Uma sequência didática para abordagem do tema lixo eletrônico no ensino de química

Autores

  • Cláudia Thamires da Silva Alves Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Josinaide Guerra de Santana Cavalcanti Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • José Euzebio Simões Neto Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v2i1.1101

Resumo

O objetivo desse trabalho foi a proposição de uma sequência didática para abordagem do tema lixo eletrônico no Ensino Médio. Para isso estruturamos a sequência intitulada "Lixo eletrônico e suas implicações sociais e ambientais", em cinco momentos: apresentação do problema social, levantamento de concepções, apresentação dos conceitos químicos estruturantes a partir de uma aula expositiva dialogada e dois momentos para resolução de problemas, um centrado no descarte do lixo eletrônico e outro nas ideias de obsolescência e reciclagem. Buscamos a validação da proposta a partir da aplicação em uma turma do Segundo Ano do Ensino Médio de uma escola técnica federal, localizada em Camaragibe, Pernambuco. Os resultados apontam para a validação da proposta, com destaque para a sugestão de utilização de coleta seletiva de lixo e de papa-pilhas na escola, porém, os estudantes mostraram ter dificuldades em entender a ideia de obsolescência do lixo eletrônico.

Biografia do Autor

José Euzebio Simões Neto, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Sou licenciado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 2005) e Mestre em Ensino das Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PPGEC/UFRPE, 2009). Depois de passar quase quatro anos na Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST), atualmente sou Professor Assistente na área de Ensino de Química do Departamento de Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (DQ/UFRPE).

Referências

AZEVEDO, M. C. P. T. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: CARVALHO, A. M. P. (org.) Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Cengage Learning, 2010. 166 p.

CALIGARI, D. A.; PERFEITO, A. M. Infográfico: Possibilidades metodológicas em salas de aula de Ensino Médio. Entretextos, v.13, n. 1, p. 291-307, 2013.

COSTA, C. Educação, imagem e mídias. São Paulo: Cortez, 2005.

COSTA, Y. F.; SILVA, B. H. Polímeros: solução ou poluição? Uma abordagem CTS no ensino de química orgânica para o Ensino Médio. In: Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE, 13, 2013. Anais..., Recife-PE, 2013, p. 1-4.

COSTA, L. M.; TAROUCO, L. M. R. Infográfico: características, autoria e uso educacional. Novas Tecnologias na Educação, v. 8, n. 3, p. 1-14, 2010.

FAVERA, E. C. D. Lixo eletrônico e a sociedade. 2008. Disponível em: http://www-usr.inf.ufsm.br/~favera/elc1020/t1/artigo-elc1020.pdf (acessado em 15/07/2017)

FIRME, R. N.; AMARAL, E. M. R. Analisando a implementação de uma abordagem CTS na sala de aula de química. Ciência & Educação, v. 17, n. 2, p. 383-399, 2011.

GIBIN, G. B.; FERREIRA, L. H. Avaliação dos estudantes sobre o uso de imagens como recurso auxiliar no ensino de conceitos químicos. Química Nova na Escola, v.25, n. 1, p. 19-26, 2013.

MARTINS, I.; GOUVÊA, G.; PICCININI, C. L. Aprendendo com imagens. Ciência e Cultura, v. 57, n. 4, p. 38-40, 2005.

MÉHEUT, M. Teaching-learning sequences tools for learning and/or research. Paris: Springer, 2005.

MOURATO, E. R. G.; SIMÕES NETO, J. E. Uma sequência didática sobre petróleo e derivados para a construção de conceitos químicos na educação de jovens e adultos. Cadernos de estudos e pesquisa na educação básica, v. 1, n. 1, p. 78-97, 2015.

NASCIMENTO, L. M. M.; GUIMARÃES, M. D. M.; EL-HANI, C. N. Construção e validação de sequências didáticas para o ensino de biologia. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 7, 2009. Anais..., Florianópolis-SC, p. 1-12.

PARENTE, V. C. I. Contextualização do lixo eletrônico em aulas de química no Ensino Médio. Monografia, Graduação em Licenciatura em Química, Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

POZO, J. I.; GOMÉZ-CRESPO, M. A. Aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

SANTOS, K. F.; NUNES, A. O. Desafios para a adoção do enfoque CTS em práticas pedagógicas da educação básica: as percepções dos professores. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 6. n. 1, p. 169-190, 2016.

SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (ciência – tecnologia – sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio: pesquisa em educação em ciências, v. 2, n.2, p. 1-23, 2002.

SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. 1 ed. Ijuí-RS: EdUnijuí. 1997.

SILVA, B. H.; Amaral, E. M. R. Perspectiva CTS na formação inicial de professores de química: uma análise do planejamento para a ação docente. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 9, 2013. Anais..., Águas de Lindóia-SP, p. 1-8.

SIMÕES NETO, J. E.; CAMPOS, A. F.; MARCELINO-JR., C. A. C. Abordando a isomeria em compostos orgânicos e inorgânicos: uma atividade fundamentada no uso de situações-problema na formação inicial de professores de química. Investigações em Ensino de Ciências, v. 18, n. 2, p. 327-346, 2013.

Downloads

Publicado

18.08.2018

Como Citar

Alves, C. T. da S., Cavalcanti, J. G. de S., & Simões Neto, J. E. (2018). Uma sequência didática para abordagem do tema lixo eletrônico no ensino de química. Educação Química n unto e ista, 2(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v2i1.1101

Edição

Seção

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula