História, Covid-19 e Relações Étnico-Raciais: elaboração de um estudo de caso para o Ensino Médio
Resumo
Estudos de caso históricos podem ser considerados como uma metodologia na qual estudantes possivelmente podem desenvolver habilidades como argumentação, resolução de problemas, pensamento crítico, etc. Contudo, materiais didáticos desse tipo sobre a pandemia de coronavírus e o ensino de química são incipientes, especialmente no Brasil. Esse artigo tem como objetivo apresentar o processo de elaboração de um estudo de caso histórico, considerando as relações étnico-raciais. O caso foi elaborado baseado no trabalho de Stinner e colaboradores, que indica como escrever um bom caso histórico. Os resultados da preparação demonstram que é possível desenvolver estudos de caso utilizando a pandemia como tema e articular com o ensino de química. Nós indicamos ainda algumas estratégias que podem ser utilizadas pelos professores quando eles aplicarem o caso.
Palavras chave: Estudos de caso históricos; Ensino de Química; COVID-19; Relações étnico-raciais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação Química en Punto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).