A História da Química de Coordenação à luz da epistemologia Kuhniana

Autores

  • Geilson Rodrigues Da Silva Licenciado em Química Pelo IFMS-Campus Coxim. Mestrando em Ensino de Ciências PPEC - INFI - UFMS. Professor Contratado de Química da E.E. Viriato Bandeira-COXIM/MS. http://orcid.org/0000-0002-2899-185X
  • Lucas Pereira Gandra Licenciado em Química pelo IFMS e Licenciado em Matemática pelo Claretino. Professor de Física e Ciências da Natureza da Fundação Educacional de Coxim. Responsável Técnico e Tutor de Aulas Práticas da UNOPAR pólo Coxim/MS. Responsável Técnico e Tutor de Aulas Práticas da Anhanguera pólo São Gabriel do Oeste/MS. Mestrando em Ensino de Ciências - PPEC - INFI - UFMS. http://orcid.org/0000-0001-7587-4384
  • Taniel Ferreira da Cruz Licenciado em Química Pelo IFMS. Professor Contratado de Química da E.E Leontino Alves De Oliveira- Rio Negro-MS.

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i1.1448

Resumo

A utilização da Epistemologia da Ciência integrado com a História da Ciência permite a discussão do processo de produção do conhecimento científico contribuindo para superar a visão distorcida da ciência que os docentes apresentam e que são levados para suas aulas. Dessa forma o presente estudo, tem como objetivo analisar o processo histórico da Química de Coordenação a partir das contribuições da epistemologia de Thomas Samuel Kuhn e apontar reflexões para o Ensino de Química. Para isso utilizou-se a ciência normal, paradigmas e revolução científica que foram interpretados para discutir o princípio de valência de Kekulé, a teoria de cadeia adaptado por Jorgensen e as contribuições de Werner para a valência e a estereoquímica. Sendo que essa discussão é importante para demonstrar o caráter não apenas empírico da ciência.

Biografia do Autor

Geilson Rodrigues Da Silva, Licenciado em Química Pelo IFMS-Campus Coxim. Mestrando em Ensino de Ciências PPEC - INFI - UFMS. Professor Contratado de Química da E.E. Viriato Bandeira-COXIM/MS.

Graduado em Licenciatura Plena em Química pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, foi aluno de iniciação científica PIBIC-CNPq, por quatro anos. Participou do grupo de pesquisa TAQUARI: Estudos e Pesquisas em Ensino, Tecnologias e Desenvolvimento Regional, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, por dois anos. Atualmente é Mestrando em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências- Instituto de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atuou na coorientação de projetos de pesquisa para as seguintes Feiras Científicas: Feira de Ciência e Tecnologia de Coxim (FECITECX-IFMS), Feira de Ciências e Inovação da região Norte de Mato Grosso do Sul (FECINORTE- E.E. Viriato Bandeira), Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETECMS-UFMS), Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE-USP). Atua nos seguintes Temas: Ensino de Ciências, Divulgação Científica, Iniciação Científica, Ensino de Astronomia, Ensino de Ciências na Educação Profissional e Química Ambiental.

Lucas Pereira Gandra, Licenciado em Química pelo IFMS e Licenciado em Matemática pelo Claretino. Professor de Física e Ciências da Natureza da Fundação Educacional de Coxim. Responsável Técnico e Tutor de Aulas Práticas da UNOPAR pólo Coxim/MS. Responsável Técnico e Tutor de Aulas Práticas da Anhanguera pólo São Gabriel do Oeste/MS. Mestrando em Ensino de Ciências - PPEC - INFI - UFMS.

Licenciado em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), foi aluno de Iniciação Científica PIBIC-CNPq por 3 anos e aluno de Iniciação à Docência PIBID-CAPES. Licenciado em Matemática pelo Claretiano. Licenciando em Física pela UNIMES. Especialista em Educação à Distância pela UNOPAR. Mestrando em Ensino de Ciências - PPEC - INFI - UFMS. É professor de Física, Química e Biologia da Fundação Educacional de Coxim (FEC). Professor de Física e Iniciação Científica da Escola Estadual Viriato Bandeira (E.E.V.B). Coordenador Pedagógico da Educação de Jpvens e Adultos (EJA) da Escola Santa Teresa. É Coordenador de Aulas Práticas EAD PREMIUM, Responsável Técnico e Tutor das Aulas Práticas da UNOPAR de Coxim e Anhanguera de São Gabriel do Oeste. Orientou mais de 80 projetos de iniciação científica de estudantes do Ensino Fundamental e Médio em Feiras Pré Universitárias como FECINORTE-E.E Viriato Bandeira, FECITECX-IFMS, FETEC-UFMS, MOSTRATEC e FEBRACE-USP. Atua principalmente nos seguintes temas: Modelagem para o Ensino de Química, Ensino de Química na Educação Profissional e Iniciação Científica.

