma, ou seja, a responsabilidade em inserir os autores(as) e sua ordem é EXCLUSIVA do autor(a) principal que está submetendo o artigo.
  • O(a) autor(a) está ciente que a quantidade máxima de autores(as) por artigo é 5 (cinco) e que a EQPV não permitirá alterações (inclusão e substituição) na autoria dos artigos após a submissão online. Solicitações de alteração de autoria implicam em arquivamento do artigo.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato .doc, .docx, ou .odt (Open Document Text).
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção propriedades do word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista. Logo, em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega devem ser rigorosamente seguidas.
  • O(a) autor(a) tem ciência que pode publicar somente um artigo a cada 12 meses na Educação Química en Punto de Vista.
  • O texto segue os padrões de estilo, formatação e requisitos bibliográficos descritos abaixo nas Diretrizes para Autores.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • A revisão do texto é de exclusiva responsabilidade do(a) autor(a). Caso seja identificado problema de escrita (textual, gramatical e ortográfica) no texto submetido, os editores se reservam o direito de devolver o artigo submetido ao(s) autor(es).
  • O(a) autor(a) responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
  • O(a) autor(a) deve declara que foi fornecido o identificador ORCID de cada um dos autores durante o processo de submissão. O cadastro deverá ser feito no site http://orcid.org. Leia aqui informações sobre o ORCID. - No campo URL pessoal de cada autor deverá ser inserido o link para o Currículo Lattes.

  • O(a) autor(a) declaro que o texto segue as orientações expostas em Diretrizes para Autores. Disponíveis em: https://revistas.unila.edu.br/eqpv/about/submissions
  • O(a) autor(a) assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho e que está ciente que a revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.

Author Guidelines

Diretrizes para Autores 

O processamento e a submissão de artigos na Revista Educação Química en Punto de Vista são gratuitos e a submissão deve ser feita exclusivamente via sistema eletrônico

Educação Química en Punto de Vista disponibiliza modelo de arquivo de texto (CLIQUE AQUI) com todas as normas de submissão. A formatação e a estrutura dos artigos, portanto, devem seguir rigorosamente o modelo acima. Vale pontuar que, o manuscrito NÃO DEVE CONSTAR A IDENTIFICAÇÃO E VÍNCULO DOS AUTORES. A inclusão dos dados (autoria e filiação) será realizada após avaliação e parecer conforme indicada na submissão. A versão final será encaminhada para os mesmos a fim de revisão. 

No momento da submissão, pedimos que os dados (nome completo, vínculo institucional e ORCID "obrigatório!") correspondam com as informações expressas no currículo Lattes.  

Os textos encaminhados para avaliação devem seguir rigorosamente o modelo, conforme as regras e orientações dispostas.

O trabalho deve ser encaminhado no formato de arquivo de texto (.rtf, .doc, .docx).

Todos os textos precisam passar por revisão linguística anteriormente à submissão.

Formatação:

a) Tamanho de folha A4, Margens inferior e superior 2,5cm, esquerda e direita 2,0cm;

b) Título: fonte Calibri, 16, negrito, centralizado, caixa normal, máximo 15 palavras;

c) Resumo, resúmen e abstract: máximo 150 palavras, Calibri, 11, justificado, espaçamento simples, seguida de indicação de até 5 palavras-chave (em português e em inglês), separadas por ponto e vírgula.

Obs.: Em relação às palavras-chave e keywords:

d) Corpo do texto: Calibri, 12, justificado, espaçamento 1,15. Primeira linha 1,25cm.

e) Seções em negrito e caixa alta, sem tabulação;

f) Notas de rodapé: devem ser empregadas quando estritamente necessárias e numeradas sequencialmente, Fonte calibri 10, justificada, espaçamento simples;

g) Tabelas, Figuras e Quadros: devem ser inseridas em seus respectivos locais no texto, títulos das Figuras devem ser inseridos imediatamente abaixo e das Tabelas e Quadros devem ser posicionados acima, justificados e tabulação de 1,25cm. Figuras devem ser encaminhadas na extensão .jpg ou .png com qualidade suficiente para publicação. Figuras ou Tabelas não produzidas pelos autores deverão ser acompanhadas da fonte.

