Tempo e tecnologias digitais: desafios à visualização em Química

Autores

  • Alceu Junior Paz da Silva Universidade Federal Fluminense
  • Agnaldo Arroio Universidade de São Paulo

Resumo

Este estudo explora as percepções de licenciandos sobre as relações entre tempo e uso de recursos visuais sob a perspectiva da visualização em Química. Para isso, um questionário e um planejamento didático foram implementados numa disciplina de Metodologia do Ensino de Química. Uma Análise de Conteúdo foi empreendida sobre os dados obtidos e os mesmos foram cotejados por meio de aproximações e afastamentos com as tendências teóricas encontradas na literatura corrente. Os resultados mostraram percepções do uso do tempo com recursos visuais reduzidas ao tempo das interações verbais, bem como, percepções estritas a uma função de facilitar a aprendizagem. Pelo fato de inibirem uma visão partilhada do tempo para as ações de construção e refinamento representacional próprias dos estudantes, o estudo dessas percepções ganha importância no contexto atual marcado por reformas escolares que incentivam o uso tecnologias digitais e comprimem o tempo disponível para a componente curricular de Química.

Downloads

Publicado

29.06.2023

Como Citar

Paz da Silva, A. J., & Arroio, A. (2023). Tempo e tecnologias digitais: desafios à visualização em Química. Educação Química n unto e ista. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3231