Taniel Ferreira da Cruz, Licenciado em Química Pelo IFMS. Professor Contratado de Química da E.E Leontino Alves De Oliveira- Rio Negro-MS.

Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (2016) câmpus Coxim, foi bolsista PIBID Capes por 2 anos. Atua principalmente nos seguintes temas: Química dos Compostos de Coordenação e Atividade Biológica de Complexos. Atualmente é professor da Escola Estadual Leontino Alves de Oliveira.

Referências

CALLEGARIO, L, J.; et al. A História da Ciência no Ensino de Química: Uma Revisão. Revista Virtual de Química. V.7, n.3, p. 977-991, 2015.

CAVALCANTI, A, de S.; SILVA, M, de F, V.; MACÊDO, F, C, da S. Bases epistemológicas em educação em ciências: Imagens da ciência e o processo de ensino-aprendizagem. In: Conferencia de la asociación latino americana de Investigación Em Educación Em Ciencias, Lasera. Anais... Manaus: LASERA, 2013.

DAMASIO, F.; PEDUZZI, L, O, Q.; A formação de professores para um ensino subversivo visando uma aprendizagem significativa crítica: Uma proposta por meio de episódios históricos de ciência. Labore Ensino de Ciências. v. 1,n.1, p. 14-34, 2016.

DAMASIO, F.; PEDUZZI, L, O, Q.; História e Filosofia da Ciência na Educação Científica: Para Quê?. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. v. 19, s/n, p. 1-20, 2017.

FARIAS, R. F. Química de coordenação, fundamentos e atualidades. 2ª ed. Campinas: SP, Editora Átomo, 2009.

FARIAS, R. F. Werner, Jorgensen e o papel da intuição na evolução do conhecimento químico. Química Nova na Escola. n.13, p. 29-33, 2001.

FORATO, T, C, De M.; PIETROCOLA, M.; MARTINS, R, de, A.; Historiografia e Natureza da Ciência na Sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. v.28, n.1, p.27-58, 2011.

FRAGOSO, M.; et al. Recordando Thomas S. Kuhn (1922-1996). Gazeta de Física. v.1, n,1, p. 2-6, 1998.

GAMA, L, D.; ZANECTIC, J.; Reflexões epistemológicas para o Ensino de Ciências: Questões problematizadoras. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 7., 2009, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ENPEC, 2009. Disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/776.pdf. Acesso em: 27/07/2018.

KAUFFMAN, G, B.; Werner, Kekulé, and the Demise of the of Constant Valency. Journal of Chemical Education. v. 49, n.12, p. 813-817, 1972.

KAUFFMAN, G, B.; Sophus Mads Jorgensen (187-1914). Proceedings of the Pacific Southwest Association of Chemistry Teachers. v.36, n.10, p. 521-527, 1959.

KAUFFMAN, G, B.; Coordination Chemistry A Centrury of Progress. Washington: American Chemical Society, 1994.

KAUFFMAN, G, B.; A Stereochemical Achievement Of The First Order: Alfred Werner’S Resolution Of Cobalt Complexes, 85 Years Later. Bulletin History Of Chemistry. v.20, s/n, p. 50-59, 1997.

KOSMINSKY, L.; GIORDAN, M. Visões de Ciência e sobre Cientistas entre Estudantes do Ensino Médio. Química Nova na Escola. n. 15, p. 11-18, 2002.

KRAGH, H.; S.M. Jorgensen and his controversy with A. Werner. The British Journal for The History of Science. v.30, s/n, p. 203-219, 1997.

KUHN, T. S. A Estrutura das Revoluções Científicas. Tradução. Beatriz Viana Boeira. 10. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.

