Fisicalismo Redutivo no Ensino de Química

Autores

  • Diogo Ricardo Gaspar Pires UESB
  • Thailana Silva Sousa de Santana
  • Marcos Antônio Pinto Ribeiro

Resumo

A História, Filosofia e Sociologia da Ciência são campos fundamentais na construção do conhecimento cientifico. E, dá interação dessa tríade emergem questões importantes para o processo de consolidação das Ciências naturais (Química, Física e Biologia). Considerando esse contexto, o presente estudo teórico busca compreender as origens do fisicalismo redutivo, sob a ótica dos fatos históricos e das discussões que perpassam a constituição do saber de cada área. Para tanto, entende-se o reducionismo, como uma ideologia apresentada na agenda da Filosofia da Química, da Física e da Biologia, e pode ser caracterizada como uma corrente filosófica inserida nas Ciências da Natureza, em especial Física e Química. A partir do levantamento feito, os fatos analisados apontam que a questão do reducionismo, teve implicações e discussões muito pertinentes no confronto relacionado à autonomia de cada uma dessas Ciências, contudo, na Filosofia da Química ainda é uma questão em aberto.

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Publicado

29.06.2023

Como Citar

Gaspar Pires, D. R., Silva Sousa de Santana, T., & Pinto Ribeiro, M. A. . (2023). Fisicalismo Redutivo no Ensino de Química. Educação Química n unto e ista. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3248