O ensino de densidade: estudo de caso envolvendo uma plataforma digital nos anos iniciais

Autores

  • Leonardo André Testoni Universidade Federal de São Paulo
  • Claudio Locatelli Universidade Federal do ABC
  • Solange Locatelli Universidade Federal do ABC
  • Simone Martorano Universidade Federal de São Paulo
  • Marco Antonio David Lira
  • Claudinei Jacobucci Junior

Resumo

A evolução da pandemia da COVID-19 gerou a necessidade de um olhar mais cuidadoso para o contexto digital
educacional. A utilização de sites e plataformas com viés pedagógico tornou-se mais frequente em todos os níveis
escolares. Isso posto, o presente artigo busca analisar a abordagem dada por uma plataforma digital de livre acesso,
sobre o conceito de densidade para turmas do 5º ano do ensino fundamental. A investigação em tela foca na análise
do conteúdo em vídeos disponibilizados pela própria plataforma e os resultados demonstraram muitas imprecisões e
erros conceituais nos materiais observados, além de inserção de abordagens matemáticas e conceitos não
condizentes com a faixa etária a que era proposta. Levando-se em consideração que a plataforma analisada pode ser
acessada livremente nas redes, tais resultados tornam-se preocupantes, por permitir possíveis manutenções de
modelos científico-conceituais equivocados, podendo prejudicar o processo de aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

Leonardo André Testoni, Universidade Federal de São Paulo

Doutor e Mestre em Educação (Ciências e Matemática). Graduado em Física e Química. Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo. Coordenador do Grupo de Ensino e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIM).

Claudio Locatelli, Universidade Federal do ABC

Mestre em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática (UFABC). Doutorando em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática (UFABC). Graduado em Biologia e Pedagogia. Participante do Grupo de Ensino e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIM).

Solange Locatelli, Universidade Federal do ABC

Doutora e Mestra em Educação (Ciências e Matemática). Graduada em Química. Professora Adjunta da Universidade Federal do ABC. 

Simone Martorano, Universidade Federal de São Paulo

Doutora e Mestra em Ensino de Ciências (modalidade: Química). Graduada em Engenharia Química e licenciada em Química. Professora Adjunta da Universidade Federal de São Paulo.

Marco Antonio David Lira

Licenciando em Matemática pela Universidade de São Paulo.

Claudinei Jacobucci Junior

Licenciando em Matemática pela Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

29.06.2023

Como Citar

Testoni, L. A., Locatelli, C. W., Locatelli, S. W., Martorano, S. A. de A., Lira, M. A. D. ., & Jacobucci Junior, C. . (2023). O ensino de densidade: estudo de caso envolvendo uma plataforma digital nos anos iniciais. Educação Química En Punto De Vista. Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3245