Identificando relações interdisciplinares em Sequência de Ensino Investigativa aplicada por meio da análise de Mapas Conceituais

Autores

  • Prislaine Pupolin Magalhães FC UNESP BAURU
  • Reinaldo Venancio do Valle Universidade Estadual Paulista
  • Alexandre Oliveira Legendre Universidade Estadual Paulista
  • Silvia Regina Quijadas Aro Zuliani Universidade Estadual Paulista

Resumo

Este trabalho buscou analisar as relações interdisciplinares estabelecidas em uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) tendo diabetes mellitus como contexto problematizador.  A SEI foi aplicada para alunos ingressantes de um curso de Ensino Superior em Ciências Médicas de uma instituição pública. A atividade foi aplicada como proposta metodológica para o ensino de bioquímica básica, clínica e aplicada, tendo a confecção de Mapas Conceituais (MCs) como atividade síntese. Deste modo, foram analisados três mapas conceituais colaborativos. Os resultados obtidos por análise de conteúdo dos MCs indicaram que a SEI, previamente aplicada e publicada, relacionaram conteúdos que foram desde a química básica até a bioquímica aplicada. Concluímos assim, que a SEI contendo um experimento investigativo com alto grau de abertura proporcionam relações interdisciplinares, em uma proposta não linear de aprendizagem de conceitos específicos. 

Biografia do Autor

Reinaldo Venancio do Valle, Universidade Estadual Paulista

É mestrando em Docência para a Educação Básica pela Faculdade de Ciências da UNESP - Bauru. É pós-graduado em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Educação Especial pela Universidade de Lisboa, e Programa de Aprimoramento Profissional da Secretaria de Estado da Saúde na área de Laboratório de Saúde Pública em Vigilância Sanitária pelo Instituto Adolfo Lutz de Sorocaba, atuando na área de Bromatologia e Química. É graduado em Tecnologia em Saúde pela Faculdade de Tecnologia de Sorocaba e Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp-Bauru). Foi bolsista CNPq do Programa Ciência sem Fronteiras na Marinha Portuguesa atuando no Projeto Conservação de Organismos Fluviais ex-situ, foi monitor da disciplina Introdução às Práticas Laboratoriais, pesquisador no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - CAPES e bolsista no Programa de Residência Educacional pela Fundap. É técnico de laboratório da Superintendência da Polícia Técnico-Científica, professor de Ciências, Biologia, Matemática, Química, Tecnologia, Projeto de Vida e Eletivas pela Secretaria de Educação do estado de São Paulo, e colaborador da Fundação Vunesp, Fundação Cesgranrio e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira.

Alexandre Oliveira Legendre, Universidade Estadual Paulista

Professor assistente doutor no Departamento de Química da Faculdade de Ciências, campus de Bauru, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP. Atua no curso de Licenciatura em Química e Bacharelado em Química Ambiental Tecnológica e no Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica. Possui Bacharelado em Química com Atribuições Tecnológicas pela Universidade de São Paulo (2003), Licenciatura em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008) e Doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Inorgânica, tendo atuado na síntese e caracterização estrutural de compostos de coordenação. Recentemente, tem atuado na pesquisa em Ensino de Química, principalmente com formação de professores, ensino por investigação e desenvolvimento e construção de material didático. Atual coodenador do subprojeto PIBID de Licenciatura em Química da Faculdade de Ciências e coordenador do curso de Licenciatura em Química e Bacharelado em Química Ambiental Tecnológica da Faculdade de Ciências.

Silvia Regina Quijadas Aro Zuliani, Universidade Estadual Paulista

Professora Assistente na Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", campus de Bauru Departamento de educação. Atua na Licenciatura em Química e no programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência. Coordenadora do Projeto PIBID Interdisciplinar, Unesp, Bauru desde 2010. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2006), Mestre em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Graduação em Química pela Faculdade Auxilium de Lins (1977), graduação em Ciências pela Universidade do Sagrado Coração (1976), graduação em Pedagogia - Hab. em Magistério de Segundo Grau pela Universidade de Franca (1980), graduação em Pedagogia - Hab. em Adm. Escolar pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Carlos de Queiroz (1988). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem, ensino por investigação, ensino de química, pesquisa em ensino, formação de professores, história e filosofia da ciência, e autocontrole da aprendizagem.

Downloads

Publicado

29.06.2023

Como Citar

Pupolin Magalhães, P., Venancio do Valle, R., Oliveira Legendre, A., & Quijadas Aro Zuliani, S. R. (2023). Identificando relações interdisciplinares em Sequência de Ensino Investigativa aplicada por meio da análise de Mapas Conceituais. Educação Química n unto e ista. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3201