“Que gosto bom!”: promovendo a alfabetização científica nos anos iniciais a partir do tema paladar

Autores

  • Anny Carolina de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Alexandra Epoglou Universidade Federal de Sergipe - UFS

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i1.1645

Resumo

Tendo em vista o grande enfoque dos componentes curriculares de Português e Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, muitas vezes a disciplina de Ciências é ignorada ou abordada de forma memorística e distante da vivência dos estudantes. Dessa maneira, percebe-se a necessidade de uma abordagem que contemple a compreensão de situações e problemas recorrentes do cotidiano dos alunos, possibilitando uma formação mais integral dos sujeitos. Para tanto, em uma escola pública do Triângulo Mineiro, foi desenvolvido o Projeto Hora da Ciência com estudantes de oito a dez anos. Com a utilização de textos de divulgação científica extraídos da Revista Ciência Hoje das Crianças, somados a diferentes atividades práticas e registros em papel, foi possível perceber que as crianças não só possuem interesse por temas da área de Ciências da Natureza como também são capazes de formularem e sustentarem explicações para diferentes aspectos da vida.

Biografia do Autor

Anny Carolina de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Alexandra Epoglou, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutora em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo. Professora da Universidade Federal de Sergipe - UFS.

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Publicado

28.08.2019

Como Citar

Oliveira, A. C. de, & Epoglou, A. (2019). “Que gosto bom!”: promovendo a alfabetização científica nos anos iniciais a partir do tema paladar. Educação Química n unto e ista, 3(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i1.1645

Edição

Seção

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula