Você tem fome de que? Os ODS como temas geradores em aulas de química

Autores

  • Paulo Gabriel de Lima Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho
  • Kenia Naara Parra Instituto Federal de São Paulo - Campus Catanduva

Resumo

Este trabalho explora o potencial dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em aulas de Química como tema gerador segundo Paulo Freire. O ODS explorado foi o 2: Fome zero e agricultura sustentável. Cada ODS permite a proposição de problematizações e desenvolvimento de conteúdos factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais que contribuirão no atendimento da agenda mundial. A relação entre ODS e Química, mostra o potencial dos temas geradores para o ensino crítico, bem como o longo caminho a percorrer para (re)novar práticas educativas voltadas a problematizar temas sociais, tecnológicos, ambientes, econômicos e políticos envolvendo os educandos e a comunidade, em busca de romper com a enraizada Educação Bancária que pouco ou nada contribui para a formação crítica e cidadã. Por fim, sinaliza-se a importância de valorizar e propiciar a formação continuada de professores para a prática constante da autonomia na elaboração das próprias sequências didáticas.

Biografia do Autor

Paulo Gabriel de Lima, Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho

Possui graduação em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de São Paulo - IFSP - Catanduva (2019). Atualmente está realizando o mestrado na Universidade Estadual Paulista Profº Júlio de Mesquita Filho (Instituto de Química de Araraquara). Atua na área de Química, com ênfase em Fisico-Química e Química de Materiais, com experiência na síntese e caracterização de materiais multifuncionais priorizando o controle morfológico para aplicações piezoelétricas.

Kenia Naara Parra, Instituto Federal de São Paulo - Campus Catanduva

Licenciada e bacharel em Química com atribuições tecnológicas pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU em 2009 e mestre em Ciências (área de concentração Físico-Química) pelo Instituto de Química de São Carlos - IQSC-USP em 2013, com atuação na área de Eletroquímica Ambiental. Doutora em Ciências, também pelo IQSC-USP em 2018 com atuação na área de Divulgação Científica e motivação para o aprendizado. Foi professora no Ensino Médio, Superior e Pós-Graduação do Instituto Federal de São Paulo - Campus Catanduva em 2019 e 2020. É gestora de projetos na Brazil Education Fund. Linhas de atuação: motivação para aprendizado, divulgação científica, espaço de educação não formal e formação inicial e continuada de professores de química.

Downloads

Publicado

29.06.2023

Como Citar

Lima, P. G. de, & Parra, K. N. . (2023). Você tem fome de que? Os ODS como temas geradores em aulas de química. Educação Química n unto e ista. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3209