Alfabetização científica na Educação Superior: uma experiência didática em aulas de Química Analítica
DOI:
https://doi.org/10.30705/eqpv.v4i1.2403Resumo
Nesse trabalho, foi desenvolvida uma atividade envolvendo leitura e interpretação de textos em aulas práticas de Química Analítica para alunos de um curso de Engenharia Química. Nessa atividade, as produções discentes foram analisadas de acordo com o referencial da Análise de Discurso de vertente francesa, em relação à autoria desenvolvida. A presença da repetição histórica em muitos textos analisados permitiu inferir que o aluno resgatou conhecimentos previamente adquiridos por meio de sua memória discursiva, fazendo surgir no processo interpretativo outras leituras que o auxiliaram a compreender o texto científico. Nesse processo de produção de sentidos foi possível identificar fragmentos textuais que puderam atuar como indicadores de alfabetização científica, a partir do momento que o aluno autor expressava-se com construções próprias e reconhecia a importância econômica, social e/ou ambiental do artigo lido. Tais indicadores mostraram a contribuição de textos científicos para com o processo de alfabetização científica na Educação Superior.Referências
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