A construção dialética do conhecimento científico interdisciplinar da temática “solos” no Ensino de Química e Geografia
Resumo
O presente artigo objetiva discutir a elaboração e desenvolvimento de uma prática interdisciplinar envolvendo a temática solos, para alunos de uma turma da 2ª série de uma escola da rede pública estadual de ensino no município de Nova Venécia/ES. A pesquisa é classificada de acordo com Gil (2010) como qualitativa do tipo participante, e foi analisada mediante o método de observação proposto por Ludke e André (2014). A metodologia contempla a elaboração e desenvolvimento de um projeto realizado de forma coletiva pelos educadores, mediante a utilização dos três momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2009). Os resultados discorrem a importância do trabalho colaborativo interdisciplinar no espaço escolar voltadas para o Ensino de Química. Concluindo assim que por meio do processo dialético permitiu contemplar outras vias oportunas dos alunos aprenderem a Química, expandindo os olhares para fora das salas de aula.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação Química en Punto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).