Educação Ambiental no ensino de Química: o lixo eletrônico como abordagem temática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v4i1.2268

Resumo

Trabalhar a temática “Lixo Eletrônico” no ensino de Química visa, a médio e longo prazo, formar cidadãos mais conscientes e, disseminadores dos conhecimentos aprendidos em sala de aula para a sociedade. Além disso, através da utilização de metodologias de ensino diversificadas, busca-se tornar a aula de Química mais interessante para os estudantes. Neste caso, escolhemos realizar uma abordagem temática, com base no “Educar pela Pesquisa”, por meio da realização de uma Sequência Didática composta por cinco etapas complementares. Diversos recursos didáticos foram utilizados, como audiovisuais, artísticos, textuais e laboratoriais, além de uma visita técnica. O feedback dos estudantes foi muito positivo, em virtude das atividades diferenciadas. Por outro lado, ao final da sequência, ainda foi possível presenciar atitudes inconscientes em relação a temática trabalhada, ou seja, o lixo que produzem e descartam. Isso ressalta que mais esforços podem ser dispendidos em prol da efetiva conscientização dos indivíduos.

Biografia do Autor

Camila Pesenato Magrin, Universidade Federal de Santa Catarina/Florianópolis/SC/Brasil

Graduada em Química - Licenciatura pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), é especialista em Gestão e Educação Ambiental pela Uniasselvi, atualmente cursa mestrado em Química, com ênfase em Química Analítica na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e especialização em Docência no Ensino Superior.

Caroline Zanotto, Universidade Estadual do Centro-Oeste/Guarapuava/PR/Brasil

Doutorando em Química Programa de Doutorado Associado UEL UEPG UNICENTRO em andamento. Mestre em Química Aplicada pelo Programa de Pós Graduação em Química Aplicada da UNICENTRO (2017). Graduação em Bacharelado em Química Industrial e Licenciatura em Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2012), graduação em Tecnologia em Controle de Processos Químicos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2009). Experiência como docente em ensino superior, técnico e ensino médio na área de Química.

Cláudia Almeida Fioresi, Universidade Federal da Fronteira Sul/Realeza/PR/Brasil

Possui graduação em Química/Licenciatura pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Toledo. Mestrado em Educação do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu Nível- Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel. É professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza na área de Educação Química. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Publicado

12.08.2020

Como Citar

Magrin, C. P., Zanotto, C., & Fioresi, C. A. (2020). Educação Ambiental no ensino de Química: o lixo eletrônico como abordagem temática. Educação Química n unto e ista, 4(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v4i1.2268

Edição

Seção

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula