Atividades em Grupos Comuns versus Aprendizagem Cooperativa: percepções de estudantes no ensino médio de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v4i1.2230

Resumo

A aprendizagem cooperativa é uma metodologia construtivista que pode auxiliar no ensino de Química, tornando-o mais dinâmico, ajudando na aprendizagem dos conhecimentos químicos e o desenvolvimento de habilidades interpessoais. Neste trabalho, buscou-se verificar, a partir da aplicação do Método de Aprendizagem Cooperativa Co-op-Co-op para o estudo de Funções Orgânicas, as opiniões de alunos do Ensino Médio a respeito das Atividades em Grupos Comuns (AGC), rotineiramente empregadas durante a educação básica e o Método de Aprendizagem Cooperativa (MAC). Para tanto, foram aplicados questionários estruturados no formato da escala Likert a respeito das AGC e do MCA. Os resultados apontam que, cerca de 91% dos alunos responderam positivamente à implementação do MCA como ferramenta metodológica para o ensino de Química. Assim, o MCA trouxe benefícios no processo de ensino e aprendizagem de Química, como a melhora no aprendizado dos conteúdos, desenvolvimento nos relacionamentos aluno-aluno e professor-aluno, além da promoção de habilidades sociais.

Biografia do Autor

Raimundo Kauê Monteiro Furtado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA/Campus Codó

Licenciado em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA/Campus Codó é membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Maranhão - GPEQUIMA, atuando na área de ensino de Química, com ênfase em Métodos Cooperativos de Aprendizagem.

Leonardo Baltazar Cantanhede, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA/Campus Codó

Severina Coelho da Silva Cantanhede, Universidade Federal do Maranhão - UFMA/Campus Codó

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão, Mestrado em Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de São Carlos, PPGQ- UFSCar. Atualmente é doutoranda do Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Atua na área de Ensino da Química, com ênfase em Textos de Divulgação Científica, Abordagem CTS/CTSA e Métodos de Aprendizagem Cooperativa. É professora Assistente, em regime de dedicação do exclusiva do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão/Campus de Codó. Atua como coordenadora no Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Maranhão (GPEQUIMA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/Campus Codó.

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Publicado

12.08.2020

Como Citar

Furtado, R. K. M., Cantanhede, L. B., & Cantanhede, S. C. da S. (2020). Atividades em Grupos Comuns versus Aprendizagem Cooperativa: percepções de estudantes no ensino médio de Química. Educação Química En Punto De Vista, 4(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v4i1.2230

Edição

Seção

Pesquisa en Punto de Vista