KUHN, T, S. A tensão essencial. Tradução: Marcelo Amaral Penna-Forte. Rio Claro: Editora Unesp, 2011.

LEE, J.D.; Química Inorgânica não tão concisa. 5 ed. Tradução: Henrique Eisi Toma. Rio de Janeiro: Blucher, 1999.

LÔBO, S, F.; MORADILLO, E, F.; Epistemologia e a Formação Docente em Química. Química Nova na Escola. n.17, maio, p. 39-41,2003.

MASSONI, N, T.; A epistemologia contemporânea e suas contribuições em diferentes níveis de Ensino de Física: A questão da mudança epistemológica. 2010. 410f. Tese de Doutorado em (Ciências Instituto de Física), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

MASSONI, N, T.; MOREIRA, M.; Interfaces entre visões epistemológicas e ensino de ciências. Ensino, Saúde e Ambiente. v.9, n.1, p. 1-32, 2016.

MENDONÇA, A, L, O.; VIDEIRA, A, A, P.; Progresso científico e incomensurabilidade em Thomas Kuhn. Scientiae Studia, v.5, n.2, p. 169-183, 2007.

MOREIRA, M.; MASSONI, N.T.; Epistemologias do século XX. Ed. EPU. São Paulo, 2011.

OKI, M, C, M.; Paradigmas Crises e Revoluções: A História da Química na perspectiva Kuhniana. Química Nova Na Escola. n.20, p. 32-37, 2004.

OSTERMANN, F.; A Epistemologia de Kuhn. Caderno Catarinense de ensino de física. v.13, n.13, p. 184-196, 1996.

PORLÁN, R.; RIVERO, A.; MARTÍN DEL POZO, R. Conocimiento professional y epistemologia de los professores II: estúdios empíricos e conclusiones. Enseñanza de las Ciências: Revista de Investigación y Experiencias Didáticas. v. 16, n.2, p. 171-289, 1998.

PRAIA, J.; CHACHAPUZ, A.; GIL-PÉREZ, D.; A hipótese e a experiência científica em educação em ciência: Contributos para uma reorientação epistemológica. Ciência & Educação. v.8,n.2, p. 253-262, 2002.

RODRIGUES-JUNIOR, E.; et al. Implicações didáticas de história da ciência no ensino de Física: Uma revisão de literatura através da análise textual discursiva. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. v.32, n.3, p. 769-808, 2015.

SAITO, F.; BELTRAN, M, H, R.; Revisitando as relações entre ciência e “techné”: Ciência, técnica e tecnologia nas origens da ciência moderna. In: Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 14., 2014, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: SNHCT, 2014. Disponível em: https://www.14snhct.sbhc.org.br/arquivo/download?ID_ARQUIVO=1713. Acesso em: 27/07/2018.

SANTOS, L, M.; et al. Química de Coordenação: Um sonho audacioso de Alfred Werner. Revista Virtual de Química. v.6, n,5, p. 1260-1281, 2014.

SOUZA, T, A.; A concepção de ciência em Thomas Kuhn. 2012. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia), Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

SOUZA, V.C.A. JUSTI, R.S. Diálogos possíveis entre o ensino fundamentado em modelagem e a história da ciência. Revista electrónica de enseñanza de las ciencias. v. 11, n. 2, p. 385-405, 2012.

SPERANDIO, C, S.; Incomensurabilidade: Uma Questão Epistemológica Ou de Linguagem. 2014. 113f. Dissertação de Mestrado (Em Filosofia, Departamento de Filosofia da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humana- Universidade Federal de São Paulo), São Paulo, 2014.

TAUCEDA, K.C.; NUNES, V.M; DEL PINO, J.C. O livro didático e as representações mentais de bioquímica e biofísica em alunos do ensino médio. Experiências em Ensino de Ciências. v.6, n.1, p. 57-68, 2011.

TOMA, E, H.; Alfred Werner e Heinrich Rheinboldt: Genealogia e Legado Científico. Química Nova. v.37, n.3, p. 574-581, 2014.

Downloads

Publicado

28.08.2019

Como Citar

Da Silva, G. R., Gandra, L. P., & da Cruz, T. F. (2019). A História da Química de Coordenação à luz da epistemologia Kuhniana. Educação Química n unto e ista, 3(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i1.1448

Edição

Seção

Puntos de Vista