Uma abordagem histórica no Ensino de Química: o entendimento da conservação da Massa

Autores

  • Simone Alves de Assis Martorano UNIFESP
  • Thiago Antunes-Souza Universidade Federal de São Paulo
  • Cristiane Felix Cortez Universidade Federal de São Paulo

Resumo

Neste artigo estudamos o tema História da Ciência (HC) como esteio para o ensino contextualizado de Química, a partir da  reelaboração e validação de uma sequência de aprendizagem temática (SAT) em sala de aula. Tal sequência envolveu a Lei da conservação da massa e a contribuição do filósofo natural Antoine Laurent Lavoisier para a Química. A validação da SAT foi realizada a partir da aplicação desta em sala de aula. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário aberto. As respostas dos alunos foram analisadas a partir da abordagem de análise de conteudo de Bardin (2016). Os resultados indicam contribuições da HC para a apropriação de conhecimentos científicos e desenvolvimento de uma imagem da ciência mais realista.

Biografia do Autor

Thiago Antunes-Souza, Universidade Federal de São Paulo

É Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo desde 2019, atuando no curso de Licenciatura em Ciências do campus Diadema. Formado em Química-Licenciatura (2012) pela Universidade Metodista de Piracicaba e doutor em Educação (2018) pela mesma instituição, dedica-se ao campo de pesquisa e estudos da formação inicial e continuada de professores de Química.

Cristiane Felix Cortez, Universidade Federal de São Paulo

Mestre em ensino de ciências e matemática, professora da escola básica.

Downloads

Publicado

29.06.2023

Como Citar

Alves de Assis Martorano, S., Antunes-Souza, T., & Felix Cortez, C. . (2023). Uma abordagem histórica no Ensino de Química: o entendimento da conservação da Massa. Educação Química n unto e ista. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3257