h) Referências e citações devem seguir as normas ABNT.

i) A extensão do artigo varia conforme a seção à qual o texto será submetido. Pesquisa en Punto de Vista (deve conter no mínimo 15 páginas e no máximo 25 páginas, incluindo referências bibliográficas e notas); Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula (o texto deve conter no mínimo 15 páginas e no máximo 20 páginas); Puntos de Vista (o artigo completo deve conter no mínimo 15 páginas e no máximo 20 páginas, incluindo referências bibliográficas e notas).

j) A qualidade do texto (gramática, ortografia e digitação) é de responsabilidade do(s) autor(es) e será considerada critério de avaliação do Conselho Científico.

Quanto às citações:

a) Citações diretas com mais de três linhas devem ser colocadas em parágrafo único, recuo de 4 cm, sem recuo de primeira linha, justificado, fonte menor do que o texto. A referência ao autor deve vir no formato autor-data-página em caixa alta se vier após a citação. Dois autores devem separados por ponto e vírgula e, três ou mais autores, devem ser seguidos de et al. Quando a citação fizer parte do corpo do texto usar letras minúsculas, separando-se os autores pela letra “e”.

b) Citações diretas com menos de 4 linhas deverão ser inseridas no corpo do texto entre aspas.

2. As citações às referências bibliográficas devem ser inseridas no texto, estando no seguinte formato:

a) autor-data, com o sobrenome de cada autor em letra maiúscula. Ex.: (BOGDAN; BIKLEN, 2000, p. 201). Se faz parte do corpo do texto: Bogdan e Biklen (2000). Observe que no corpo do texto é usado ";" e não "&" ou “e”.

b) a citação direta é a transcrição textual fiel de parte de um conteúdo de uma obra. Por ser a transcrição exata de uma frase/parágrafo de um texto, a frase/parágrafo em questão será apresentada entre aspas duplas, indicando o número da página, podendo assumir duas formas, exemplos:

  • “A jornada tinha tudo para ser dificílima, mas não foi” (SOARES; SILVA; ALMEIDA, 2014, p. 37). 
  • De acordo com Soares, Silva e Almeida (2014, p. 37) “a jornada tinha tudo para ser dificílima, mas não foi”. 

3. Citações no texto com até três autores, deverão ter todos os sobrenomes inseridos. O et al (sem itálico) apenas será usado quando o número de autores for superior a três. Por exemplo, Silveiro et al. (2018) ou (SILVEIRO et al., 2018).

Quanto às referências bibliográficas:

1. As referências bibliográficas devem se ater as obras e autores citados no texto e devem ser apresentadas em ordem alfabética, segundo as normas NBR 6023/2002 da ABNT, ao final do trabalho.
É de responsabilidade do(s) autor(es) a correta e exata citação no texto e a correspondente informação na lista de referências ao final do mesmo. Seguir os exemplos abaixo: 

a) Livro contendo apenas um único autor:
SOBRENOME, Nome abreviado. Título em negrito. Edição. Local de edição: Editora, ano de edição, número de páginas.
Exemplo: 
BACHELARD, G. O racionalismo aplicado. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, p. 247, 1977.

b) Livro contendo dois autores:
SOBRENOME, Nome abreviado; SOBRENOME, Nome abreviado. Idem ao primeiro exemplo.
Exemplo: 
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal, PT: Porto Editora, p. 336, 2000.

c) Livro contendo três autores:
SOBRENOME, Nome abreviado; SOBRENOME, Nome abreviado; SOBRENOME, Nome abreviado. Idem ao primeiro exemplo.
Exemplo: 
SOARES, M. H. F. B.; SILVA, M. V. B.; ALMEIDA, A. M. Distintos Cavalheiros. Goiânia, GO: Kelps, p. 152, 2014.

d) Livro de mais de três autores:
SOBRENOME, Nome abreviado et al. Idem ao primeiro exemplo.
Exemplo: 
FRANCISCO JUNIOR, W. E. Analogias e situações problematizadoras em aulas de ciências. 1ª Ed. São Carlos-SP, Pedro & João Editores, p. 344, 2010.

e) Capítulo de livro:
SOBRENOME, Nome abreviado. Título do artigo. In: SOBRENOME, Nome abreviado (Ed./Org.). Título do livro em negrito. Edição, Local de edição: Editora, número de páginas do capítulo, ano de edição. 
Exemplo: 
SOARES, M. H. F. B.; MESQUITA, N. A. S. Experimentação lúdica no Pátio da Ciência da UFG: um espaço não formal e uma feira de ciências para alunos de graduação. Em: FRANCISCO, W. (Org.). Feira de Ciências: múltiplas possibilidades para o ensino. 1ed. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, p. 53-66, 2016.

f) Artigos em Revistas:
SOBRENOME, Nome abreviado. Título do artigo sem aspas ou itálico. Nome da Revista em negrito, volume, número, página(s), ano.
Exemplo:
VILLANI, A.; SANTANA, D. A. Analisando as interações dos participantes numa disciplina de física. Ciência & Educação, v. 10, n. 2, p. 197-217, 2004.

g) Dissertações e Teses:
SOBRENOME, Nome abreviado. Título da dissertação ou tese em negrito. Ano da defesa. Número de folhas. Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado em xxx [área]) – Nome da Instituição (Faculdade, Universidade), local, ano da publicação.
Exemplo:
PORTO, M. G. C. Jogo, TIC e ensino de química: uma Proposta Pedagógica. 2015. 249 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2015.

h) Trabalhos publicados em anais de eventos (Atas, anais, proceedings, resumos, entre outras):
SOBRENOME, Nome abreviado. Título do trabalho. In: Nome do congresso (SIGLA), Edição, Ano, Local. Anais (ou Atas), em negrito. Local de publicação dos anais: Editora, ano.
Exemplo:
ZYLBERSZTAJN, A. Resolução de problemas: uma perspectiva Kuhniana. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 6., 1998, Florianópolis. Anais... Florianópolis: SBF, 1998. 1 CD-ROM.

i) Publicação em meio eletrônico:

SOBRENOME, Nome abreviado. Título da matéria ou artigo. Título da publicação (site, revista), local, número, data (mês e ano). Disponível em: (endereço eletrônico). Acesso em: (data).
Exemplo:
CORRÊA, T. H. B. Los primeros años de la docencia en Química: una descripción en la práctica docente en Brasil. Educación y Ciencia, n. 18, p. 43-56, 2015. Disponível em: <http://revistas.uptc.edu.co/index.php/educacion_y_ciencia/article/view/5336>. Acesso em: 12 fev. 2017.

Por fim, solicitamos que as normas acima sejam cuidadosamente seguidas; caso contrário, os textos submetidos não serão considerados para avaliação.

Pesquisa en Punto de Vista

São artigos inéditos (relatos de pesquisa empírico ou teórico) que tenham profundidade na fundamentação teórica, problema de pesquisa claramente delineado, coerência metodológica e rigor acadêmico na discussão, que precisa estar cotejada por trabalhos pertinentes na literatura especializada.

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula

São artigos originados especialmente de estudos aplicados e que originaram materiais/experiências educacionais exitosas que podem ser replicadas em outros contextos. Deve-se refletir sobre as experiências, apresentando suas potencialidades e limites, bem como apresentar indicadores mensuráveis. É destinada especialmente a professores e egressos de programas de pós-graduação profissionais que queiram compartilhar seus trabalhos em sala de aula. A seção não publica propostas de produto/intervenção sem que tenham sido efetivadas em sala de aula.

Puntos de Vista

São artigos ou ensaios que compreendam a pluralidade dos temas de interesse da comunidade de educadores químicos (conceitos, história da química, multiculturalismo dentre outros) e que não se encaixem nas demais seções. Deve-se primar pela rigorosidade acadêmica das opiniões.

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.