Experimentação no ensino de Química: analisando reflexões de licenciandos durante uma disciplina de prática de ensino
DOI:
https://doi.org/10.30705/eqpv.v2i2.1383Resumo
Neste trabalho, propõe-se analisar algumas reflexões realizadas por três estudantes de um curso de licenciatura sobre a experimentação no ensino de Química, a fim de avaliar a evolução de seus processos reflexivos e reconhecer indícios da aquisição de conhecimentos sobre a temática. Tais reflexões foram estimuladas por meio de questionários e narrativas reflexivas realizadas pelos estudantes ao longo de uma disciplina de prática de ensino, que teve como objetivo abordar pressupostos teóricos e práticos sobre a experimentação. Os resultados sugerem um movimento de evolução no processo reflexivo dos estudantes, que assumem, gradativamente, uma postura mais crítica diante da análise das atividades e temas abordados na disciplina, bem como indicam a modificação de concepções simplistas sobre a realização de atividades experimentais. Por fim, conclui-se que as reflexões realizadas potencializaram os processos de tomada de consciência e aquisição de novos conhecimentos sobre a experimentação no ensino de Química.
Referências
AZEVEDO, M. C. P. S. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: CARVALHO, A. M. P. et al (orgs.). Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006. pp. 19-33.
BRASIL, Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. PCN+ Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002. pp. 87-110.
CARVALHO, A. M. P. et al. (orgs.) Laboratório Aberto. In______. Termodinâmica: um ensino por investigação. São Paulo: FEUSP, 1999. cap. 3, pp. 69-77.
CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovação. 10 ed. São Paulo: Editora Cortez, 2011. 127 p.
FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R.; OLIVEIRA, R. C. Ensino experimental de química: uma abordagem investigativa contextualizada. Química Nova na Escola, v. 32, n. 2, pp. 101-106, 2010.
GIORDAN, M. O papel da experimentação no ensino de ciências. Química Nova na Escola, n. 10, pp. 43-49, 1999.
GALIAZZI, M. C.; MORAES, R. Análise Textual Discursiva. 3 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2016. 264 p.
GALVÃO, C. Narrativas em educação. Ciência e Educação, v.11, n. 2, pp. 327-345, 2005.
KUNDLASTCH, A.; AGOSTINI, G.; RODRIGUES, G. L. Conteúdos curriculares no ensino de química: analisando artigos da Química Nova na Escola sobre experimentação. Educação Química en punto de vista, v.2, n.1, pp. 102-124, 2018.
MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de Química: professores/pesquisadores. 4 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2013. 424 p.
MARCONDES, M. E. R (Org.). Atividades Experimentais de Química no Ensino Médio: reflexões e propostas. São Paulo: SEE/CENP, 2009. 85 p.
PERRENOUD, P. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed editora, 2002. 445 p.
SILVA, R. R.; MACHADO, P. F. L.; TUNES, E. Experimentar sem medo de errar. In: Ensino de Química em foco. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2013, cap. 9, pp. 231-261.
SOUZA, F. L. et al. Atividades experimentais investigativas no ensino de Química. São Paulo: Centro Paula Souza - Setec/MEC, 2013. 90 p.
SOUZA, J. R. T. Experimentação no ensino de Química. In______. Instrumentação para o Ensino de Química: pressupostos e orientações teóricas e experimentais. Belém: Ed. UFPA, 2011. pp. 21-30.
SUART, R. C.; MARCONDES, M. E. R. A manifestação de habilidades cognitivas em atividades experimentais investigativas no ensino médio de química. Ciências & Cognição, v. 14, n. 1, pp. 50-74, 2009.
SUART, R. C.; MARCONDES, M. E. R. O processo de reflexão orientada na formação inicial de um licenciando de Química visando o ensino por investigação e a promoção da alfabetização científica. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 20, pp. 1-28, 2018.
ZANON, D. A. V. Narrativa reflexiva: instrumento que favorece a formação de professores de Química. In: IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências -, 2007, Florianópolis. Anais do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).