Alfabetização científica na Educação Superior: uma experiência didática em aulas de Química Analítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v4i1.2403

Resumo

Nesse trabalho, foi desenvolvida uma atividade envolvendo leitura e interpretação de textos em aulas práticas de Química Analítica para alunos de um curso de Engenharia Química. Nessa atividade, as produções discentes foram analisadas de acordo com o referencial da Análise de Discurso de vertente francesa, em relação à autoria desenvolvida. A presença da repetição histórica em muitos textos analisados permitiu inferir que o aluno resgatou conhecimentos previamente adquiridos por meio de sua memória discursiva, fazendo surgir no processo interpretativo outras leituras que o auxiliaram a compreender o texto científico. Nesse processo de produção de sentidos foi possível identificar fragmentos textuais que puderam atuar como indicadores de alfabetização científica, a partir do momento que o aluno autor expressava-se com construções próprias e reconhecia a importância econômica, social e/ou ambiental do artigo lido. Tais indicadores mostraram a contribuição de textos científicos para com o processo de alfabetização científica na Educação Superior.

Referências

BRUEHL, M.; PAN, D.; FERRER-VINENT, I. J. Desmystifying the chemistry literature: building information literacy in first-year chemistry students through student-centered learning and experiment design. Journal of Chemical Education, v. 92, p. 52-57, 2015.

CACHAPUZ, A. et al. (org.) A necessária renovação do ensino de Ciências. São Paulo, SP: Cortez, 2005.

CAMPANARIO, J. M. Algunas posibilidades del artículo de investigación como recurso didáctico orientado a cuestionar ideas inadecuadas sobre la ciencia. Enseñanza de las Ciencias, v. 22, n. 3, p. 365-378, 2004.

CHASSOT, A. Para que(m) é útil o ensino? Canoas, RS: Editora ULBRA, 2004.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí, RS: Editora UNIJUÍ, 2006.

DEMO, P. Pesquisa como princípio educativo na universidade. In: MORAES, R.; LIMA, V. M. R. Pesquisa em sala de aula – tendências para a educação em novos tempos. Porto Alegre, RS: ediPUCRS, 2012.

DEVEGILI, K. L.; LAWALL, I. T. A construção e aplicação de projetos temáticos e as suas contribuições para uma alfabetização científica e tecnológica. Revista Dynamis, v. 25, n. 2, p. 224-242, 2019.

FERRER-VINENT, I. J.; BRUEHL, M.; PAN, D.; JONES, G. L. Introducing scientific literature to honors general chemistry students: teaching information literacy and the nature of research to first-year chemistry students. Journal of Chemical Education, v. 92, p. 617-624, 2015.

GALIAZZI, M. C.; GONÇALVES, F. P. A natureza pedagógica da experimentação: uma pesquisa na licenciatura em química. Química Nova, v. 27, n. 2, p. 326-331, 2004.

LÔBO, S. F. O trabalho experimental no ensino de química. Química Nova, v. 35, n. 2, p. 430-434, 2012.

LUZ, A. R.; LONGHIN, S. R. A experimentação demonstrativa no ensino de química promovendo o conhecimento científico. Scientia Naturalis, v. 1, n. 4, p. 174-188, 2019.

ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2002.

ORLANDI, E. P. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Campinas, SP: Pontes Editores, 2007.

SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Função social: o que significa ensino de química para formar cidadão? Química Nova na Escola, v. 4, p. 28-34, 1996.

Downloads

Publicado

12.08.2020

Como Citar

Aguiar, V. S., & Simoni, J. de A. (2020). Alfabetização científica na Educação Superior: uma experiência didática em aulas de Química Analítica. Educação Química n unto e ista, 4(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v4i1.2403

Edição

Seção

Pesquisa en Punto de Vista