A construção dialética do conhecimento científico interdisciplinar da temática “solos” no Ensino de Química e Geografia

Autores

  • Mayki Jardim Sivico Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rodrigo Da Vitória Gomes
  • Ana Nery Furlan Mendes

Resumo

O presente artigo objetiva discutir a elaboração e desenvolvimento de uma prática interdisciplinar envolvendo a temática solos, para alunos de uma turma da 2ª série de uma escola da rede pública estadual de ensino no município de Nova Venécia/ES. A pesquisa é classificada de acordo com Gil (2010) como qualitativa do tipo participante, e foi analisada mediante o método de observação proposto por Ludke e André (2014). A metodologia contempla a elaboração e desenvolvimento de um projeto realizado de forma coletiva pelos educadores, mediante a utilização dos três momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2009). Os resultados discorrem a importância do trabalho colaborativo interdisciplinar no espaço escolar voltadas para o Ensino de Química. Concluindo assim que por meio do processo dialético permitiu contemplar outras vias oportunas dos alunos aprenderem a Química, expandindo os olhares para fora das salas de aula.

Downloads

Publicado

29.06.2023

Como Citar

Jardim Sivico, M., Da Vitória Gomes, R., & Furlan Mendes, A. N. (2023). A construção dialética do conhecimento científico interdisciplinar da temática “solos” no Ensino de Química e Geografia. Educação Química En Punto De Vista. Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3240