Manifestações verbais de professores e pesquisadores em processo de reflexão orientada para produção de materiais CTSA

Autores

  • Maria Eunice Ribeiro Marcondes Universidade de São Paulo
  • Fabio Luiz de Souza USP
  • João Batista dos Santos Junior UFSCAR
  • Luciane Hiromi Akahoshi USP
  • Terezinha Iolanda Ayres-Pereira USP

Resumo

Este trabalho apresenta uma investigação realizada com professores de Química do ensino médio envolvidos em um processo formativo baseado na reflexão orientada (PRO), cujo objetivo era a elaboração e aplicação de uma sequência de ensino com características CTSA. As manifestações verbais produzidas por quatro docentes e pelos pesquisadores que orientaram o processo formativo (formadores) nos encontros de PRO foram o foco das análises aqui apresentadas, procurando-se evidenciar possíveis contribuições que esse processo reflexivo pode ter no desenvolvimento profissional docente. Foram elaborados dois instrumentos para a coleta dos dados, um para analisar as proposições e reflexões do professor e outro para analisar as manifestações do formador. As análises indicam processos reflexivos idiossincráticos, entretanto ficou evidente que os questionamentos, explicações e sugestões apresentadas pelos formadores facilitaram aos professores a reflexão sobre suas ideias e práticas e aprofundamentos conceituais que contribuíram para a elaboração de materiais de natureza CTSA personalizados.

Downloads

Publicado

29.06.2023

Como Citar

Ribeiro Marcondes, M. E., de Souza, F. L., dos Santos Junior, J. B., Akahoshi, L. H., & Ayres-Pereira, T. I. (2023). Manifestações verbais de professores e pesquisadores em processo de reflexão orientada para produção de materiais CTSA. Educação Química En Punto De Vista. Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3269