Concepções e expectativas de licenciandos em Química sobre o Estágio Supervisionado
DOI:
https://doi.org/10.30705/eqpv.v5i1.2522Resumo
Este trabalho investiga as concepções e expectativas de licenciandos em Química em torno do Estágio Supervisionado, no contexto da unidade curricular intitulada Socialização de Estágio A, que foi iniciada no primeiro semestre letivo de 2020 da Universidade Federal de São João del-Rei. Para isso, partimos de uma pergunta divulgada no fórum on-line de discussão, a partir da qual foi possível delinear as compreensões dos discentes à luz dos referenciais apresentados e dos documentos oficiais regulamentadores. Inicialmente, as análises mostraram a necessidade de reformular a etapa de observação escolar, devendo essa ser permeada por uma reflexão crítica. Além disso, concepções e expectativas também circundam em torno da "aplicação do conhecimento adquirido" ao longo da graduação, apontando indícios ainda existentes do modelo da racionalidade técnica. Para outros estagiários, essa vivência no Estágio Supervisionado fomenta a ressignificação das ações no ambiente escolar, exigindo organização, planejamento e pesquisa.
Referências
AFONSO, A. F. Os professores da escola de Educação Básica e suas contribuições na formação dos bolsistas de iniciação à docência da área de Química. Tese (Doutorado em Ciências). Programa de Pós-Graduação em Química, Universidade Federal de São Carlos, 2013. 161f.
BENITES, L. C.; SOUZA NETO, S.; BORGES, C.; CYRINO, M. Qual o papel do professor-colaborador no contexto do estágio curricular supervisionado na Educação Física? Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v.20, n.4, p.13-25, 2012.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP n. 15/2005. Brasília, 2005.
BRASIL. Projeto Pedagógico do Curso de Química – Grau Acadêmico Licenciatura. Universidade Federal de São João del-Rei. São João del-Rei - MG, 2018.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 02/2015, de 1o de julho de 2015. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, seção 1, n. 124, 02 de julho de 2015.
CABRAL, W. A.; FLÔR, C. C. (Re)pensando as práticas de escrita na disciplina de estágio supervisionado em química: com a palavra, os estagiários. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), v. 18, p. 161-174, 2016.
GHEDIN, E.; ALMEIDA, M. I. de; LEITE, Y. U. F. Formação de Professores: Caminhos e Descaminhos da Prática. Brasília: Liber: Livro Editora, 2008.
JARMENDIA, A. M. Paradigmas de formação docente: relato de uma experiência de formação. In: JARMENDIA, A. M; UTUARI, S (orgs). Formação de professores e estágios supervisionados: fundamentos e ações. São Paulo: Terracota, 2009.
LIMA, M. S. L; AROEIRA, K. P. O estágio curricular em colaboração, a reflexão e o registro reflexivo dos estagiários: um diálogo entre a universidade e a escola. In: GOMES, M. O. (org.). Estágio na formação de professores: possibilidades formativas entre ensino, pesquisa e extensão. 1a edição. São Paulo: Loyola, 2011.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 2012.
MELO, L. B. C. de; SOUZA, M. A. de; SILVA, J. G. da. Motivação para a aprendizagem em crianças escolares: revisão narrativa. Revista Eletrônica Acervo Científico, v.10, p.1-7, 2020.
MERRIAM, S. B. Pesquisa qualitativa: um guia para o design e implementação. 2. ed. São Francisco: Jossey-Bass, 2009.
MINAYO, M. C. S. O Desafio do Conhecimento – Pesquisa Qualitativa em Saúde. 10. ed. Editora Hucitec, São Paulo, 2007.
PIMENTA, S. G. O Estágio na Formação de Professores: unidade Teoria e Prática? São Paulo: Cortez, 11a edição, 2012.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2012.
_______. Diferentes concepções do Estágio Obrigatório. In: GURIDI, V. M.; PIOKER-HARA, F. C. (org). Experiências de Ensino nos estágios obrigatórios. Campinas, SP: Editora Alínea, 2013.
SANTOS, H. dos. O Estágio Curricular na Formação de Professores: Diversos Olhares. 2004. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação Química en Punto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).