O que é o Ensino por Investigação, afinal?

Autores

Resumo

Este artigo traz uma provocação acerca da falta de concordância ou da ausência de princípios e conceitos básicos do ensino por investigação nos artigos mais citados que concernem o que é investigação e como atividades investigativas devem ser concebidas. Um sentimento temoroso nos sobrevêm, pois, tais artigos são extensivamente citados, e eles fomentam a aparição de algumas “atividades investigativas” que tem pouco ou nenhuma relação com o que uma atividade desenhada sob o viés da metodologia deveria ter. Os artigos foram obtidos e analisados por intermédio de uma pesquisa bibliográfica em uma grande plataforma de indexação internacional, e elucidamos nossas críticas dentro do arquétipo de um ensaio teórico bibliográfico. Assim, proporcionamos uma oportunidade para a comunidade acadêmica refletir nas práticas e compreensões acerca do que nós lemos e alegamos razoabilidade.

Biografia do Autor

Matheus Almeida Bauer Zytkuewisz, Instituto de Química (IQ/CAr) - UNESP Araraquara

É Bacharel em Química (2016) e Mestre em Química (2018) pelo Instituto de Química (IQ/CAr) da UNESP, situado em Araraquara. Realiza atualmente o curso de Doutorado em Química na mesma IES. Suas áreas de interesse concernem o Ensino de Química, com ênfase em perspectivas metodológicas de ensino e aprendizagem investigativas, atividades experimentais investigativas e a aplicação da filosofia bachelardiana no contexto do ensino e aprendizagem experimental de Química.

Amadeu Moura Bego, Instituto de Química (IQ/CAr) - UNESP Araraquara

Possui Licenciatura em Química (2005) e mestrado em Química Inorgânica (2007) pelo Instituto de Química da UNESP, Câmpus de Araraquara, SP; é doutor em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências (2013) da UNESP, Câmpus de Bauru, SP. Tem pós-doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP de São Paulo (2017). Atuou como Professor Visitante na Harvard Graduate School of Education no ano de 2020. Atualmente é Professor Assistente Doutor junto ao Departamento de Química Analítica, Físico-Química e Inorgânica (QAFI) e professor do Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química da Unesp, Câmpus Araraquara, SP. Atualmente é Assessor da Pró-reitoria de Graduação da Unesp. Atuou como coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede (PROFQUI-Araraquara) entre 2017 e 2021. No período de 2014 a 2018 foi coordenador da área de Química do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Unesp de Araraquara. Em 2016 recebeu o Prêmio Professor Rubens Murillo Marques da Fundação Carlos Chagas como melhor experiência educativa inovadora para formação de professores. É também membro de Comitê Editorial e árbitro em várias revistas nacionais das áreas de educação e de educação em ciências, além de assessor da FAPESP e da Fundação Carlos Chagas (FCC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase no Ensino de Química e em Formação de professores de Química, atuando principalmente nas seguintes temáticas: (1) parcerias público-privadas na educação; (2) Trabalho Docente, Aprendizagem da Docência e Desenvolvimento Profissional de Professores; (3) processos e materiais educativos na Educação em Ciências/Química. É líder da Rede de Inovação e Pesquisa em Ensino de Química (RIPEQ).

 

Texto retirado do Lattes do pesquisador.

Downloads

Publicado

29.06.2023

Como Citar

Almeida Bauer Zytkuewisz, M., & Moura Bego, A. (2023). O que é o Ensino por Investigação, afinal?. Educação Química n unto e ista. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3306