Identificando relações interdisciplinares em Sequência de Ensino Investigativa aplicada por meio da análise de Mapas Conceituais
Resumo
Este trabalho buscou analisar as relações interdisciplinares estabelecidas em uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) tendo diabetes mellitus como contexto problematizador. A SEI foi aplicada para alunos ingressantes de um curso de Ensino Superior em Ciências Médicas de uma instituição pública. A atividade foi aplicada como proposta metodológica para o ensino de bioquímica básica, clínica e aplicada, tendo a confecção de Mapas Conceituais (MCs) como atividade síntese. Deste modo, foram analisados três mapas conceituais colaborativos. Os resultados obtidos por análise de conteúdo dos MCs indicaram que a SEI, previamente aplicada e publicada, relacionaram conteúdos que foram desde a química básica até a bioquímica aplicada. Concluímos assim, que a SEI contendo um experimento investigativo com alto grau de abertura proporcionam relações interdisciplinares, em uma proposta não linear de aprendizagem de conceitos específicos.
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