Uma sequência didática para abordagem do tema lixo eletrônico no ensino de química

Autores

  • Cláudia Thamires da Silva Alves Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Josinaide Guerra de Santana Cavalcanti Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • José Euzebio Simões Neto Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v2i1.1101

Resumo

O objetivo desse trabalho foi a proposição de uma sequência didática para abordagem do tema lixo eletrônico no Ensino Médio. Para isso estruturamos a sequência intitulada "Lixo eletrônico e suas implicações sociais e ambientais", em cinco momentos: apresentação do problema social, levantamento de concepções, apresentação dos conceitos químicos estruturantes a partir de uma aula expositiva dialogada e dois momentos para resolução de problemas, um centrado no descarte do lixo eletrônico e outro nas ideias de obsolescência e reciclagem. Buscamos a validação da proposta a partir da aplicação em uma turma do Segundo Ano do Ensino Médio de uma escola técnica federal, localizada em Camaragibe, Pernambuco. Os resultados apontam para a validação da proposta, com destaque para a sugestão de utilização de coleta seletiva de lixo e de papa-pilhas na escola, porém, os estudantes mostraram ter dificuldades em entender a ideia de obsolescência do lixo eletrônico.

Biografia do Autor

José Euzebio Simões Neto, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Sou licenciado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 2005) e Mestre em Ensino das Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PPGEC/UFRPE, 2009). Depois de passar quase quatro anos na Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST), atualmente sou Professor Assistente na área de Ensino de Química do Departamento de Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (DQ/UFRPE).

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Publicado

18.08.2018

Como Citar

Alves, C. T. da S., Cavalcanti, J. G. de S., & Simões Neto, J. E. (2018). Uma sequência didática para abordagem do tema lixo eletrônico no ensino de química. Educação Química En Punto De Vista, 2(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v2i1.1101

Edição

Seção

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula