Manifestações verbais de professores e pesquisadores em processo de reflexão orientada para produção de materiais CTSA
Resumo
Este trabalho apresenta uma investigação realizada com professores de Química do ensino médio envolvidos em um processo formativo baseado na reflexão orientada (PRO), cujo objetivo era a elaboração e aplicação de uma sequência de ensino com características CTSA. As manifestações verbais produzidas por quatro docentes e pelos pesquisadores que orientaram o processo formativo (formadores) nos encontros de PRO foram o foco das análises aqui apresentadas, procurando-se evidenciar possíveis contribuições que esse processo reflexivo pode ter no desenvolvimento profissional docente. Foram elaborados dois instrumentos para a coleta dos dados, um para analisar as proposições e reflexões do professor e outro para analisar as manifestações do formador. As análises indicam processos reflexivos idiossincráticos, entretanto ficou evidente que os questionamentos, explicações e sugestões apresentadas pelos formadores facilitaram aos professores a reflexão sobre suas ideias e práticas e aprofundamentos conceituais que contribuíram para a elaboração de materiais de natureza CTSA personalizados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação Química en Punto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).