Analogia e mediação docente no processo de ensino e aprendizagem de equilíbrio químico
DOI:
https://doi.org/10.30705/eqpv.v2i2.1419Resumo
Este artigo é uma análise feita por um professor de ensino médio sobre a sua prática com analogias em aulas de Química sob a ótica da abordagem histórico cultural. Para este estudo foi escolhida uma analogia referente ao equilíbrio químico, onde professor e aluno trocam canetas a fim de demonstrar a definição de Equilíbrio Químico mostrando suas propriedades e suas deficiências e as suas eventuais possibilidades de colaboração que ela pode contribuir para a construção do pensamento químico do aluno. Para uma melhor compreensão as aulas foram gravadas e transcritas e logo após o uso da analogia, foi aplicado um teste aos alunos de ensino médio para que se apresentassem as possibilidades de análise dos resultados. Os conceitos da abordagem histórico-cultural desenvolvidos inicialmente por Vygotsky, principalmente: interação verbal, formação de conceitos, e significação e ressignificação de palavras serviram de base para a melhor compreensão do uso dessa analogia.
Referências
BACHELARD, G. A formação do espírito científico. Contribuição para uma Psicanálise do conhecimento. 5ªed. Rio de Janeiro, Contraponto. 2005.
BAKTHIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 5 ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010, 476p.
CURTIS, R. V.; REIGELUTH, C. M. The use of analogies in written text. Instructional Science, Dordrecht, v. 13, n. 2, 1984, p. 99-117.
DAGHER, Z. R. . O caso das analogias no ensino da ciência para a compreensão. In J.J Mintzes, J.H. Wandersee& J.D. Novak (Eds.). Ensinando Ciência Para A Compreensão (pp. 180-193). Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2000.
DUARTE, M. C. Analogias na Educação em Ciências: Contributos e Desafios. Investigações em Ensino de Ciências. v.10, nº1, 2005, p. 07-29.
DUIT, R. On the role of analogies and metaphors in learning science. Science Education. v.75,n.6, 1991, p.649.
FABIÃO, L. S. e DUARTE, M. C. Dificuldades de produção e exploração de analogias: um estudo no tema equilíbrio químico com alunos/futuros professores de ciências. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v.4, n.1, 2005, p.1-17.
FERRAZ, D. F.; TERRAZZAN. Ciência & Educação, Uso espontâneo de analogias por professores de biologia e o uso sistematizado de analogias: Que relação? v. 9, n. 2, 2003, p. 213-227.
FONSECA, E.G.F e NAGEM, R.L., A utilização de modelos, analogias e metáforas na construção de conhecimentos significativos à luz da teoria de Vygotsky. II Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia
FRANCISCO JR, W. E. Analogias em livros didáticos de química: um estudo das obras aprovadas pelo PNLEM 2007. Ciências e Cognição. Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, 2009, p. 121-143.
HARRISON, A. G.; TREAGUST, D. F. Science Analogies: avoid misconceptions with the systematic approach. The Science Teacher, n. 61, p.40-43, abril, 1994.
HARRISON, A. e TREAGUST, D. F. (2003). A typology of school science models. International Journal of Science Education, 22(9), 1011-1026.
GLYNN, S. M.; TAKAHASHI, T. Learning fromanalogy-enhancedsciencetext. Journal of Research in Science Teaching, v.35, n.10, 1989, p.1129.
MÓL, G. S. O uso de analogia no ensino de química. Tese (Doutorado em Educação em Química) Universidade de Brasília: Brasília/DF, 1999, p. 284.
NAGEM, R. L. Expressão e recepção do pensamento humano e sua relação como processo de ensino e de aprendizagem no campo da ciência e da tecnologia: imagens, metáforas e analogias. Seminário de Metodologias de Ensino na Área da Educação em Ciência. Belo Horizonte, 1997.
PERELMAN, C. Argumentação. In: Enciclopédia Einaudi. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1987.
RODRIGUES, L. P. Analogias, Modelos e metáforas na produção do conhecimento em Ciencias Sociais. Pensamento plural - periodicos.ufpel.edu.br. 2010.
THIELE, R. B.; TREAGUST, D. F. The nature and extent of analogies in secondary chemistry textbooks. Instructional Science, v. 22, n. 6, 1994, p. 61-64.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).