Agrotóxicos como uma proposta de alfabetização científica pelo ensino de Química

um ensaio analítico

Autores

  • Nathalia Farias Telles da Silva IFRJ/Nilópolis
  • Pedro Lucas de Carvalho Machado dos Santos IFRJ/Nilópolis
  • Jorge Cardoso Messeder IFRJ/PROPEC

Resumo

O presente texto tem como objetivo reforçar a importância da abordagem do tema agrotóxicos no ensino de Química e Ciências, diante da polêmica liberação de novos desses produtos no Brasil. Mediante a revisão de outras produções acadêmicas que trazem a temática dos agrotóxicos, procurou-se tratar, em um formato de ensaio analítico, sobre o uso indiscriminado desses pesticidas, com vistas à alfabetização científica dos estudantes. Muitas são as possibilidades para discussões no âmbito educacional, com críticas à importância da regulamentação para uso de agrotóxicos, os cuidados durante o manuseio, conhecimento da nocividade e prática da agricultura orgânica como alternativa sustentável para os dias atuais.

Biografia do Autor

Nathalia Farias Telles da Silva, IFRJ/Nilópolis

Licencianda em Química.

Pedro Lucas de Carvalho Machado dos Santos, IFRJ/Nilópolis

Licenciando em Química. 

Jorge Cardoso Messeder, IFRJ/PROPEC

Químico Industrial (UFF). Mestre e Doutor em Ciências (IME). Coordenador do Curso de Licenciatura em Química e docente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PROPEC) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Nilópolis. 

Downloads

Publicado

31.12.2021

Como Citar

Farias Telles da Silva, N. ., de Carvalho Machado dos Santos, P. L., & Messeder, J. C. . (2021). Agrotóxicos como uma proposta de alfabetização científica pelo ensino de Química: um ensaio analítico. Educação Química n unto e ista, 5(2). ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/2748