Formação docente em Química no contexto de um Instituto Federal: investigação de algumas dimensões

Autores

  • Carlos Ventura Fonseca UFRGS
  • Fernanda Bianca Hesse Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Lauro Ely Jardim Jackle Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Danielle Prazeres Reppold Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumo

Este trabalho, sendo um estudo de caso qualitativo, investiga um curso de Licenciatura em Química do campus de um Instituto Federal, localizado no Rio Grande do Sul. Através da aplicação de questionários a docentes e discentes, a pesquisa busca determinar indicadores sobre o curso citado, sendo utilizada a análise de conteúdo como referencial interpretativo dos dados. Os resultados apontam que há aspectos positivos relacionados ao curso, vinculados à qualidade do corpo docente e à oportunidade de atividades de práticas de ensino, pesquisa e extensão. Os sujeitos definem o ensino de Ciências da Natureza com base nos conteúdos a serem desenvolvidos e, de forma menos significativa, na interação com a sociedade. Sobre as definições relacionadas ao que seria um bom professor, os informantes destacam dimensões relacionais e estratégicas, indicando carência de uma visão sobre o papel social crítico e transformador do docente a ser formado nesse espaço institucional.

Biografia do Autor

Carlos Ventura Fonseca, UFRGS

Carlos Ventura Fonseca é professor Adjunto-1 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sendo vinculado ao Departamento de Ensino e Currículo (DEC) da Faculdade de Educação (FACED). Tornou-se professor da universidade em janeiro de 2017. Possui doutorado em Educação (2014), com tese versando sobre a formação de professores de Química e estruturas curriculares das licenciaturas. Em 2010, obteve o título de mestre em Química, com dissertação desenvolvida na linha de pesquisa Educação em Química. Em 2007, graduou-se em Licenciatura em Química. Toda a formação acadêmica (graduação e pós-graduação) foi realizada na UFRGS. Foi professor da rede estadual e da rede privada de ensino médio do Rio Grande do Sul (2007-2013). Atuou em cursos técnicos integrados ao ensino médio, quando foi professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (2013-2017). Tem experiência em docência e pesquisa na área de Educação em Química, tendo como foco de trabalho os seguintes temas: representações sociais, ensino de Química e Ciências, materiais didáticos, formação inicial e formação continuada de professores. Atualmente, desenvolve seu trabalho em cursos de graduação (Licenciatura em Química, Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. 

Fernanda Bianca Hesse, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Estudante na Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Lauro Ely Jardim Jackle , Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Estudante na Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Danielle Prazeres Reppold, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Licenciada em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

29.06.2023

Como Citar

Fonseca, C. V., Hesse, F. B. ., Jackle , L. E. J. ., & Reppold, D. P. . (2023). Formação docente em Química no contexto de um Instituto Federal: investigação de algumas dimensões. Educação Química n unto e ista. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3212