História, Covid-19 e Relações Étnico-Raciais: elaboração de um estudo de caso para o Ensino Médio

Autores

Resumo

Estudos de caso históricos podem ser considerados como uma metodologia na qual estudantes possivelmente podem desenvolver habilidades como argumentação, resolução de problemas, pensamento crítico, etc. Contudo, materiais didáticos desse tipo sobre a pandemia de coronavírus e o ensino de química são incipientes, especialmente no Brasil. Esse artigo tem como objetivo apresentar o processo de elaboração de um estudo de caso histórico, considerando as relações étnico-raciais. O caso foi elaborado baseado no trabalho de Stinner e colaboradores, que indica como escrever um bom caso histórico. Os resultados da preparação demonstram que é possível desenvolver estudos de caso utilizando a pandemia como tema e articular com o ensino de química. Nós indicamos ainda algumas estratégias que podem ser utilizadas pelos professores quando eles aplicarem o caso.

Palavras chave: Estudos de caso históricos; Ensino de Química; COVID-19; Relações étnico-raciais.

Biografia do Autor

Paloma Nascimento dos Santos, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Professora Adjunta da Área de Ensino de Química lotada no Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora em Educação e Ensino de Ciências (Programa de Pós Graduação em Educação e Ensino de Ciências (Química da Vida e Saúde) - UFRGS), Mestre e Licenciada em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Interessa-se pela área de Educação e Ensino de Química, com ênfase nos Estudos Culturais e nas articulações entre: 1) Gênero e Ciências; 2) Gênero, Ciências e Negritude e 3) História da Química. Em paralelo pesquisa Ciências, Gênero e Negritude em Histórias em Quadrinhos.

Patrícia Fernanda de Oliveira Cabral, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Professora Adjunta no Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora em Ciências (Ensino de Química) pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP) (2019). Realizou entre 2018 e 2019 seis meses de doutorado sanduíche na Universidade de Manitoba, Canadá, pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE - CAPES). Mestra em Ciências, com trabalho focado no Ensino de Química pela Universidade de São Paulo (USP), campus de São Carlos (2015) e Licenciada em Química pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) (2011). Em seu Currículo Lattes encontram-se principalmente os termos: ensino de química, aprendizagem colaborativa, retextualização, multimodalidade, ensino superior, estudos de caso.

Downloads

Publicado

29.06.2023

Como Citar

de Jesus Santos dos Santos, J., Nascimento dos Santos, P., & de Oliveira Cabral, P. F. . (2023). História, Covid-19 e Relações Étnico-Raciais: elaboração de um estudo de caso para o Ensino Médio. Educação Química n unto e ista. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3301