O ensino de densidade: estudo de caso envolvendo uma plataforma digital nos anos iniciais
Resumo
A evolução da pandemia da COVID-19 gerou a necessidade de um olhar mais cuidadoso para o contexto digital
educacional. A utilização de sites e plataformas com viés pedagógico tornou-se mais frequente em todos os níveis
escolares. Isso posto, o presente artigo busca analisar a abordagem dada por uma plataforma digital de livre acesso,
sobre o conceito de densidade para turmas do 5º ano do ensino fundamental. A investigação em tela foca na análise
do conteúdo em vídeos disponibilizados pela própria plataforma e os resultados demonstraram muitas imprecisões e
erros conceituais nos materiais observados, além de inserção de abordagens matemáticas e conceitos não
condizentes com a faixa etária a que era proposta. Levando-se em consideração que a plataforma analisada pode ser
acessada livremente nas redes, tais resultados tornam-se preocupantes, por permitir possíveis manutenções de
modelos científico-conceituais equivocados, podendo prejudicar o processo de aprendizagem significativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação Química en Punto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).