Você tem fome de que? Os ODS como temas geradores em aulas de química
Resumo
Este trabalho explora o potencial dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em aulas de Química como tema gerador segundo Paulo Freire. O ODS explorado foi o 2: Fome zero e agricultura sustentável. Cada ODS permite a proposição de problematizações e desenvolvimento de conteúdos factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais que contribuirão no atendimento da agenda mundial. A relação entre ODS e Química, mostra o potencial dos temas geradores para o ensino crítico, bem como o longo caminho a percorrer para (re)novar práticas educativas voltadas a problematizar temas sociais, tecnológicos, ambientes, econômicos e políticos envolvendo os educandos e a comunidade, em busca de romper com a enraizada Educação Bancária que pouco ou nada contribui para a formação crítica e cidadã. Por fim, sinaliza-se a importância de valorizar e propiciar a formação continuada de professores para a prática constante da autonomia na elaboração das próprias sequências didáticas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação Química en Punto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).