Experimentação no ensino de Química: analisando reflexões de licenciandos durante uma disciplina de prática de ensino

Autores

  • Robson Macedo Novais Universidade Federal do ABC (UFABC)

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v2i2.1383

Resumo

Neste trabalho, propõe-se analisar algumas reflexões realizadas por três estudantes de um curso de licenciatura sobre a experimentação no ensino de Química, a fim de avaliar a evolução de seus processos reflexivos e reconhecer indícios da aquisição de conhecimentos sobre a temática. Tais reflexões foram estimuladas por meio de questionários e narrativas reflexivas realizadas pelos estudantes ao longo de uma disciplina de prática de ensino, que teve como objetivo abordar pressupostos teóricos e práticos sobre a experimentação. Os resultados sugerem um movimento de evolução no processo reflexivo dos estudantes, que assumem, gradativamente, uma postura mais crítica diante da análise das atividades e temas abordados na disciplina, bem como indicam a modificação de concepções simplistas sobre a realização de atividades experimentais. Por fim, conclui-se que as reflexões realizadas potencializaram os processos de tomada de consciência e aquisição de novos conhecimentos sobre a experimentação no ensino de Química.

Biografia do Autor

Robson Macedo Novais, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH)

Ensino de Química

Referências

AZEVEDO, M. C. P. S. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: CARVALHO, A. M. P. et al (orgs.). Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006. pp. 19-33.

BRASIL, Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. PCN+ Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002. pp. 87-110.

CARVALHO, A. M. P. et al. (orgs.) Laboratório Aberto. In______. Termodinâmica: um ensino por investigação. São Paulo: FEUSP, 1999. cap. 3, pp. 69-77.

CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovação. 10 ed. São Paulo: Editora Cortez, 2011. 127 p.

FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R.; OLIVEIRA, R. C. Ensino experimental de química: uma abordagem investigativa contextualizada. Química Nova na Escola, v. 32, n. 2, pp. 101-106, 2010.

GIORDAN, M. O papel da experimentação no ensino de ciências. Química Nova na Escola, n. 10, pp. 43-49, 1999.

GALIAZZI, M. C.; MORAES, R. Análise Textual Discursiva. 3 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2016. 264 p.

GALVÃO, C. Narrativas em educação. Ciência e Educação, v.11, n. 2, pp. 327-345, 2005.

KUNDLASTCH, A.; AGOSTINI, G.; RODRIGUES, G. L. Conteúdos curriculares no ensino de química: analisando artigos da Química Nova na Escola sobre experimentação. Educação Química en punto de vista, v.2, n.1, pp. 102-124, 2018.

MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de Química: professores/pesquisadores. 4 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2013. 424 p.

MARCONDES, M. E. R (Org.). Atividades Experimentais de Química no Ensino Médio: reflexões e propostas. São Paulo: SEE/CENP, 2009. 85 p.

PERRENOUD, P. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed editora, 2002. 445 p.

SILVA, R. R.; MACHADO, P. F. L.; TUNES, E. Experimentar sem medo de errar. In: Ensino de Química em foco. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2013, cap. 9, pp. 231-261.

SOUZA, F. L. et al. Atividades experimentais investigativas no ensino de Química. São Paulo: Centro Paula Souza - Setec/MEC, 2013. 90 p.

SOUZA, J. R. T. Experimentação no ensino de Química. In______. Instrumentação para o Ensino de Química: pressupostos e orientações teóricas e experimentais. Belém: Ed. UFPA, 2011. pp. 21-30.

SUART, R. C.; MARCONDES, M. E. R. A manifestação de habilidades cognitivas em atividades experimentais investigativas no ensino médio de química. Ciências & Cognição, v. 14, n. 1, pp. 50-74, 2009.

SUART, R. C.; MARCONDES, M. E. R. O processo de reflexão orientada na formação inicial de um licenciando de Química visando o ensino por investigação e a promoção da alfabetização científica. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 20, pp. 1-28, 2018.

ZANON, D. A. V. Narrativa reflexiva: instrumento que favorece a formação de professores de Química. In: IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências -, 2007, Florianópolis. Anais do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2007.

Downloads

Publicado

2019-01-31

Edição

Seção

Pesquisa en Punto de Vista