Simulando a toxicidade de pilhas e baterias por meio de um bioensaio simples e de baixo custo

Autores

  • David Lucas Zegolan Marcondes
  • Danielle da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná - câmpus Campo Mourão.
  • Rafaelle Bonzanini Romero Universidade Tecnológica Federal do Paraná - câmpus Campo Mourão.
  • Adriano Lopes Romero Universidade Tecnológica Federal do Paraná - câmpus Campo Mourão.

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i1.1662

Resumo

A presente comunicação apresenta um bioensaio, que utiliza fermento biológico seco instantâneo como organismo teste, para avaliar a toxicidade de pilhas e baterias. Para isso, montou-se um aparato, relativamente simples, que consiste de um reator fermentativo acoplado a um recepiente contendo solução de hidróxido de cálcio e indicador de pH. Para as situações em que é adicionado soluções contendo substâncias tóxicas ao reator fermentativo, observa-se diminuição da produção de gás carbônico, evidência que está associada a diminuição da viabilidade celular do organismo teste, e aumento do tempo necessário para neutralizar a solução básica com indicador. A atividade experimental permite simular, de forma simples e rápida, a toxicidade de pilhas e baterias, podendo contribuir para a conscientização do descarte adequado desses materiais, assim como explorar vários conhecimentos químicos de cunho conceitual e procedimental.

Biografia do Autor

David Lucas Zegolan Marcondes

Licenciando em Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - câmpus Campo Mourão.

Adriano Lopes Romero, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - câmpus Campo Mourão.

Doutorando em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Unioeste. Professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - câmpus Campo Mourão.

Downloads

Publicado

28.08.2019

Como Citar

Zegolan Marcondes, D. L., da Silva, D., Bonzanini Romero, R., & Lopes Romero, A. (2019). Simulando a toxicidade de pilhas e baterias por meio de um bioensaio simples e de baixo custo. Educação Química n unto e ista, 3(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i1.1662

Edição

Seção

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula