Submissions
Submission Preparation Checklist
As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.- O(a) autor(a) declaro que realizou a inserção dos demais autores(as) (caso hajam) na plataforma durante o processo de submissão do artigo. Está ciente que após a submissão NÃO poderei mais inserir NENHUM(A) autor(a) ou autora no artigo. Concordo totalmente que a revista NÃO aceitará, de forma alguma, inclusões de autores(as) após a submissão do artigo pela plataforma, ou seja, a responsabilidade em inserir os autores(as) e sua ordem é EXCLUSIVA do autor(a) principal que está submetendo o artigo.
- O(a) autor(a) está ciente que a quantidade máxima de autores(as) por artigo é 5 (cinco) e que a EQPV não permitirá alterações (inclusão e substituição) na autoria dos artigos após a submissão online. Solicitações de alteração de autoria implicam em arquivamento do artigo.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
- O arquivo da submissão está em formato .doc, .docx, ou .odt (Open Document Text).
- A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção propriedades do word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista. Logo, em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega devem ser rigorosamente seguidas.
- O(a) autor(a) tem ciência que pode publicar somente um artigo a cada 12 meses na Educação Química en Punto de Vista.
- O texto segue os padrões de estilo, formatação e requisitos bibliográficos descritos abaixo nas Diretrizes para Autores.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- A revisão do texto é de exclusiva responsabilidade do(a) autor(a). Caso seja identificado problema de escrita (textual, gramatical e ortográfica) no texto submetido, os editores se reservam o direito de devolver o artigo submetido ao(s) autor(es).
- O(a) autor(a) responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
-
O(a) autor(a) deve declara que foi fornecido o identificador ORCID de cada um dos autores durante o processo de submissão. O cadastro deverá ser feito no site http://orcid.org. Leia aqui informações sobre o ORCID. - No campo URL pessoal de cada autor deverá ser inserido o link para o Currículo Lattes.
- O(a) autor(a) declaro que o texto segue as orientações expostas em Diretrizes para Autores. Disponíveis em: https://revistas.unila.edu.br/eqpv/about/submissions
- O(a) autor(a) assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho e que está ciente que a revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
Pesquisa en Punto de Vista
São artigos inéditos (relatos de pesquisa empírico ou teórico) que tenham profundidade na fundamentação teórica, problema de pesquisa claramente delineado, coerência metodológica e rigor acadêmico na discussão, que precisa estar cotejada por trabalhos pertinentes na literatura especializada.Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula
São artigos originados especialmente de estudos aplicados e que originaram materiais/experiências educacionais exitosas que podem ser replicadas em outros contextos. Deve-se refletir sobre as experiências, apresentando suas potencialidades e limites, bem como apresentar indicadores mensuráveis. É destinada especialmente a professores e egressos de programas de pós-graduação profissionais que queiram compartilhar seus trabalhos em sala de aula. A seção não publica propostas de produto/intervenção sem que tenham sido efetivadas em sala de aula.Puntos de Vista
São artigos ou ensaios que compreendam a pluralidade dos temas de interesse da comunidade de educadores químicos (conceitos, história da química, multiculturalismo dentre outros) e que não se encaixem nas demais seções. Deve-se primar pela rigorosidade acadêmica das opiniões.Copyright Notice
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).